Business Object

Olá,

É a primeira msg que mando neste forum. Espero poder ajudar
e também ser ajudado.
Bom, estou com um problema, meio que conceitual.
Estou analisando a integração entre Business Object, Transfer Objects
e DAOs. No atual projeto em que estou, muitas regras de negócio estão nos métodos DAO e outros estão nos Transfers Objects, o que não
é recomendado.
Então estou estudando o uso de Business Object, centralizando as regras de negócio. Como eu utilizaria o BO junto com DAO ?
Alguém tem algum exemplo pra me passar?

O que está me confundindo é que no livro Core J2EE Patterns Second Edition (acho q a última versão) são utilizados Transfers Objects junto com DAOs. Os Business Objects envolvem os Transfers Obejcts. Mas como eu faço isso? Se alguém tiver exemplos ou algum link com exemplos mais concretos

Se alguém puder me ajudar… :oops:

Obrigado,Abraço

Olá,

são muitas as discussões sobre BOs, DAOs e TOs. Os mais puristas da Orientação a Objetos consideram um crime separar a lógica dos dados mas, isto se faz necessário em aplicações J2EE, principalmetne para diminuir o número de chamadas pela rede.

Respondendo sua pergunta:
Nos Business Objects vc colocar toda a regra de negócios, a inteligência de sua aplicação. Geralmente um BO é composto por um EJB Stateless e ele é composto por um DAO.
Vou escrever um código pequeno aqui, portanto pode não comoilar:

class AccountDAO{
   public void update(AccountVO vo){
      ...
      //executa SQL de insert, gerencia pool de conexões e/ou usa algum framework como Hibernate.
   }
}

class AccountBusinessObject{
   private AccountDao dao = null;
   public void transferFound(AccountVo from, AccoutVo to, double value){
     //usa o DAO para buscar dados da conta de origem
    from = dao.loadByPrimaryKey( from.getId() );
    //se tem crédito, entãofaz o cálculo necessário
    from.credit( from.credit - value );
    to.credit( from.credit + value );

//usa o DAO para atualizar o valor decrementado no BD