Cadastro de clientes no java

8 respostas
A

to a 2 meses no Hello World, nao consegui entender o propósito do Java… visto que somente pra conectar um BD no Java tenho q digitar linhas e linhas de código, sendo que em outras linguagem eu seleciono o Connect/Disconnect …

Quero fazer um cadastro de clientes…no Netbeans… ainda nao descobri nem que tipo de aplicaçao seleciono no início…

Gostaria que alguem me esclarecesse somente os primeiros passos… que tipo de projeto devo criar visto que tenho a intençao é fazer um sistema comercial/administrativo.

Obrigado

8 Respostas

BrunoBastosPJ

Você tem que começar com um passo de cada vez :wink:

É possível fazer uma conexão com banco de dados usando o Netbeans e o JavaDB por exemplo com apenas um click, mas é isso mesmo que você quer?

Pense só no futuro da sua aplicação, se você tiver um problema que a IDE não saiba resolver com um só click?

Depois que você souber fazer uma conexão de olhos fechados, não vejo porque não utilizar uma ferramenta que faça você agilizar este processo, mas no começo é interessante escrever estar linhas de código.

Por fim para não te deixar com aguá na boca, tem um artigo bem legal aqui que mostra como usar o JavaDB com o Netbeans apenas clicando no botão “connect”

A

Muito obrigado pela resposta.
Na verdade o problema não é digitar linhas de código, mas preciso entender a diferença entre as duas coisas…

Programo em Delphi, e essa mudança pro Java tá acabando comigo. Mas vamos em frente

Obrigado!

V

André, imagino pra você como é dificil de migrar de uma Plataforma como o Delphi para o Java, no inicio eu também tive a mesma dificuldade de entender como seria programar em uma linguagem onde tudo é na base do braço. Mas ja estou a 5 anos com o JAVa e nenhum momento fiquei desapotado com a linguagem.Te desejo boa sorte.Precisando posta suas dúvidas aqui no portal. :grin:

A

vicentegm, vc tem razão, está sendo difícil mesmo, principalmente pra quem está acostumado a criar telas interligadas a banco de dados com poucos cliques. Creio que eu ainda esteja na fase anterior a de iniciante, ainda tentando entender a utilidade, desempenho e potencial do java.

Obrigado pelo apoio!

D

André, te entendo bem, pois programei um tempo em Delphi (1 ano) e migrei para o Java (a uns 3 anos). Como foi comentado, no Java muitas coisas são no braço (quase tudo), não se tem muito o que arrastar de barras de ferramentas e configurar eventos como no Delphi. No Java temos o SWING para desenvolvimento de aplicações gráficas, que utilizado via NetBeans fica lembra o estilo de programar do Delphi (quanto a IDE).
Particularmente iniciei no Java com um livro básico (Aprenda em 21 Dias Java 2), mas que mostra um bom overview sobre o Java:
http://www.submarino.com.br/produto/1/297210?franq=260173

A

Diegohagg,

Me interessei pelo livro…

Se mais alguem souber de um bom livro para iniciantes em Java gostaria que postassem aqui.

Obrigado!

A

Ola !

Tambem sou iniciante em java.

Na faculdade é a linguagem de programação utilizada no bacharelado em SI.

Te indico um bom livro, que estou estudando agora que é: JAVA 2 - Fundamentos, Swing e JDBC do autor Ivam Mecenas

Procurei varios livros, inclusive o Aprenda JAVA em 21 Dias, mas este foi o mais didatico e objetivo. Realmente comecei a entender.

Ainda estou patinando um pouco no entendimento de Metodos, mas ja comecei a entender um pouco melhor.

Veja este livro e se gostar, bom proveito.

Sucesso !

A

aantonov,

Obrigado pela dica!

Criado 12 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 18 de fev. de 2009
Respostas 8
Participantes 5