C#2 mais tranqueira para a Sun correr atras?

Deem uma olhada nesse documento:
http://download.microsoft.com/download/8/1/6/81682478-4018-48fe-9e5e-f87a44af3db9/SpecificationVer2.doc

Resumo:

C#2 vem com suporte a:

-Generics, de forma bem mais abrangente e poderosa que a versao java

-Anonimous functions, suporte a definir funcoes no lugar onde um delegate eh esperado

-Iterators, funcionam como os generators do python, uma ideia bem legal, basicamente 1 implementacao mutilada de continuations.

-Partial types, poder definir suas classes em multiplos arquivos.

Pessoalmente gostaria de ver suporte mais completo de generics em java, mas longe da locura do c++.
Funcoes anonimas so faria sentido se java tivesse suporte a referencia para funcoes, outra coisa que seria uma maravilha.
Iterators da forma como estao implementados no C#2 acho que nao valem a pena, exigiria uma mudanca enorme na JVM para um recurso proposto de forma limitada.

Partial types seria A grande burrada, isso estimularia a criacao de muito lixo. Vide as anti-patterns de blob e swiss army knife. “na nossa aplicacao, cada desenvolvedor modifica a classe XXX no seu proprio arquivo, funciona errr, bem! Mas so as vezes, quando faz calor aqui na siberia”

[list]concordo que partial types seria absurdo :-)[/list]
[list]metodos anonimos são praticamente a mesma coisa que uma classe anonima se você trabalhar com adapter junto :-)[/list]
[list]os generics não vi diferença menhuma, as collections em java ja virão utilizando generics, mas você pode criar qualquer classe generica[/list]

a parte dos iterators eu não entendi muito bem :slight_smile:

[quote=“urubatan”][list]concordo que partial types seria absurdo :-)[/list]
[/quote]
A unica utilidade eh para separar a interface publica da sua classe da implementacao.
Voce colocaria todas parte publica da classe em 1 arquivo e o resto, inclusive a implementacao
da parte publica em outro, bem ao estilo do c++.
O problema disso eh complicar muito pro compilador. Nao quero meu projeto levamos horas para compilar.

Tao mais para 1 subconjunto de classes anonimas, porem eu mesmo falei, so fazem sentido se tivessemos suporte a referencia para funcoes.

Existem varias diferencas:

[list]Voce pode especializar com um tipo primitivo, com java voce nao podera ter List<int[/list]
[list]Existem alguns contrains a mais disponiveis, como poder dizer que a classe deve ter um contrutor vazio [/list]

[quote]
a parte dos iterators eu não entendi muito bem :-)[/quote]

Iterators/Generator, ou continuations na forma generica, sao mais faceis de como se fossem algo proximo de outra thread, onde existe uma forma facil para comunicacar uma com a outra.

Para o cado de Iterators nao tem muito segredo.

Um iterator no java tem que guardar todo seu estado em variaveis locais de forma que entre uma chamada e outra do next() ele tem como continuar.

Porem com continuations voce pode programar seu Iterator de forma linear, como 1 simples funcao:

class ArrayIterator  {
...
  Object[] array = ...;

Object next() {
       for(int i = 0; i < array.length; ++i)
            yield array[i];
       yield break;
  }
}

Quando voce chamar o next() pela primeira vez sera criado um contexto separado onde o next() sera executado.
Sempre que durante um next() ocorrer o yield xx, ele para de executar e retorna esse objeto para quem invocou ele.
Agora, na proxima vez que next() for chamado, a funcao volta de onde ela parou.

por exemplo:

class OutroIterator  {
  String next() {
     yield "1";
     yield "2";
     yield "3";
     yield break;
  }
}
....
void main() {
OutroIterator o = new OutroIterator();
System.out.println(o.next());
}

A saida aqui vai ser:

Loco ne? Super util isso, porem na forma que esta proposta no C#2 eh muito fraquinha, tinha que ser 1 esquema feito o call/cc do scheme

bom, utilizando generics+box/unbox tu vai poder ter uma List ou bem proximo disto :slight_smile:

o esquema do iterator dele é bem legal mesmo, muito mais facil de construir um iterator do que em java, mas perde algumas funções, acho que pouco utilizadas, mas disponiveis, como o remove do iterator do java :slight_smile:

mas gostei da ideia deles :slight_smile:

ja quanto ao partial class, acho que seria terrivel isto, ja que esta é a parte que menos gosto do c++ :slight_smile:

enfim, algumas ideias deles são realmente muito boas, e a competição é sempre bem vinda e saudavel para ambos os lados :slight_smile:

Oi Louds. Nao esta implementado ainda, mas voce vai pode ter sim uma List<tipoprimitvo> por causa do autoboxing e unboxing. Soh se eles tiraram do JSR final, tiraram?

Sim, voce pode ter ainda 1 List e trabalhar razoavelmente bem com autoboxing (auto un-boxing nao existe na 1.5)
ou seja:

List<Integer> list = new ArrayList<Integer>();
list.add(1);
list.add(2);
int um = list.get(0).intValue();
int dois = list.get(1).intValue();

Solucao muito melhor que hoje onde usamos 1 tonelada de casts.
Mas isso tem um problema, a performance eh horrivel. Toneladas de objetos descartaveis sendo constantemente alocados fazem teu programa gastar ate 40% do seu tempo no gc e isso eu tou vendo diante dos meu proprios olhos usando BigInteger. E pior ainda, ela esconde boa parte do sintoma antras de auto-boxing!

urubatan, remove() funciona sem problemas nesse esquema de Iterators do C#2, da ate menos trabalho pra implementar quanto seria sem.

louds, dizem que eles vao otimizar isso
isto eh, uma list de integers nao vai ser tratada dessa forma. mas tem de ver neh?

[quote=“Paulo Silveira”]louds, dizem que eles vao otimizar isso
isto eh, uma list de integers nao vai ser tratada dessa forma. mas tem de ver neh?[/quote]

Os caras vão tem 1 senhor trabalhão para fazer isso Paulo. Imagina 1 pouco o seguinte pedaço de código:

class X<T>{
void find(T t) {
  synchronized(t) {
      int h = t.hashCode();
      ....
  }
}
}

O grande problema para suportar generics para tipos primitivos é que eles são diferentes de Objetos, logo em muito dos casos não daria para escrever uma Generic class que funcionasse com ambas.

Ou então imagina outro exemplo:

class Y<T>  {
   T create() {
      return new T();
   }
}

[quote=“louds”]Sim, voce pode ter ainda 1 List<Integer> e trabalhar razoavelmente bem com autoboxing (auto un-boxing nao existe na 1.5)
[/quote]

oi louds
fui la visitar a jsr.
tem unboxing sim!

tem?
ate a última vez que eu tinha olhado só tinha autoboxing porque unboxing representa 1 enorme problema:

int i = (Integer)null;

e ai? da null pointer?

pelo JSR
int i = (Integer)null;

da zero :slight_smile:

foi uma discussão bonita até eles decidirem o que iria acontecer neste caso :slight_smile:

http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/jsr/tiger/autoboxing.html

There is no permitted conversion from the null type to any primitive type.
There is no permitted conversion to the null type other than the identity conversion.

agora fiquei confuso
convesão de null para primitivos vai dar 1 ClassCastException então?