Bug Netbeans 6.1?

24 respostas
D

Olá Pessoal,

Baixei a versão 6.1, mas me deparei com o seguinte problema :

• Criei um textField em uma página web usando JSF, mas quando fui utilizar o nome do campo dentro de um código ou evento de um botão, o nome do campo não aparece para que eu possa instancia-lo.

Alguém já passou por este problema ? Tem solução imediata?

Um abraço

24 Respostas

andersondamasio

verdade david…
os testes que fiz com a essa versão beta me deparei com mesmo problema…
as propriedades do visual dos objetos simplesmente não estão instanciando conseguentemente não dando para usa-los na action dos mesmos…
a não ser que modificaram isso…mas deve ser algum bug mesmo…
mas na versão 6.0 funciona belz.

rogeriosantos77

Comentário inútil editado pela moderação!

Guitar_Men

Pq errado em usar o netbeans ?? Trabalho com ele e considero uma ótima IDE…

andersondamasio

Nem liga, esse Rogério nem sabe oque está dizendo…

Os moderadores poderiam dar um pouco mais de atenção para este tipo de comentario que não contribue em nada.

Guitar_Men

Comentário totalmente sem noção, nem pra se defender… Mas enfim…

rogeriosantos77

1º Eu acho que usar netbeans ja é um erro, e não vejo pq o moderador deveria intervir.
Considero o netbeans um mal para a comunidade Java, pq escondido atrás dele esta surgindo uma geração de desenvolvedores visuais, que sem a IDE não conseguem fazer nada. Não é pq vc arrasta e solta que vc sabe o que ta fazendo.
2º Segundo me defender de que ? Não ataquei ninguem e nem me senti atacado tambem.
Agora se vcs se escondem atrás da IDE, problema de vocês.

rogeriosantos77

A propósito, pq os defensores do NetBeans ao inves de me criticarem, não deram uma solução para o problema do rapaz ? E ainda tem coragem de dizer que meu comentario foi sem noção.

S

Rogerio to com vc…
O netBeans com JSF é uma vergonha…o ECLIPSE SIM…UMA IDE DE VERDADE… DE PROGRAMADORES…NAO DE CLICA E SOLTA…ASSIM ATE MEU FILHO FAZ TELA…UAUHA

BOM…NETBEANS…COM JSF…UMA VERGONHA…GERA CODIGO PODRE…HORRIVEL…

BOM…ESTA É MINHA OPINIAO…QUEM NAO GOSTAR QUE PROVE O CONTRARIO …

E NOIS ROGERIOO.,.

andersondamasio

Meu deus pessoal…
Quem ve pensa que o netbeans é apenas isso…

NetBeans pode ser desenvolvido com qualquer framework não visual como preferem … e tem como opção o Visual Web pack com JSF…
apenas está lá como opcao, dentre outras muitas funcionalidades que a IDE contém…
como o eclipse que caso citado tem as suas funcionalidades e recursos…
Está lá e cada um usa aquilo que lhe convier…

Não estamos aqui para discutir qual a melhor IDE, mas sim resolver os problemas que cada um enfrenta…
então vamos deixar esse egoismo pra lá…e apenas responder aquilo que realmente interessa para quem está perguntando.

Ahh…
e sobre o problema do nosso colega…toda versão BETA pode ter os seus bugs oque é totalmente natural…não seria beta se não houvesse a possibilidade de conter bugs

D

Bom, pra começar nem um e nem outro. O JSF do Visual Web é um framework sobre o JSF padrão.
Segundo, desde quando JSF é bonito ou bem feito?
Desculpa quem acha que o Visual Web estraga algo, pq o JSF já nasceu estragado :lol: .
Pra num ser uma tragédia, temos o Facelets, pq sem isso, seria uma tragédia.
Agora, mais uma vez, lamento por quem não quer produtividade. Dependendo do projeto, o Visual Web pode ser adotado sim. Se for grande o projeto, podemos utilizar outros frameworks, não necessariamente o JSF (que aliás, mais dá vontade de chorar do que de rir, pelas grandes gambis que temos que fazer pra ele ter isso e aquilo que lhe falta em pleno 2008).

eliangela

Silva03:
Rogerio to com vc…
O netBeans com JSF é uma vergonha…o ECLIPSE SIM…UMA IDE DE VERDADE… DE PROGRAMADORES…NAO DE CLICA E SOLTA…ASSIM ATE MEU FILHO FAZ TELA…UAUHA

Vc acha que um programa é só a tela??? E outra: nunca ouviu dizer que não é bom reinventar a roda?? Nós devemos melhorá-la! Duvido que vc faz um sistema desktop em java usando swing na unha!!
Hoje em dia valoriza-se a qualidade do serviço da pessoa junto com a eficiência que ela executa tal tarefa… O Netbeans é sim uma ferramenta muito poderosa que auxilia o desenvolvedor na sua tarefa!

david_thomas, um conselho: baixe a versão 6.0 do Netbeans, está com bem menos bugs que a versão beta.

:stuck_out_tongue:

S

eliangela acho que vc nao saber ler ne ?

eu disse que eu acho horrivel o visual web pack com netBeans…

Pessoal é o seguinte…este é minha opiniao…se vcs acham que é bom pra vcs…entao utilizem…mas eu prefiro usar ainda.o eclipse…

para mim…a produtividade é anos luz a frente do netBeans…fora o controle que fica plenamente com o desenvolvedor…

Agora com swing…eu nao sei…pois nao uso…dizem que é bom…se for bom mesmo que vcs usem…mas eu prefiro o ECLIPSE…

djemacao :

ENTAO VC ACHA QUE O JSF NAO É BEM FEITO ???

AMIGAO…VC SABE QUEM DESENVOLVEU O JSF ??

BOM ENTAO DA UMA LIDA…FALOW…

rogeriosantos77

E como sempre a velha afirmação de que o netbeans é otimo para aplicativos desktop. Com certeza, é muito bom mesmo, mas para por ai. Desde que o netbeans existe os desenvolvedores se apegam sempre a essa afirmação. É bom pra swing ou awt.
Tirando essa qualidade da ferramenta, nenhuma outra qualidade da ferramenta se destaca. É uma IDE qualquer que quer se passar por Visual Basic, que vicia o programador em maus hábitos.
Acho interessante o ponto de vista de um cidadão que aprende JSF atraves do netbeans. Como um cara que so sabe arrastar e soltar pode dizer que o JSF é ruim ou não ? Pior o cara vem falar em facelets . Pois bem deem uma navegada no guj e vejam os problemas em usar jsf com richfaces no netbeans ? e outros problemas com componentes como addremove ou mesmo com um simples CSS. Realmente JSF neste tipo de ferramenta so na base da Gambi mesmo. Na hora de defender a ferramenta aparece um monte de gente, mas na hora de fazer ela funcionar não aparece ninguem. Muito interessante isso. Pro amigo que acha JSF ruim eu sugiro uma pesquisada melhor no framework, sugiro ate uma olhada no jboss seam.
Outro ponto que vale a pena destacar com relação ao desenvolvimento com netbeans é que excluindo uma aplicação desktop, desenvolver no netbenas é casar com a ferramenta pra sempre, o desgaste em migrar para outra IDE ja torna o seu uso inviavel.
Por fim acho que toda IDE tem seu valor, entretanto o netbeans é uma moda que faz mais mal que bem para a comuniadde Java. Uma IDE tem que ser flexivel e deixar o desenvolvedor livre de vicios e de seus componentes. A IDE não pode induzir o desenvolvedor, o desenvolvedor é que tem que moldar a IDE. Neste caso sem tomar partido do Eclipse dou ponto ao Silva03, pois o Eclipse é uma ferramenta flexivel, não é a toa que vc pega o WSAD da IBM ou o WorkShop da BEA e ve que tem como Base o Eclipse, não porque o eclipse é melhor mas porque da opções ao desenvolvedor. Cito tambem o JBOSS studio para desenvolvimento WEB, que consegue gerar um codigo limpo sem as sujeiras do netbeans.
Por fim acredito que o netbenas tem suas qualidades, principalmente pra desenvolvedores Vb que estão migrando pra JAVA ou para as pessoas que desenvolvem aplicações DESKTOP que é uma fatia enorme do mercado brasileiro, ou mesmo pra quem precisa desenvolver as pressas sem saber o que ta fazendo.

rafaelvalerini

E o cara continua com o problema…rssss

Lembre-se o tópico era… Bug Netbeans 6.1 ???

Mas na boa utilizava somente NetBeans, mas agora adotei o eclipse pois tenho um maior controle do meu projeto…

Vamos resolver o problema do cara… rss

B

Apenas respondendo seu questionamento, Isto não é Bug a partir da versão 6.1… os componentes que são
arrastados da paleta woodstock(Visual Web Pack) não gera seus atributos o que fantasticamente melhorou o
desempenho; exemplo: copiar e criar 128 páginas anteriormente: em torno de 20
minutos agora em torno de 6 minutos. Caso seja necessário criar estes atributos apenas clique no componente desejado e escolha a opção “Add Binding Attribute”. O Netbeans com Visual Web Pack é ótimo para quem usa e entende o códigos gerados automaticamente.

andersondamasio

Independente da ferramenta ou ide que se está usando é extremamante importante conhece-la primeiro…seus recursos…tudo oque ela pode te oferecer…

essa é uma simples observação mas que aparentementente muitos não a usam nenhum pouco…

Mas oque interessa é que o problema do nosso amigo foi resolvido.
D

Silva03:
eliangela acho que vc nao saber ler ne ?

eu disse que eu acho horrivel o visual web pack com netBeans…

Pessoal é o seguinte…este é minha opiniao…se vcs acham que é bom pra vcs…entao utilizem…mas eu prefiro usar ainda.o eclipse…

para mim…a produtividade é anos luz a frente do netBeans…fora o controle que fica plenamente com o desenvolvedor…

Agora com swing…eu nao sei…pois nao uso…dizem que é bom…se for bom mesmo que vcs usem…mas eu prefiro o ECLIPSE…

djemacao :

ENTAO VC ACHA QUE O JSF NAO É BEM FEITO ???

AMIGAO…VC SABE QUEM DESENVOLVEU O JSF ??

BOM ENTAO DA UMA LIDA…FALOW…

Na boa cara, acho que vc num sabe nem o que está dizendo, por isso tá ai bravo.

rafaelvalerini

Como assim cara… naum sabe o que esta dizendo???

Acho correto o que ele falou, o cara ta criticando jsf e nem conhece ele direito…

Com certeza esse cara programa em Struts…

Primeiro… JSF é um conceito diferente… entende-lo é fundamental… e pra aqueles que desenvolvem com Struts é facil dizer que JSF é uma bosta… não entendem a principal característica de JSF…

A questão é Visual Web Pack não presta… se alguem me responder uma pergunta eu calo a boca… ai vai:

Vou fazer uma pergunta fácil…

Alguem sabe o pq eh criado a classe AbstractPageBean, e pq todos os ManageBeans estendem essa classe??
R: É somente pra interpretar o nada… ou seja, pra alguns métodos do NetBeans funcionarem, ou seja… nada… só pra ficar mais pesada a aplicação

é isso ai… mas acho que essa discução não leva a lugar nenhum… cada um tem seu gosto… e ponto final

D

rafaelvalerini:
Como assim cara… naum sabe o que esta dizendo???

Acho correto o que ele falou, o cara ta criticando jsf e nem conhece ele direito…

Com certeza esse cara programa em Struts…

Primeiro… JSF é um conceito diferente… entende-lo é fundamental… e pra aqueles que desenvolvem com Struts é facil dizer que JSF é uma bosta… não entendem a principal característica de JSF…

A questão é Visual Web Pack não presta… se alguem me responder uma pergunta eu calo a boca… ai vai:

Vou fazer uma pergunta fácil…

Alguem sabe o pq eh criado a classe AbstractPageBean, e pq todos os ManageBeans estendem essa classe??
R: É somente pra interpretar o nada… ou seja, pra alguns métodos do NetBeans funcionarem, ou seja… nada… só pra ficar mais pesada a aplicação

é isso ai… mas acho que essa discução não leva a lugar nenhum… cada um tem seu gosto… e ponto final

Só pra começar, quem disse que eu falei de Struts?
Depois, desde quando JSF é bem feito? Me diz onde ele é produtivo? Se eu for fazer upload de arquivos nem um componente pra isso eu tenho. Pego de outros? veja mais abaixo.
Depois, se ele fosse tão capaz de ser o que dizem, a Sun não teria um outro framework para ser visualmente aceitável em um programa, num acha?
Eu trabalho com JSF a mais de 1 ano e meio e tudo que vi nele me leva a ficar triste. Como vc cria um componente descente? Integra ao MyFaces sem dar pau com outros componentes? (desculpa, to apelando, esse já deve estar morto mesmo)
Porque tiveram que criar o Seam?
Cara, perdoo você por não saber ao certo o que diz, porque se vc trabalha apenas com Cruds é uma coisa, agora na real mesmo, vc sofre.
Outra coisa, produtividade tem nome, e aponta pra outros frameworks. Eu não trocaria Rails ou Django por Java, mas se for pra trocar, eu uso Grails. Em alguns casos utilizaria o Seam, mas ainda não acho ele trivial fora do JBoss.
Detesto ser masoquista e JSF me torna masoquista. Mas entre sofrer fazendo componentes decentes e utilizar o Visual Web pra pequenos sistemas, fico com a segunda opção. Não me sinto preguiçoso e muito menos errado, apenas que não aceito essa “postura” de mão no código e sofrimento depurativo.

PS: Editei para dizer que não é questão ou não de gosto. É que pessoas com pouca experiência lê isso e acha que JSF é o céu e que Visual Web JSF não serve pra nada. Aliás, se não servisse, porque parte do site do NetBeans.org é feito com VW?

Guitar_Men

O que eu achei e continuo achando errado é o fato de falar que ele usar o netbeans é um erro. Você tem direito de achar o que quiser, porém não queira que as outras pessoas aceitem a sua opinião. Cada um programa com o que gosta e se sente melhor, ponto final. Agora o fato de você não gostar não torna a IDE pior. Então se o comentário não é pra ajudar como foi o seu caso em relação ao david_thomas, o melhor é ficar quieto.

RodyBr

David

Percebi tb esse bug no beta 6.1. Eu não cheguei a verificar, mas pode-se consultar na página dos desenvolvedores do NetBeans se existe um relado do bug para correção. Ou manda um relato do problema no blog:
http://www.netbeans.org/competition/blog-contest.html?cid=923686
:wink:

Moderadores do GUJ :roll:

Peço que verifiquem o comportamento dos usuários que tumultuaram esse tópico, pois é a 1000 vez que se debate sobre qual melhor IDE, e no final não acabam auxiliando o usuário na busca de alguma ajuda.

Luiz_Aguiar

[b]Devido a alguns usuários sem noção se ninguém tiver mais nad a acrescentar sobre o tema do tópico irei tranquá-lo para evitar que as crianças fiquem brigando!

Lamentável![/b]

rogeriosantos77

Sinceramente acho o assunto interessante, desde que os usuários mostrassem fatos ao inves ficarem magoados com quem não concorda com vocês. A troca de experiências no uso de diversas IDE´s é importante, afinal muitas vezes pode-se usar recursos de um ou de outra dependendo da necessidade.
Quando eu falei que acho um erro usar o netbeans é porque eu acho mesmo e esperava que alguem me mostrasse por a+b que estou errado, mas infelismente , como em um jogo de futebol as torcidas quiseram brigar e desviar o foco. Pessoas como o Guitar-men não tem nada a contribuir para esta comunidade, ao inves disso começou a tumultuar e invovar o moderador como um bebe chorão.

Acho que usuarios que não tem experiencia para tratar de assuntos polemicos não devem se arriscar a colocar lenha na fogueira. É preferivel que fiquem so a ler os posts e tentando aprender algo.
Guitar, especialmente pra vc. Vc tem muito que amadurecer, vc é moleque.
encerro o topico por aqui, respondam o que quiser, mas não voltarei a postar neste topico. Meu email esta como publico se alguem quiser discutir por email esse assunto estou aberto.

Luiz_Aguiar

rogeriosantos77:
Sinceramente acho o assunto interessante, desde que os usuários mostrassem fatos ao inves ficarem magoados com quem não concorda com vocês. A troca de experiências no uso de diversas IDE´s é importante, afinal muitas vezes pode-se usar recursos de um ou de outra dependendo da necessidade.
Quando eu falei que acho um erro usar o netbeans é porque eu acho mesmo e esperava que alguem me mostrasse por a+b que estou errado, mas infelismente , como em um jogo de futebol as torcidas quiseram brigar e desviar o foco. Pessoas como o Guitar-men não tem nada a contribuir para esta comunidade, ao inves disso começou a tumultuar e invovar o moderador como um bebe chorão.

Acho que usuarios que não tem experiencia para tratar de assuntos polemicos não devem se arriscar a colocar lenha na fogueira. É preferivel que fiquem so a ler os posts e tentando aprender algo.
Guitar, especialmente pra vc. Vc tem muito que amadurecer, vc é moleque.
encerro o topico por aqui, respondam o que quiser, mas não voltarei a postar neste topico. Meu email esta como publico se alguem quiser discutir por email esse assunto estou aberto.

Rogério, se teve alguém que desvirtual esse tópico foi vc, basta qualquer um ler o tópico, espero sinceramente não ter que trancar mais nenhum tópicpo por sua causa, mais respeito com os usuários!

TÓPICO TRANCADO!

Criado 25 de março de 2008
Ultima resposta 27 de mar. de 2008
Respostas 24
Participantes 11