Busca em texto?

ola pessoal , alguem poderia me dizer como faço uma busca por uma palavra em um dado do tipo text, tipo vou pegar um dado que veiu do form e vou procurar esse dado em todos os registros da tabela texto que contem a coluna str_texto pois ae quero mostrar na tela o texto com a palavra (o dado do form) em negrito , mas estou tendo dificuldades , eu nao sei … meu banco de dados e mysql e estou usando jsp para fazer tudo , sei que e errado usar jsp para tudo principalmente para conexao mas e so para testes, se alguem puder me dar o caminho das pedras ficarei muito grato, pois nao sei mesmo procurar por uma palavra em um dado do tipo text e principalmente colocala em negrito …



Muito Obrigado

Abraços IZACK

É simples, depois que vc recuperar a String do banco, vc, claro, joga o valor em uma variavel do tipo String. Daí, para encontrar a palavra basta fazer:



// palavra que vc vai deixar em negrito

String palavra = "teste";

// indice de inicio da palavra

int indice = stringVeioDoBanco.indexOf(teste);



Isso retorna o indice de inicio da palavra que vc quer. Aí, para deixar em negrito vc faz:



// Montando a String que ira conter os negritos

StringBuffer comNegrito = new StringBuffer();

comNegrito.append(stringVeioDoBanco.substring(0,indice));

//Colocando a tag <b> antes da palavra que ficara em negrito

comNegrito.append("<b>" + palavra);

// pegando o indice do fim da palavra

int indiceFim = indice + palavra.length();

//Colocando a tag <b> depois da palavra que ficara em negrito

comNegrito.append("</b>" + stringVeioDoBanco.substring(indiceFim));



// A string montada…

String negrito = comNegrito.toString();



Não testei isso(mas tenho quase certeza de que funciona) e não sei se é a mehor maneira de fazer. Talvez vc deva fazer alguns ajustes nos indices apenas.



valeuz…