Pessoal, encontrei uma situacao no minimo interessante, pelo menos pra mim é a primeira vez que passo por essa situação.
Tenho um pacote .ear com um componente web e um ejb. Dentro no war possuo arquivos de mensagens bundle .properties e dentro do ejb tenho um outro arquivo .properties. A classe utilitaria para leitura desses arquivos se encontra dentro de um jar dentro do diretorio lib no ear.
Ao tentar realizar a leitura das mensagens do componente web atraves desta classe utilitaria, os arquivos .properties deste componente nao podem ser encontradas, apenas o .properties do componente ejb é encontrato, porém ao tentar recuperar as mensagens de dentro da classe do componente web(de um managedbean), atraves da classe Resourcebundle, o arquivo com as mensagens é encontrado. Parece que os properties somente são encontradas se a classe para leitura estiver dentro do mesmo classloader do .properties. Ou seja, para leitura do arquivo do componente web, todos devem estar de dentro do mesmo classloader, mesmo que seja em um pacote ear, em que o classloder é compartilhado. Isso nao acontece com o componente ejb, pois parece que o classlodar é o mesmo do lib do ear, onde se encontra o jar utilitario para leitura das mensagens.
Pensei para solucionar o problema, colocar o jar de leitura das mensagens no pacote web, e o resto deixar como esta,ou entao colocar todos os properties dentro de um jar, na lib do ear, ou existe alguma outra melhor solucao?
Estranho é que o jsf nas paginas consegue ler as mensagens corretamente.