Bugzilla vs Jira

Uso bugzilla no meu dia a dia e acho a ferramenta fabulosa. Se tua empresa possuir uma equipe de QA dedicada vale a pena também conferir o testopia [1], que integra gerenciamento de test suites com o bug tracking.

[1]http://www.mozilla.org/projects/testopia/

tem o fogbugz tb… só que ele é pago(e bem pago) é asp…

http://www.fogcreek.com/FogBugz/

mais é ele faz serviço bem feito…

Pessoal,

a Olympya representa no Brasil os produtos da Fog Creek, empresa especializada em software para gerência de projetos de software. A versão 6.0 do FogBugz está em português.

Existe um livro “Painless Project Management with FogBugz” do Mike Gundelroy que pode ser bastante útil para os desenvolvedores.

O site www.fogcreek.contém bastante informação e dicas. Aléem da versão ASP existe uma para rodar no servidor local.

Bom, este tópico já é velho, mas ainda cairá em alguma pesquisa…

Trabalho com o jira a pouco tempo, mas intensamente pois temos um grande cliente que o utiliza e constantemente necessita de customizações. Por isso minha opinião é baseada nessa experiência, coisa que não tenho com a mesma profundidade nas outras soluções.

O Jira possui uma idéia de acompanhamento de projetos bem abstraída, sendo que com pouca adaptação você pode implementar este acompanhamento para qualquer projeto, não só na área de informática. Aliás, pode-se implementar um fluxo em que as solicitações/pêndencias/bugs não se referem a projetos, e sim a unidades que possam solicitar ajustes, correções, tarefas, etc.

Neste sentido, ele permite que os campos existentes sejam customizados, por exemplo, campos que executam cálculos sobre outros campos, campos que tragam os dados de outro sistema, entre outros. Além dos campos, você pode estender serviços, que vão rodar de tempos em tempos, executando uma ação qualquer.
É possível também, associar pós-funções customizadas a passos do workflow (ex: ao fechar o chamado, setar campo Solucionador com o usuário que executou a ação).
Existem muitas outras funcionalidades: criação de grupos, project rules, workflows, plugins, listeners e por aí vai. Citei algumas que podem dar uma visão maior da expansibilidade do Jira.

Existem alguns pontos negativos. A estrutura de classes é complexa, atrapalhando a curva de desenvolvimento (caso seja necessário desenvolver, claro). Algumas integrações estão para serem implementadas, como uma real integração com LDAP (atualmente a fizemos com um service que cria os usuários automaticamente). A estruturação do banco também dificulta alguns selects mais ousados. Talvez pela complexidade, pois ele mantém o histórico de modificação para cada chamado de cada campo, dentre outras coisas.

Enfim, só acrescentando uma visão mais abrangente para que cada um possa decidir.

Mas minha impressão é que o Jira é uma solução que pode ter usos diversos, tendo uma abstração maior em relação a projetos.

Ticiane, já trabalhei com o Mantis e trabalho com o JIRA atualmente.
Na minha opinião, o JIRA é um sistema mais completo/complexo… Eu indico fortemente o Mantis. :slight_smile: Mas indico o Jira também… Como qualquer outra pessoa eu vou responder: -“Avalie suas peças e inicie o jogo”. Abraço!

Ola pessoal, ja que voces tocaram no assunto do Trac, fui dar uma olhada. Sempre trabalhei e fui defensor do JIRA em muitos dos projetos que participei e tudo que precisei ate hoje o JIRA me proveu com louvor.

Trabalhei em um projeto utilizado AccuRev (http://www.accurev.com/accurev.html) integrado com JIRA onde o controle de versoes, milestones e controle do ciclo de vida a nivel de classe era no minimo impressionante. Infelizmente nao participei do processo de implantacao e nem configuracao deste ambiete, ja que a empresa pagou uma consultoria da propria AccuRev para isso. O gerenciamento das classes no repositorio era sempre integrado a “BUGs” do JIRA, criando assim um valioso controle de quais classes foram alteradas durante a correcao do bug. Isso sem contar no modelo hierarquico de promocao de arquivos que o AccuRev prove e interface visual de controle pra nenhum project manager botar defeito!!.

Mas enfim, o q eu queria colocar na messa e: Esse Trac me parece legal e a integracao com o SVN e evidente (eles valorizam bastante essa integracao no site), mas essa integracao prove essa funcionalidade de controle de submissao das classes pelo numero do bug?

falae pessoal tudo bem?

Não vou criar outro tópico, vou aproveitar esse.

Leo uses PHOENIX DOWN on Topic haha :stuck_out_tongue_winking_eye:

Como estão os bugtracking? Quais vocês estão utilizando no momento?

Os últimos que eu utilizei foram o Mantis e um outro que nem lembro o nome (bela ajuda né? haha) Aqui no trampo estou usando um tal de PVCS Tracker , mas não gostei muito não =\ não é na web, todo cliente precisa instalar um aplicativo no PC (além do Oracle connector)

Estou procurando algum que tenha integração com o Mylyn. Falando nisso, alguém já usou o Mylyn? O que tem achado da ferramenta?

O Mingle é pago e o Jira também. O bugzilla e o Mantis não são. Do TRAC, eu não conheço nada. To vendo alguma ferramenta de gerência + bugtracking/task list. Alguma sugestão?

Ticianne,

O Bugzilla eu usei bastante mas fiquei bastante tempo sem usar… a um tempo atras eu tentei instalar em uma máquina windows e foi punk… então instalei o Mantis e parece funcionar legal, apesar de eu também não ter usado… rs

O Jira eu nunca usei

Bugzilla é muito bom, mas você deve evitar de instalar ele em uma máquina Windows, alguns módulos de Perl eu não consegui instalar/configurar e como não era prioridade eu instalei o Mantis que é muito mais facil…

[]´s

Eu ja utilizei os 2 e digo que depende se tiver dinheiro, para mim a diferença basica e de layout, o jira e bem mais agradavel, amsi como normalmente eu uso Myln para gerencias as tasks, acabava que nao tinha diferença.

Se tiver dinheiro e o cliente nao liga, pega o Jira, pois pe uma excelente ferramenta e tem muitos plugins de interaçao com as ide’s.

espero ter ajudado.
:smiley:

Boa tarde, eu conheço e uso muito em empresas que passo o programa para gerenciamento de chamados (service desk) o softwarer OCOMON mas ele não tem uma particularidade que está me impadindo em coloca-lo aqui na empresa que é o fato em poder o usuário mandar um e-mail para o endereço definido e esse e-mail gerar automaticamente um chamado no servidor do sistema de service desk. Eu estive lendo o comentário de vc´s sobre os programas abaixo e pergunto se algum destes (free) possuem tal funcionalidade?

Eu atualmente utilizo o Mantis mas já utilizei o Flyspray e confesso que gostei muito, tanto que criei uma infraestrutura para utilização do Flyspray na consultoria onde trabalho e ficou muito bacana. Conseguimos controlar todo o fluxo da area de testes, usando o flyspray como bugtracking e como gerenciador de demandas. O Mantis é muito bacana também, gostei demais dele, e se fosse escolher uma destas 2 hoje seria dificil, já que ficaria tendencioso a optar pelo Flyspray pois acabei virando “usuário avançado” da ferramenta.

Para quem quiser conhecer o flyspray, segue o link: http://www.flyspray.org/

De maneira geral, todos os bugtrackings free fazem praticamente a mesma coisa. Quando começamos a falar de ferramentas pagas, daí a coisa muda. :wink: :slight_smile:

ate mais…

Amigo,

Uma coisa são ferramentas bugtracking e outra são ferramentas para atendimento de chamados help desk. Acho que você veio buscar informações no lugar errado. :roll:

ate mais…

Concordo plenamento contigo richardpeder só que de todos esses programas a grande maioria deles possuem a funcionalidade do usuário entrar no sistema e abrir um ticket além da possibiliade no gerenciamento de projetos.
Acho que estou no caminho certo sim. Dê uma melhor analisada nos programas discutidos acima.

Amigo,

Eu sei que tais programas tem a opção de abrir uma demanda que pode ser uma tarefa, um bug ou um chamado de help desk…eu mesmo implementei isto na consultoria onde trabalho com o flyspray, no entanto, você questionou algo que ao meu ver é muito complexo para estas ferramentas citadas no tópico e requer que você busque alternativas específicas para seu caso.

ate mais…

Eu usei bastante o Jira na minha ex empresa. Achei muito bom.
O bugzilla eu instalei uma fez na minha maquina linux e eu gostei, tem bastante recursos e parece que tem bastante gente usando tb.
Como ja falaram acho que eh mais uma questao de dinheiro porque basicamente os dois sao otimos.

//Daniel

eu vejo threads mortas…(não lembro a fonte da primera vez q vi isso, foi aqui no forum…rs)

Vale a pena conhecer o Redmine, estamos usando na empresa onde trabalho e ele tem ajudado muito.

Antes tarde do que nunca…

O JIRA faz isso sim e mais, cria comentários em um determinado chamado. No entanto é pago:
http://confluence.atlassian.com/display/JIRA/Creating+Issues+and+Comments+from+Email

Abraços

Alguém tem algum material sobre Bugzilla em português?

Pessoal,

Dando vida a este tópico para perguntar sobre o JIRA. Cases ? Alguém aqui usa e pode falar sobre?

Obrigado.