C# dúvidas iniciais e interessantes (vale a pena)

27 respostas
Heero

Galera to ligado que a parada de C# é outra coisa em relação ao lance free, mas a vida nos dá mudanças e to com emprego em vista pra trampar com c# não to podendo recusar,
Vou fazer um teste semana que vem de C#

E pra variar não sei nada…

Andei indo no oráculo, mas não achei nada interessante, tá mto vago, ou o bobo aki não tá sabendo procurar direito

Minhas principais dúvidas são:

1- Quais os passos pra instalação?

• que ferramentas eu pego? tem sdk?
  • qual editor é o melhor? free e não free
  • quais os passos pra instalar tudo de importante pra rodar o c#
    ** já vi uns lances de framework, mas to perdido

2- Qual o forúm que vcs me recomendam pra c#???

• não achei um legal

3- Uma boa apostila pra me começar?

• internet acha várias, mas uma boa, que alguém recomende

4- Vale a pena o C#?

Abraço a todos
Agradeço mto que olhem essas repostas pra mim

27 Respostas

Fabricio_Cozer_Marti

Olá,

bem acho q vc poderia achar mais informações no http://www.msdn.com.br , e independente de ter que ser em java ou não , isso ninguém pode se prender, a linguagem c# é legalzinha.

bons códigos

Mauricio_Linhares

O SDK você baixa aqui → http://msdn.microsoft.com/netframework/

O melhor editor é o Visual Studio, mas o Delphi (apenas as últimas versões) também é interessante. Free tem o SharpDevelop que eu acho uma porcaria (isso é opinião pessoal, não me venham com flamewar aqui).

Fórum C# eu não conheço nenhum que preste, até a lista do Yahoo! é terrivelmente parada (acho que fazem alguns meses que ninguém manda mensagem nenhuma).

Também não posso indicar apostilas, mas eu tenho esse livro aí embaixo e ele é ótimo pra aprender (você tem que saber programação orientada a objetos):

Valer a pena aprender depende muito do caso, você tem obrigação de aprender, então vale a pena. Se não tivesse, eu acho que não vale não, C# é só um Java anabolizado, não tem nada que vá mudar em alguma coisa o seu estilo ou os seus conhecimentos de programação, além de contar com pouquíssimos frameworks e possibilidades de escolha. Basicamente é você e a Microsoft, e pronto.

Rodrigo_Carvalho_Aul

A Microsoft liberou algumas versões free do Visual Studio. Tem o Visual C# 2005 Express que é muito bom. Dá de 1000 a 0 no SharpDevelop.

http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/visualcsharp/

Acho que vale a pena investir. Eu já trabalho com C# há uns 3 anos e tem evoluído bastante, hoje dia tem mais frameworks (já tem NHibernate, Spring.Net, etc). Mas dependendo da empresa que vc for, esquece framework, eles querem mais é que vc saiba arrastar e soltar as coisas no Visual Studio (nessa hora o C# perde toda a graça).

[]'s

Rodrigo C. A.

eliziario

Acho importante aprender outra linguagem de programação, pelo menos uma nova linguagem por ano. Mas, sinceramente, pra quem sabe Java, não dá pra qualificar C# como uma nova linguagem. Um bom programador Java que tenha que programar em C# consegue se virar em menos de uma semana.
Se vc realmente precisa disso pro seu trabalho, agora, ok. Siga os conselhos da galera, baixe o VC# Express Edition que é de “grátis” e mande bala.
Mas se você quer apenas aprender uma nova linguagem, como investimento, eu recomendaria Ruby ou Python, embora, pessoalmente, eu prefira Ruby.
Dijkstra dizia que diferentes linguagens de programação mudam a maneira como o programador pensa (Ele também dizia, que por esse motivo, ensinar Basic deveria ser considerado um crime:-) ). E eu concordo com ele, acho que aprender uma linguagem elegante e concisa como Ruby me tornou um programador melhor, mais crítico em relação a certas verbosidade burocráticas do mundo Java e com uma “pegada” mais ágil.

Heero

— Sério acho que esse tópico está muito interessante, as repostas estão todas bem elaboradas, vão direto ao assunto, to gostando de ver, estou surpreso,não sabia que meu tópico teria tanta repercursão, mas é bom discutimos uma tendencia que está ai a mais ou menos 6 anos (não tenho certeza, to levando em conta o surgimento oficial do .net) C# (sharp), e não ter tanta coisa na net pra .net (rs), principalmente sobre C#, o que será? programadores de C# são mais fechados? liguagem difícil? tudo isso? se bem que programar é uma tarefa um tanto complexa, nós sabemos disso…

Eu não entendo essa ligação com Visual Studio, vejo muito falar daqui e dali, vou pesquisar mas ainda fica a pergunta super básica, o que é o Visual Studio? to sabendo que é .net, etc, mas é nele que fica os componentes pra eu jogar na tela? é nele que eu defino minha linguagem de programação? é ele que integra?

eliziario

O Visual Studio é uma IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento) da Microsoft para C/C++, C# e VB.NET. Uma IDE é basicamente um editor de código fonte com recursos adicionais que permite a você editar o código, compila-lo e depura-lo (debug) dentro do mesmo ambiente. No Java, pra comparar, você tem IDEs como o Eclipse (provavelmente o mais usado), NetBeans, IntelliJ (Que é o que eu uso e amo rsrs) e outros. Hoje em dia as IDEs são muito sofisticadas, e te dão inúmeros outros recursos além do básico editar-compilar-debugar. Por exemplo, editores visuais para criação de interfaces gráficas (ou seja, janelas), ferramentas de refactoring do código, analisadores estáticos, integração com controle de versão e etc.
No mundo Java, uma coisa que facilita muito a disseminação da linguagem é o fato de você ter IDEs de qualidade muito boa, como o Eclipse e o NetBeans totalmente gratuitas e além de gratuitas, de código livre ou aberto.
A Microsoft percebeu isso, e resolveu criar uma versão limitada do Visual Studio que eles distribuem gratuitamente, que são justamente as versões express que o pessoal falou para você. O problema (para a MSFT) é que são versões com funcionalidades limitadas, e na comparação você tem o eclipse e o netbeans com praticamente as mesmas facilidades da versão paga para o programador e que ainda por cima são gratuitos.
Ainda mais: o Netbeans e o eclipse são software livre e/ou aberto, o que significa que se alguem quer um recurso que não existe nessas IDEs, esse alguem pode criar esse recurso (pra ver isso na prática, dê uma olhada nas dezenas de plugins gratuitos E livres que existem para o Eclipse).
Isso, somado a outras coisas, faz com que C# nunca tenha conseguido sequer chegar perto da popularidade de Java. O que explica a sua dúvida de que por que se vê tão poucas coisas para C# por aí.

Duende_Macabro

Eu trabalho com c# a 1 ano e o que eu percebi de diferenças são:
-Java é muito fácil achar ajuda na internet, c# é mais difícil mas geralmente vc encontra. Uma coisa boa é que nessa ajuda se vc achar em java, o código é quase o mesmo.
-No meu caso e acho que na maioria o trabalho é feito no visual studio, o que deixa um pouco dependente dele.

Tem um livro chamado “C# para programadores Java” que é bem legal, da uma procurada.

Valeu.

Leozin

C# é Java, fica sussa :wink:

Heero

pessoal
estou usando Visual Studio 2005 express
estou programando um poquinho de nada em c#
e pelo que percebi é como o colega falou:
é um java praticamente

estou gostando
mas material que tá osso de achar
alguem saberia de um bakana?
sem ser no site da micro$oft…

abração galera

Mauricio_Linhares

Compre um livro :wink:

cv1

E uma licenca do ReSharper :slight_smile:

Heero

uma boa lista de uml frees

seguinte galera, alguém saberia indicar uma ferramenta free de UML pra C#?

a JUDE pra JAVA é o bicho, pena q não dá pra c#

mas ouvi falar q o eclipse tem vários plugins
eu não uso eclipse
vcs saberiam se tem um plugin pra uml gerar código c#?

pagas boas que eu li e ouvi falar:

XDE da Rational
porém é paga e tem q cadastrar no site pra pegar a trial
ai vai o site:
http://www-306.ibm.com/software/awdtools/developer/visualstudio/

visual_studio_2005_team_suite
http://msdn.microsoft.com/subscriptions

espero ter ajudado
e vamos postar
colocar umas ferramentas legais
ajudar uma galera ai tbm q tah começando no c#

peczenyj

C# e .NET estão tendo aplicações interessantes, inclusive em sistemas embarcados, é interessante saber um pouco.

Heero

pelo que ando lendo e vendo nas empresas e uma ferramenta que tá crescendo muito, não sei qual a história do C# mas é bem parecido com JAVA e o Visual Studio dá uma idéia de Delphi, então acaba acatando programadores Delphi e JAVA com facilidade.

e ai pessoal alguém recomenda alguma ferramenta free de UML pra C#?

Heero

up :smiley:

Grinvon

Estou até interessado em tirar a certificação de Web com C# da MS. Mas sei lá, é um interese meio que vago, alguém aqui a tem, ou a de Windows Forms no caso?

Mauricio_Linhares

Acho que só vale a pena tirar se você estiver trabalhando com isso, porque parece que as certificações da Microsoft tem validade.

jmp

tenho MCPD (são 3 provas, duas do MCTS e uma do MCPD)

Cara, as provas da microsoft são MUITO, mas MUIIIIIITO mais dificeis que a da sun. (tenho java 1.4) Sao altamente subjetivas, grandes, etc etc (voce escolhe a linguagem, NUNCA escolha VB.net, VB.NET tem coisas misteriosas que ninguem sabe, só os caras que fizeram a merda do exame)

a de arquiteto, por exemplo, exige 10 anos de experiencia comprovada em TI e 3 anos de experiencia comprovada como arquiteto. Nao me pergunte por que, mas é assim. (a prova dura de 6 meses a 1 ano, é uma merda)

as certificacoes não tem validade.

As novas certificacoes nao sei se já tem no brasil

Grinvon

Acho que só vale a pena tirar se você estiver trabalhando com isso, porque parece que as certificações da Microsoft tem validade.

Pode ser. É apenas um interese vago, nada concreto, até por que meu foco é Java e nessa área que estudo mais e ganho dinheiro.

Grinvon

jmp:
tenho MCPD (são 3 provas, duas do MCTS e uma do MCPD)

Cara, as provas da microsoft são MUITO, mas MUIIIIIITO mais dificeis que a da sun. (tenho java 1.4) Sao altamente subjetivas, grandes, etc etc (voce escolhe a linguagem, NUNCA escolha VB.net, VB.NET tem coisas misteriosas que ninguem sabe, só os caras que fizeram a merda do exame)

a de arquiteto, por exemplo, exige 10 anos de experiencia comprovada em TI e 3 anos de experiencia comprovada como arquiteto. Nao me pergunte por que, mas é assim. (a prova dura de 6 meses a 1 ano, é uma merda)

as certificacoes não tem validade.

As novas certificacoes nao sei se já tem no brasil

Que certificação de arquiteto é essa? Nossa o cara tem que ter tudo isso mesmo? É dureza.

Tenho algumas dúvidas, se puder responder; ficaria muito agradecido:

MCPD equivale ao MCAD?
Você fez a prova de C# (sendo para web ou desktop)?

jmp

MCPD é a de desenvolvedor, a de MCAD acho que agora é a de arquiteto.

Em cada questao voce pode trocar a linguagem, (c#, vb, etc), algumas delas, se vc trocar, ele vai trocar pra outra questao parecida.

Eu não tive que pagar nada (os 125 u$) pois a prova ainda é beta, só quem já tinha certificacao tá podendo fazer (tem um invite lá).

Os logotipos para o cartao de visita já estao prontos, recebi os meus em março.

As provas antigas (separadas por linguagem, etc) ainda existem, mas acho que não vale a pena.

Aparentemente, todos que passam na de arquiteto nova são automaticamente MVPs, e varias pessoas sao contratadas pela propria microsoft. (conheço dois)

A prova de arquiteto demora quase 1 ano pra ser concluída agora. É um saco, são várias etapas e tá custanto 10,000 dolares. (na versao beta)

Leozin

eu quero estudar pra prova do MCTS mas eu ainda não achei livros preparatórios pra eles…

você estudou por onde? E precisa ser MCP pra fazer essa prova?

Heero

que bom poder saber dessas provas
realmente eu não estava ligado nisso

tem níveis essas provas?
onde tem um site que fala sobre essas certificações?

abraço galera

jmp

http://www.microsoft.com/learning/mcp/mcpd/default.asp

http://www.microsoft.com/learning/mcp/architect/ (esse é o foda, 10 anos de experiencias 3 anos de arquiteto)

Leozin

existem livros preparatórios pro MCTS?

Heero

galera vou comprar um livro de C#

vi esse aqui:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=103717&ID=C88DEA3A7D6050C0A0E0C0233

e esse q eh bem falado no site da msdn:
http://www.microsoft.com/brasil/msdn/Promocoes/DesenvolvendoCSharp.mspx

alguem jah leu algum desses?
qual vcs recomendam?
to pensando em comprar o C# E.net - Guia do Desenvolvedor , acho a editora campus campeão em livros

Duende_Macabro

Tem esse q é muito bom de asp.net e c# e é pra certificação tb http://www.amazon.com/gp/product/[telefone removido]/sr=8-1/qid=[telefone removido]/ref=pd_bbs_1/002-8967790-2532856?_encoding=UTF8.

Criado 14 de abril de 2006
Ultima resposta 12 de mai. de 2006
Respostas 27
Participantes 11