Estou precisando de uma função que retorne o dia do mês (inteiro de 1 a 31), e descobri a função DayOfMonth(), porém quando a uso o Builder retorna o erro: Call to undefined funtion.
No caso a sintaxe seria essa:
intdiadomes = DayOfMonth(Date());
Interessante é que quando utilizo a função DayOfWeek() o builder reconhece. Por exemplo:
intDiaSemana = DayOfWeek(Date());
PS: Gostaria de saber também como formatar a função Time() para que mostre a hora nesse formato: HH:MM, sem que mostre os segundos.
Leia este artigo. http://www.yevol.com/bcb/Lesson33.htm
Pelo que imagino, você vai ter de usar a função DecodeDate, não achei nesse artigo a tal função DayOfMonth.
Beto_San
Sim, já consegui achar a solução, pouco depois de postar encontrei esse site yevol, que por sinal o melhor que já vi junto com o DicasBCB.
Agradeço pela ajuda, se quiserem eu posto o código mostrando a sintaxe e como formatar.
G
GilsonNunes
seria incluir a DateUtils?
Beto_San
É que precisava mostrar na tela somente o dia e o nome do mes, graças a esse site yevol descobri como formatar a função Date() usando “ShortDateFormat” e “Today.DecodeDate()”:
voidMostraData(void);{TDateTimedtHoje;FormatSettings.ShortDateFormat=“MMMM”;//SOLUÇÃO PARA MOSTRAR SOMENTE O NOME DO MESForm1->lblMes->Caption=UpperCase(DateToStr(Date()));}
TDateTimeToday=Date();unsignedshortYear,Month,Day;Today.DecodeDate(&Year,&Month,&Day);//SOLUÇÃO PARA ARMAZENAR DIA, MES E ANO EM VARIAVEISlblDia->Caption=String(Day);}
J
juliocbq
Apesar do Beto Sans não ter postado a solução acho que você tem uma grande chance de estar certo.
Beto_San
Apesar do Beto Sans não ter postado a solução acho que você tem uma grande chance de estar certo.
A solução ta aí em cima. Vou testar com o DateUtils quando voltar pro trabalho.