- Estou desenvolvendo um sistema C # usando MySql como um banco (que devido a problemas de licença será trocado por Firebird). Gostaria de distribuir meu programa gratuitamente. Como eu estou programando em C # e usando o Visual Studio Community 2015, eu preciso obter uma licença da Microsoft para distribuir meu sistema?
- Preciso obter uma licença da Microsoft para distribuir sistemas corporativos (um sistema de vendas de desktop, por exemplo, tipo de desktop) que desenvolvi no Visual Studio Community 2015?
Não precisa obter uma licença do Visual Studio para seu sistema gratuito. Para seu sistema pago, precisará de uma licença caso seu faturamento supere 1 milhão. Veja as condições de uso do VS em https://www.visualstudio.com/pt-br/vs/community/ (no final da página).
No caso do MySQL, caso queira usar um banco mais compatível, pode usar o MariaDB. A grosso modo, ele é uma versão do MySQL sem os possíveis problemas de licenciamento.
Abraço.
Muito obrigado pelo retorno. Na parte de distribuição da documentação do Visual Studio Community 2015, tem uma parte que cita sobre open source. No caso eu devo distribuir minha aplicação como Open Source? Alguém aqui já distribuiu algum aplicativo como open source? Poderiam me mandar um exemplo?
Open Source é uma das formas permitidas, mas não é obrigatório (leia lá novamente) se você for um desenvolvedor individual. Se for uma empresa, isso dependerá do faturamento. Na dúvida, entre em contato com o suporte da MS e veja qual a forma de licença você se adequa.
Open Source basicamente significa que você deve fornecer para os usuários do seu sistema o acesso ao código fonte da aplicação. Isso geralmente implica também usar licenças específicas para o código (como GPL, Mit, Apache, …). Um jeito simples é criar um repositório no GitHub ou BitBucket e subir o código fonte lá. Ao fornecer seu sistema, você manda junto um arquivo ou link para o repositório, ou deixa um link para este repositório no seu site, caso haja.
Abraço.