Cadastro de Imagem com JSP no banco de dados

7 respostas
snowblacksoul

Pessoa eu tenho um código que faz o upload da imagem em meu banco de dados,só que ele está gravando em texto e não imagem como posso acerta isso sem servlet somente com JSP, há essa possibilidade.

7 Respostas

S

Cara, nunca fiz isso, mas provavelmente ficaria gambiarra, talvez com Scriptel eu acho, mas porque você não faz esse tratamento na ação do cadastro, mesmo porque não se deve juntar view e lógica.

christianovale

Realmente, amigo, é uma boa pratica vc separar o controle da sua aplicação da parte de visao.

Como voce criou na base de dados o campo para guardar a imagem? BLOB ou CLOB ?

Dê uma olhada no exemplo do link abaixo.

Ele mostra como fazer o upload de uma imagem para o servidor de duas maneiras: 1 -Guardando a imagem em um Campo BLOB do BD ou 2- Guardando a imagem em um diretorio e no BD apenas o caminho par a imagem.

Quando o artigo foi escrito o Commons-FileUpload ainda estava em uma das primeiras versoes, mas o exemplo é funcional.

Se quiser utilizar uma versao mais recente do Commons-FileUpload dê uma olhada na API em http://commons.apache.org/fileupload/

Abraços.

Sucesso.

snowblacksoul

Cara valeu mesmo pela dica , é que ainda não acostumei com servlet, quer dizer ainda não entendi muito bem, tenho sempre que passar pela servlet?!

christianovale

Sim, é uma boa pratica. Procure por artigos que mostram (explicam) como implementar o padrao MVC (Modelo - Visão - controle).

Basicamente: JSP --> use apenas para visao, ou seja, apresentar os dados para o usuario
SERVLET —> Use como o controlador da sua aplicação, ou seja, quem vai tratar a requisição e para qual pagina será direcionado depois do processamento.
MODELO —> Coloque aí as regras de negocio da sua aplicação ( Não coloque regras de negocio ou processamento pesado no codigo do servlet. Delegue esta prte para seus objetos de negocio)
DAO —> finalmente crie classes especificas para acesso aos dados do seu SGDB

Dica de leitura:
Livro: Core Servlets e Jsp
Artigos: Existem milhares de artigos (até mesmo no proprio GUJ) sobre Servlets, JSP e pardrao MVC. A grande maioria muito bons.

Abraços.

Sucesso.

snowblacksoul

só que agora não acho pra importa

import org.apache.commons.fileupload.FileUpload;

já baixei o arquivo coloquei na pasta do apache e do Netbeans onde esta o projeto mas nada!! como faço?

christianovale

Não conheço bem o NetBeans, mas tente colocar o Arquivo JAR na pasta Lib da sua aplicação (ou em qualquer outra pasta que vc estiver usando para guardar os jars da sua aplicação) e configurar o BuildPath ( pelo menos no Eclipse se faz assim, hehehe)

Ahh, só mais uma coisa, Na época eu me esqueci de citar no tutorial ( e só me lembrei vendo os comentarios ), vc vai precisar colocar tambem o commons-io.jar para o Upload funcionar.

snowblacksoul

Cara nã deu nada certo!! na verdade não sei patavina nenhuma de como fazer!! to perdidaço

Criado 6 de março de 2009
Ultima resposta 6 de mar. de 2009
Respostas 7
Participantes 3