Bugzilla vs Jira

Vejam um resumo de ambos e dêem vossa preciosa opinião…

[color=red][size=18] Bugzilla:[/color][/size]
O Bugzilla é uma aplicação para gestão de erros. Esta aplicação permite que indivíduos ou grupos de programadores acompanharem os relatórios de erros ou pedidos de melhoramentos. Escrito em Perl.

é uma ferramenta baseada em Web e e-mail que dá suporte ao desenvolvimento do projeto Mozilla, rastreando bugs e servindo também como plataforma para pedidos de recursos. Como projeto de Software Livre, é mantido por voluntários, sendo utilizado por diversos outros projetos de código aberto.

http://www.mozilla-europe.org/pt/products/bugzilla/

[color=red][size=18] Jira:[/color][/size]
JIRA é uma aplicação J2EE de acompanhamento e gestão dos problemas desenvolvida para esse processo mais fácil para o sua equipe.

JIRA é um programa de gestão de projetos e acompanhamento de tarefas e erros. Fácil de usar, oferece grande flexibilidade, de forma que você possa fazer o acompanhamento de tudo desde sua criação até finalização, assinalando o assunto e seu responsável com a possibilidade de se fazer comentários e capturas. O espectador pode ser informado por e-mail de todas as mudanças efetuadas.

http://www.mondo.com.br/jira/

[color=darkblue] Basicão sobre ambos. Agora: pra quem conhece, qual dos dois lhe parece o melhor?[/color]
8)

Olá

O Bugzilla é free e o Jira é pago (free para projetos Open Source)

Antes de bater o martelo avalie outras opções como:

http://www.mantisbt.org/

http://trac.edgewall.org/ (Eu experimentaria este instalando uma distro linux especial http://buildix.thoughtworks.com/)

E outros

[]s
Luca

Só pra te confundir um pouco mais, aqui na firma se usa o Mantis ( http://www.mantisbt.org/ ) mas tem gente que gosta do NetOffice ( http://sourceforge.net/projects/netoffice/ ) - é questão de instalar e ver o que agrada mais ao seu pessoal de administração.

Para quem gosta de pagar, existe aquela versão Web do MS-Project chamada
“Microsoft Office Project Server 2007”, que requer um carinha certificado pela Microsoft (MCSE, ou sei lá que MCalgumacoisa) para funcionar direito.

Tem o Scarab também e o Issuezilla que é um Bugzilla customizado comercializado pela Collab.net (é usado no java.net). Mais importante que a melhor ferramenta de controle de bugs/issues é ter algum controle efetivamente; depois pode-se, para a necessidade do seu time, buscar algo mais adequado.

pow galera…
hehehehe

[:P]

o cliente ja conhece o Jira. Sugeriu. A cupula da equipe conhece o Bugzilla.

E eu ganho de presente um belo: nos mostre qual é o melhor dos dois!

hehe

No caso, eu ja andei pesquisando sobre ambos. Mas queria saber da experiencia pessoal com eles. No caso, pra o cliente, nao faz diferença pagar ou nao… queria saber mais em questoes d funcionalidades, vantagens etc

entao? :slight_smile:

Eu tbm recomendo fortemente testar o Trac.
http://trac.edgewall.org/

O Bugzilla é bem simples e fácil de usar, o JIRA eu acho fácil, mas por oferecer mais opções é um pouco mais complexo de trabalhar.

Se a empresa não tivesse verba, usaria o bugzilla. Se tivesse $$$, usaria o JIRA.

Mais um voto pro Trac. E, se vcs tiverem verba, eu tambem daria uma olhada no Mingle:

ai depende do que você precisa,

já usei o mantis, o bugzilla e o scarab e já dei uma olhada no trac

o mantis é o mais “miojo” de todos, ou seja: é extremamente simples de configurar/instalar e provê o básico para bug tracking/controle de mudanças, mas tive a impressão de que ele é bem basicão mesmo, existem uns plugins pra ele que extendem a funcionalidade dele (se bem me lembro integração com cvs e essas coisas) ou seja, voltado mais para o bug tracking em si

o trac é algo mais robusto para a gestão de projetos e como é feito em python, foi projetado para ser felxivel e extensivel, você consegue uma integração absurda dele com seu cvs/svn entre outras coisas, funciona como wiki também e até acompanhamento de projetos (se bem me lembro tem aqueles gráficozinhos de gantt e tal)

o bugzilla IMHO achei muito confuso, devido a quantidade de informação para se cadastrar um bug, mas pode ser porque eu precisava de uma coisa simples

o scarab é de longe o mais “enterprisey” de todos, a collab.net vende ele muuuuuuito caro mas eu asseguro que ele é extremamente completo, só não sei se no seu caso ele possa ser considerado uma opção, já que tem um preço absurdamente proibitivo.

espero ter ajudado em alguma coisa.

segue um link pra deixar você louca (as vezes opção demais atrapalha): http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_issue_tracking_systems

O Jira é EXCELENTE. Mas minha opinião não é baseada em qualquer comparação porque não usei nenhum dos outros citados.

Sicneramente? O Jira (Enterprise Edition, Version: 3.6-#153) não tem nada demais e aidna é uma aplicação web muito fraquinha (a gerência de sessão é tosca). Eu fico com Bugzilla.

Entre Bugzilla e Jira eu também acho que vale mais a pena o Bugzilla. Mas ainda prefiro o Trac :wink:

Como o trac já vem com um wiki que funciona muito bem, eu já olho ele com outros olhos…

Além de achar a interface muito simples e agradável de postar os tickets, a interação com subversion também me agrada.

Depois dê um olhada nessa apresentação:
http://groups.google.com/group/trac-users/msg/da3b502fd6dcf702

Um abraço!

Olá

Gerentes de projeto não muito afeitos a nerdices, não gostam do bugzilla. É muito complexo para a cabeça de simples usuário.

[]s
Luca

Bom dia pessoal .

Eu sou administrador da ferramenta Mantis a mesma é muito simples de instalar e configurar , mas estou tendo algumas dificuldades para fazer custumizações mais complexas .
Indico o mantis para projetos de menor expressão .

Alias gerei um forum com algumas duvidas do mantis se alguem poder dar uma ajuda agradeço

Raphael

Uso bugzilla no meu dia a dia e acho a ferramenta fabulosa. Se tua empresa possuir uma equipe de QA dedicada vale a pena também conferir o testopia [1], que integra gerenciamento de test suites com o bug tracking.

[1]http://www.mozilla.org/projects/testopia/

tem o fogbugz tb… só que ele é pago(e bem pago) é asp…

http://www.fogcreek.com/FogBugz/

mais é ele faz serviço bem feito…

Pessoal,

a Olympya representa no Brasil os produtos da Fog Creek, empresa especializada em software para gerência de projetos de software. A versão 6.0 do FogBugz está em português.

Existe um livro “Painless Project Management with FogBugz” do Mike Gundelroy que pode ser bastante útil para os desenvolvedores.

O site www.fogcreek.contém bastante informação e dicas. Aléem da versão ASP existe uma para rodar no servidor local.

Bom, este tópico já é velho, mas ainda cairá em alguma pesquisa…

Trabalho com o jira a pouco tempo, mas intensamente pois temos um grande cliente que o utiliza e constantemente necessita de customizações. Por isso minha opinião é baseada nessa experiência, coisa que não tenho com a mesma profundidade nas outras soluções.

O Jira possui uma idéia de acompanhamento de projetos bem abstraída, sendo que com pouca adaptação você pode implementar este acompanhamento para qualquer projeto, não só na área de informática. Aliás, pode-se implementar um fluxo em que as solicitações/pêndencias/bugs não se referem a projetos, e sim a unidades que possam solicitar ajustes, correções, tarefas, etc.

Neste sentido, ele permite que os campos existentes sejam customizados, por exemplo, campos que executam cálculos sobre outros campos, campos que tragam os dados de outro sistema, entre outros. Além dos campos, você pode estender serviços, que vão rodar de tempos em tempos, executando uma ação qualquer.
É possível também, associar pós-funções customizadas a passos do workflow (ex: ao fechar o chamado, setar campo Solucionador com o usuário que executou a ação).
Existem muitas outras funcionalidades: criação de grupos, project rules, workflows, plugins, listeners e por aí vai. Citei algumas que podem dar uma visão maior da expansibilidade do Jira.

Existem alguns pontos negativos. A estrutura de classes é complexa, atrapalhando a curva de desenvolvimento (caso seja necessário desenvolver, claro). Algumas integrações estão para serem implementadas, como uma real integração com LDAP (atualmente a fizemos com um service que cria os usuários automaticamente). A estruturação do banco também dificulta alguns selects mais ousados. Talvez pela complexidade, pois ele mantém o histórico de modificação para cada chamado de cada campo, dentre outras coisas.

Enfim, só acrescentando uma visão mais abrangente para que cada um possa decidir.

Mas minha impressão é que o Jira é uma solução que pode ter usos diversos, tendo uma abstração maior em relação a projetos.

Ticiane, já trabalhei com o Mantis e trabalho com o JIRA atualmente.
Na minha opinião, o JIRA é um sistema mais completo/complexo… Eu indico fortemente o Mantis. :slight_smile: Mas indico o Jira também… Como qualquer outra pessoa eu vou responder: -“Avalie suas peças e inicie o jogo”. Abraço!

Ola pessoal, ja que voces tocaram no assunto do Trac, fui dar uma olhada. Sempre trabalhei e fui defensor do JIRA em muitos dos projetos que participei e tudo que precisei ate hoje o JIRA me proveu com louvor.

Trabalhei em um projeto utilizado AccuRev (http://www.accurev.com/accurev.html) integrado com JIRA onde o controle de versoes, milestones e controle do ciclo de vida a nivel de classe era no minimo impressionante. Infelizmente nao participei do processo de implantacao e nem configuracao deste ambiete, ja que a empresa pagou uma consultoria da propria AccuRev para isso. O gerenciamento das classes no repositorio era sempre integrado a “BUGs” do JIRA, criando assim um valioso controle de quais classes foram alteradas durante a correcao do bug. Isso sem contar no modelo hierarquico de promocao de arquivos que o AccuRev prove e interface visual de controle pra nenhum project manager botar defeito!!.

Mas enfim, o q eu queria colocar na messa e: Esse Trac me parece legal e a integracao com o SVN e evidente (eles valorizam bastante essa integracao no site), mas essa integracao prove essa funcionalidade de controle de submissao das classes pelo numero do bug?