Busca de Nome atraves do CPF ( Nota fiscal paulista )

Pessoal trabalho com ECF, e um dia desses em um comercio ( acho que um restaurante não me lembro bem ) eu lembro de ter dado meu cpf pro cara pra nota fiscal paulista e através do CPF ele buscou meu nome, mas eu não tinha nenhum cadastro na loja ( ou seja nenhuma informação minha na base de dados dele ).

Fiquei curioso, pois na maioria dos lugares é apenas o CPF. Gostaria de saber como isso acontece e estudar a possibilidade de implementar isso no sistema no qual trabalho.

Gostaria de saber se alguem já viu algo do tipo ? Se isso é feito através do proprio site da receita, de algum webservice ou qualquer coisa parecida…

Vlw

Deve existir algum WS no site deles, mas não sei se liberam isso pra comércio… é estranho…

Me lembro que a um tempo atras era possivel fazer a consulta normalmente, agora eles colocaram aquela proteção contra serviço automatizado, tem que digitar as benditas letras. Eu vi um video na internet que o cara falava de um programa pra consulta… mas o programa nada mais era do que uma pagina que fazia uma requisição … e ao inves de mostrar o site inteiro da receita mostrava apenas o campo para o cpf e as letras para validação. Isso seria desinteressante pra uma aplicação, principalmente no meio de uma venda… rsrsrs

Mas to vendo que não vai rolar mesmo = /

Lembro que no começo da internet, o site de uma empresa de cigarros pedia o CPF para autorizar a visita ao site. Quando você digitava aparecia seu Nome e Data de Nascimento.