Ae pessoal preciso de uma ajudinha.
presico fazer um sistema de controle de itens, tipo assim.
controle de itens:
cadastro de questoes.
-cad. disciplina
-cad. assunto -
-cad. item
tem q ter o cadastro das disciplina e dos assuntos.
questão - enunciado
- alternativas para cadastrar 5 alternativas e indicar as alternativas verdadeiras.
ate agora fiz isso sera que to no caminho certo? alguém pode me dar dicas. ha depois preciso fazer a interface grafica tbm mais primeiro tenho que fazer funcionar pode ate ser com System.out.println.
Boa tarde Renatosantos .
Cara vc poderia usar alguns designer patterns.
Da uma olhadinha no DAO.
Irá te ajudar bastante.
Abraço
tguerra
Oi, Renatosantos.
Não há detalhe de implementação (de quais estruturas usar e etc…) no teu enunciado?
Renatosantos
Valeu cara to dando um olha sobre DAO, já abril minha mente! :thumbup:
Renatosantos
Oi, Renatosantos.
Não há detalhe de implementação (de quais estruturas usar e etc…) no teu enunciado?
Explicando, cadastro de itens.
1 primeiro tenho que cadastrar uma disciplina, Tipo.
MATEMATICA
2 depois cadastrar um assunto, tipo.
-quanto é 1 + 1?
3 depois as respostas e qual a correta.
A- 1
B- 2 //CORRETA
C- 3
D- 4
E- 5
E como implementar? Da melhor maneira possível.
(sou novo na linguagem e precisa ser bem simples msm, ainda não sei fazer programas com conexão com BD).
pedruhenrik
antes de começar a implementar EU modelaria disciplina,assunto,questões e seus relacionamentos.
dps iniciaria os cruds básicos, interface gráfica.
e tb planejaria o funcionamento do sistema, como acessar?(é web?) com o fluxo das informações? tem perfil de usuário?
att,
Renatosantos
Outra coisa é que ainda não estudei conexão com banco de dados, só POO basica msm! alguém me responde se tem como fazer sem conectar com banco de dados?
e como preencher os metodos
public void cadastraDisciplina()
{
}
public void cadastraQuestao()
{
}
public void cadastrarRespostas()
{
}
pedruhenrik
ate tem como sim, porem td vez q executar a aplicacao vc deve cadastrar e relacionar as informacoes basicas antes de comecar a cadastrar e responder as questoes.
att,
caio_sope
Cara… sugiro que vc faça como o “pedruhenrik” falou. Primeiro modele suas classes. Depois você pensa na implementação dos métodos e interface gráfica.
Tem como fazer sem banco de dados sim. Sugiro que você comece criando os métodos de cadastro, que vão guardando as questões cadastradas na memória.
Depois você implementa as funcionalidades de utilização.
Mas seria legal utilizar Banco de Dados hein. Dá uma pesquisada. Utilizar JDBC é bem facinho…
Valeu!
Renatosantos
Valeu acho melhor da uma estudada em como conectar com BD . :thumbup:
Mais tipo ainda não sei bem como modelar disciplina,assunto,questões to um pouco perdido ainda.
caio_sope
Neste caso dá uma estudade em análise OO. São classes bem simples de modelar. É bom quebrar a cabeça um pouco pra pegar o jeito. Só estudar diagrama de classes mesmo.
Renatosantos
Poderiam me dizer se as classes la em cima tão no ramo certo???
caio_sope
Cara pelo que eu entendi:
Cadastro = Sistema.
Disciplica = Disciplina (ex: matematica)
Assunto = Questão.
Item = Resposta da Questão.
É mais ou menos isso?
Renatosantos
Como eu disse, estou pensando assim vai ter um telinha com o nome cadastrar item, dai vai ter:
cadastrar disciplina, questão e respostas (5 opções e uma correta).
esse item vai ser guardado. como, sei la, Item1.
mais ou menos assim! :thumbup:
caio_sope
Entendi cara…
Olha… eu criaria mais classes… pensando em modelagem de dados mesmo. Criaria classe “Disciplina”, classe “Questao”, etc…
Agora eu to na aula então não posso ajudar muito… mas acho que é bom ir por esse caminho.
Renatosantos
Valeu pela ajuda! Brigadão pelas dicas. :thumbup:
Renatosantos
Pessoal voltei aqui para pedir uma ajuda básica! onde acho uma apostila ou site que fala sobre conexão de banco de dados em java!?? procurei na Internet mas não achei nada explicando passo-a-passo!
queria saber como faço para conectar, inserir coisas, buscar coisas e fechar um programa!
pedruhenrik
já olhou as apostilas da Caelum?
att,
Renatosantos
Aê pessoal, to com uma dúvida a respeito de interface gráfica!
fiz algumas classes, uma tem um método para listar itens e a outra para chama e mostra os itens. minha duvida é como fazer uma classe tipo "JFrameListar" com interface gráfica que mostre os itens selecionados!? :!: :?: :wink: :wink: :wink:
public List<cadastro_itens> getList() {
try {
List<cadastro_itens> cadastros = new ArrayList<cadastro_itens>();
PreparedStatement stmt = this.connection.prepareStatement("select * from BD.cadastroItens");
ResultSet rs = stmt.executeQuery();
while (rs.next()) {
cadastro_itens cadastro = new cadastro_itens();
cadastro.setId(rs.getLong("id"));
cadastro.setDisciplina(rs.getString("disciplina"));
cadastro.setQuestao(rs.getString("questao"));
cadastro.setResposta(rs.getString("resposta"));
// adicinando o objeto à lista
cadastros.add(cadastro);
}
rs.close();
stmt.close();