Buscar novo emprego e negociar salário ou pedir aumento de salário?

Boa noite,

Tenho uma questão e quero discutir com os caros colegas:

Eu acho meu salário inferior ao mercado comparado com a demanda de emprego e conhecimento, acho que poderei ganhar 50% a mais em outro emprego, porém gosto da empresa atual mas não posso ficar estagnado no mesmo patamar.
Penso em procurar um emprego melhor e quando for chamado negociar com a empresa, se não aceitarem um aumento mudo de emprego ou irei pedir um aumento de salario justificando o baixo salário atual e a ofertas de emprego.
Usando o primeiro método me prejudicarei com a empresa?
Qual as vantagens e desvantagens desses dois métodos, alguêm já passou por isso ?

Cara, é o seguinte, não vejo problema nenhum em pedir um aumento de salário, desde que vocÊ tenha argumantos para tal, como suas qualificações, o trabalho que você realiza, etc. Agora você tem que saber quanto você vale no mercado. Algumas empresas só te darão aumento se outra empresa estiver de olho em você. É a lei da oferta e da procura.
Mas se você acha que merece o aumento, converse com seu chefe. Isso é normal. Se ele não quiser aumentar, aí acho que ta na hora de procurar outros rumos.

Cara… normal esse negócio de conseguir outra oferta de emprego pra tentar ganhar um aumento do emprego atual. 99,9% das vezes que um funcionário ganha um aumento é por que ele conseguiu uma oportunidade melhor em outra empresa e a empresa atual cobriu para manter o funcionário na empresa. Todo mundo (que é esperto) faz isso.

Dificilmente uma empresa te dará um aumento, a não ser que exista outra interessada em você.
São poucas empresas que possuem um bom plano de carreira a maioria funciona como um leilão profissional.

Com certeza mudar de emprego pra aumentar o salario eh uma pratica muito comum.

O que eu acho que vc tem que levar em consideracao eh: Voce disse que o seu salario eh inferior ao oferecido em outras empresas, bem, sera que eh mesmo? Voce disse que ganharia pelo menos 50% mais. 50% dependendo de quanto voce ganha eh um aumento grande, analise bem se essa eh a realidade.

Quando eu sai da ultima empresa que eu trabalhei, quando eu disse que ia sair, meu chefe perguntou se o problema era o salario, porque ele poderia cobrir a oferta da outra empresa, infelizmente o problema no meu caso nao era salario, eu tinha que mudar de cidade.

O que eu quero dizer eh, da um pesquisada, faca umas entrevistas sem pretensao, soh pra ver se vc consegue realmente arrumar um emprego que vc goste e que te pague 50% a mais ou pelo menos um salario que eh compativel com o mercado e as suas qualificacoes.

Se aparecer algum, voce tem que analisar se vale a pena sair de um lugar que vc gosta, de repente da pra negociar o seu salario, talvez nao aumentar 50% mas ter um aumento bom e que deixe voce satisfeito.

//Daniel

A melhor forma de você ?pedir? um aumentando é mostrando para ela que há outras empresas interessadas em você, infelizmente, ao menos nesse país, esse é um dos maiores argumentos. Ou você tem cartas na mão que possa fazer a empresa mexer, ou simplesmente eles negaram ou fingirão que não é com eles o aumento de salário.

Quando o ambiente de trabalho é bom e favorecido aos funcionários, fica reamente um pouco complicado de querer sair, isso meio que ?seduz?, já que é algo confortante trabalhar num lugar com o máximo de harmonia possível, porém, infelizmente isso não enche barriga, portanto temos que sair da nossa zona de conforto e procurar algo que possa nos fazer sobreviver fora da empresa.

Se você gosta da empresa em que trabalha, tente negociar com argumentos justos e válidos. Gostar da empresa não significa zona de conforto. Zona de conforto é não progredir. Não fique fazendo leilão de quem paga mais, isto queima seu filme. Se não valer a pena, saia mas mantenha a porta aberta. Tome cuidado ao sair por uma pequena diferença. Lembre-se que no novo emprego você estará em experiência e, caso seu novo chefe não se identifique com o seu serviço, você poderá ser dispensado.

Inté.

m4rkk, depende da sua situação.

Se você está com saco para ir lá mendigar, vá lá e converse e veja se existe interesse deles em apresentar uma proposta pra você.

Se não está com saco, vá procurando outro emprego enquanto está nesse e quando conseguir algo que interesse, as vezes por R$ 200,00 a mais (sacanagem…rs), fale para eles da sua saída e se vierem com uma contraproposta, não aceite.

Não se prostitua por um valor que lá na frente a empresa pode cobrar ainda mais de você.

Entenda o seguinte: A empresa tem que cuidar do seu capital intelectual e mantê-lo satisfeito, com condições de trabalho dignas, ambiente bom e salário adequado.
Ela não deve lembrar destas coisas somente no momento em que você comunica que quer sair. Ela tem que cuidar de você enquanto vc está ali !

Se só agora com a sua saída é que vão vir com uma proposta para ganhar +30% por exemplo, porquê não viram isto antes ?

Quer dizer que precisou bater água na bunda deles para eles repararem que vc come, veste, tem gastos,etc e que vale mais do que atualmente lhe pagam ?

Então minha opnião é de que empregado que aceita contraproposta da empresa onde está, não deve aceitar, sob pena de se prostituir e ser cobrado ainda mais pela apresentação de resultados. Para quem já está no limite produtivo, significa que você está no limite e não tem como mais produzir além do que esperam.

[quote=boone]m4rkk, depende da sua situação.

Se você está com saco para ir lá mendigar, vá lá e converse e veja se existe interesse deles em apresentar uma proposta pra você.

Se não está com saco, vá procurando outro emprego enquanto está nesse e quando conseguir algo que interesse, as vezes por R$ 200,00 a mais (sacanagem…rs), fale para eles da sua saída e se vierem com uma contraproposta, não aceite.

Não se prostitua por um valor que lá na frente a empresa pode cobrar ainda mais de você.

Entenda o seguinte: A empresa tem que cuidar do seu capital intelectual e mantê-lo satisfeito, com condições de trabalho dignas, ambiente bom e salário adequado.
Ela não deve lembrar destas coisas somente no momento em que você comunica que quer sair. Ela tem que cuidar de você enquanto vc está ali !

Se só agora com a sua saída é que vão vir com uma proposta para ganhar +30% por exemplo, porquê não viram isto antes ?

Quer dizer que precisou bater água na bunda deles para eles repararem que vc come, veste, tem gastos,etc e que vale mais do que atualmente lhe pagam ?

Então minha opnião é de que empregado que aceita contraproposta da empresa onde está, não deve aceitar, sob pena de se prostituir e ser cobrado ainda mais pela apresentação de resultados. Para quem já está no limite produtivo, significa que você está no limite e não tem como mais produzir além do que esperam.[/quote]
Muito bem colocado, concordo totalmente.
Se vc teve que procurar em outra empresa a valorização que merece, apenas comunique à empresa atual e vá embora.
Talvez (muito improvável…) isto sirva de exemplo para que os seus colegas que ficaram sejam mais respeitados.
E aceitando uma contraproposta vc estará sendo no mínimo desleal para com a empresa que está tentando te contratar. Estará queimando o filme lá, para ficar onde vc sabe que só consegue alguma coisa na porrada.

Lógico que você não irá usar de um tom arrogante para rejeitar a proposta, até porquê, penso que sempre temos que ter uma atitude profissional e sair numa boa.
Como eu aprendi na escola: A mundo dá voltas e o aluno roda !
Então hoje vc está por cima da carne seca, amanhã pode querer voltar para o emprego antigo.
Nada melhor do que rejeitar com polidez e explicar porquê não pode aceitar. Não precisa dizer estes motivos que eu disse. “Faça a fina” e rejeite educadamente dizendo que lhe ofereceram uma proposta muito boa. Pronto.

[quote=pinto][quote=boone]m4rkk, depende da sua situação.

Então minha opnião é de que empregado que aceita contraproposta da empresa onde está, não deve aceitar, sob pena de se prostituir e ser cobrado ainda mais pela apresentação de resultados. Para quem já está no limite produtivo, significa que você está no limite e não tem como mais produzir além do que esperam.[/quote]
Muito bem colocado, concordo totalmente.
Se vc teve que procurar em outra empresa a valorização que merece, apenas comunique à empresa atual e vá embora.
Talvez (muito improvável…) isto sirva de exemplo para que os seus colegas que ficaram sejam mais respeitados.
E aceitando uma contraproposta vc estará sendo no mínimo desleal para com a empresa que está tentando te contratar. Estará queimando o filme lá, para ficar onde vc sabe que só consegue alguma coisa na porrada.[/quote]

Certo, mas e se eu mesmo empregado for átras de outra empresa buscando melhor remuneração sem antes tentar pedir aumento na empresa atual será desleal se eu aceitar uma contraproposta da minha atual empresa neste caso ?

Cara acho que vc não leu o que escrevi.
Se você aceitar a contraproposta, estará diminuindo o seu valor, pode eles vão entender que você pode ser “comprado” por um valor X e desiste fácil do seus objetivos.

Então é assim: Ou você pede este aumento antes de procurar algo ou se for procurar, não olhe pra trás e não aceite contraproposta.

Volto a dizer que sou da opnião que empresa boa é aquela que cuida do funcionário enquanto ele está com ela. Estar com ela quer dizer: estar envolvido.

Se vc está tendendo a buscar outra coisa, é pq este casamento já não está bem. É que nem homem quando vai trair. Se tá traindo é pq algo na relação não vai bem. Daí para aceitar a tentação, dependendo do sujeito, não precisa de muito.

Estar atento a novas oportunidades é sempre bom, pois pode-se sair de uma arapuca e ir para algo muito melhor. :wink:

[quote=boone]Cara acho que vc não leu o que escrevi.
Se você aceitar a contraproposta, estará diminuindo o seu valor, pode eles vão entender que você pode ser “comprado” por um valor X e desiste fácil do seus objetivos.

Então é assim: Ou você pede este aumento antes de procurar algo ou se for procurar, não olhe pra trás e não aceite contraproposta.

Volto a dizer que sou da opnião que empresa boa é aquela que cuida do funcionário enquanto ele está com ela. Estar com ela quer dizer: estar envolvido.

Se vc está tendendo a buscar outra coisa, é pq este casamento já não está bem. É que nem homem quando vai trair. Se tá traindo é pq algo na relação não vai bem. Daí para aceitar a tentação, dependendo do sujeito, não precisa de muito.[/quote]

o pior é que a questão é salárial mesmo, a empresa é ótima tirando isso…