C3P0 connection pool + Padrao Open Session In View

Bem, estou desenvolvendo um projeto de faculdade e estou usando o OSIV para implementação com hibernate. queria saber se é indicado eu configurar o c3p0 no hibernate.cfg.xml para gerenciar o pool de conexões no meu projeto.

é indicado? se eu não configurar nada, ele já está por padrão configurado? tenho dúvidas, espero que vocês possam sanar, tenho procurado conteúdo na web sobre ambos trabalhando em conjunto e não achei muito material.

Se vc não citar nada no arquivo de configuração do hibernate, ele não vai usar o c3p0 e sim o pool do hibernate mesmo…

Eu uso o c3p0 e nunca me deu problema…

me tira uma duvida, qual a vantagem de usar o c3p0 em um projeto leopoldo, poderia me informar?

Na verdade o gerenciador padrão do hibernate não é muito aconselhavel utilizar em produção, ou seja, se vc vai vender o sistema, e instalar num cliente que tenha umas 20 máquinas acessando…

Isso na própria documentação do hibernate é citado…segundo eles… o pool default do hibernate é mais para desenvolvimento e testes do sistema…

O c3p0 é mais maduro…tem mais recursos de configuração relacionado a tempo de conexão, conexões mínimas, conexões máximas, número de conexões, renovação, etc… é só adicionar os jars relacionados a ele no seu projeto e colocar no xml do hibernate as tags de configuração dele…

A vantagem??? depende do ponto de vista e do intúito da sua aplicação, se for somente para a apresentação de um trabalho, creio que não seja necessário, usando o default do hibernate já segura o tranco tranquilo… agora se vai instalar em um cliente com várias máquinas utilizam o sistema com uma carga de registros razoáveis… então já seria de se pensar mais seriamente na configuração do seu pool de conexões…até para não ocorrer, mais tarde um gargalo de dados ou conexões no seu servidor… e travar todo o seu sistema…

Existem outras opções além do c3p0 que trabalha em conjunto também com o hiberante…só que no momento não me recordo…

Mais já foi de grande ajuda, eu vou utilizar o c3p0 por mais que seja somente para faculdade já é uma forma de mostrar ao pessoal o uso dessa propriedade.

Obrigado.

leopoldo, você poderia mostrar um exemplo de c3p0 e suas propriedades?

tem que setar no seu classpath os jars do c3p0
depois de uma olhada aqui

http://docs.jboss.org/hibernate/core/3.6/reference/en-US/html/session-configuration.html#configuration-hibernatejdbc