Boa tarde galéra,bom sou iniciante em java e estou fazendo um projetinho sobre um jogo " Caça-Minas!, o jogos é o seguinta tenho uma arrays bidimensionais que contém informações sobre a grade selecionada. Um registro desse array pode conter 0 ou 1. O valor 1 significa que existe uma bomba nessa localização e o valor 0 se não existir.
primeiro tenho q imprimir assim"[] [] [] [] []"
[] [] [] [] []
[] [] [] [] []
[] [] [] [] []
[] [] [] [] []
ai o usuário informa a linha e a coluna q ele quer só q não estou conseguindo criar um método para isso c alguem poder me explicar como fasso isso,ficarei muito grato!
[quote=lopes182]primeiro tenho q imprimir assim"[] [] [] [] []"
[] [] [] [] []
[] [] [] [] []
[] [] [] [] []
[] [] [] [] []
ai o usuário informa a linha e a coluna q ele quer só q não estou conseguindo criar um método para isso c alguem poder me explicar como fasso isso,ficarei muito grato!
[/quote]
Vc não tah conseguindo criar o método pra imprimir esse array bidimensional nesse formato que vc colocou???
Então consegui imprimir a matriz desse jeito e crei o método q le linha e coluna.
[] [] [] [] []
[] [] [] [] []
[] [] [] [] []
[] [] [] [] []
depois q leio a linha e coluna preciso criar um método q percorre a matriz e verifica c a linha e coluna q o usuário informo ,c for !=0 mostra qualuqer número ex2, c for ==0 o jogo termina
Pra percorrer você pode usar os 2 FOR do amigo acima.
Mas por exemplo… caso o usuário digite:
Onde 2 é a linha e 3 a coluna, você não precisa fazer no for. É até mais “rápido” se você acessar direto o campo do array (diminui a complexidade de n² para O(1)).
Por exemplo:
Você diminui 1 de cada (porque os arrays começam no 0) e acessa o array:
linha--;
coluna--;
// aí você verifica se corresponde com o tamanh (1 if já dá conta do recado)
if(array[linha][coluna] == 1) { // se for mina
System.out.println("Perdeu!"); // e acaba com a execução do programa
System.exit(0); // ou 1 não lembro
}
else if (array[linha][coluna] == 0) { // se não for mina
System.out.println("Acertou!");
array[linha][coluna] = 2; // pra saber que ele ja jogou e pra mostrar beleza na tela
}
else // se for alguma coisa que voce ja jogou
System.out.println("Voce ja tentou nessa posicao. Digite outra.");