Busca de itens em planilha de exel

Ola…gostaria de saber se alguem pode me ajudar, estou precisando de um código em java ou php que faça a seguinte função:
realize uma busca na planilha de exel a partir de uma palavra digitada, e que se exiba um filtro deste item, uma espécie de auto filtro no exel…

Procure sobre JExcelApi.

É uma API do Java que permite manipular tabelas do Excel muito facilmente. Com ela vc conseguirá fazer a busca.

Se vc so precisar ler ou escrever coisas em arquivos Excel limpos sem macros e codigos vbs que precisem ser executados vc pode usar esta tal JExcel API ou melhor que esta a API POI agora se seu arquivo Excel tiver macros e codigos vbs não tem jeito o melhor a fazer é fazer seu codigo java gerar um codigo vb com as informações nesseçarias e executalo com Runtime…

Aproveitando o tópico .
Estou utilizando API POI para uma leitura de Planilha, nesta planilha há PROCV .
API entende esse PROCV como formula mas nao estou conseguindo realizar validação dessa formula e conseqüentemente pegar o resultado da formula um exemplo da Formula:

VLOOKUP(C6,Munic IBGE!$B$4782:$C$5426,2,FALSE)

A exception lançada:

java.lang.IllegalArgumentException: Invalid Formula cell reference: 'MUNIC'

Pela exception ele nao encontra celula de referencia a MUNIC me baseei no exemplo da pagina do POI

Alguem ja passou por este tipo de problema?