Bom o padrão de desenvolvimento web é o MVC, da uma pesquisada na net que você encontra muita coisa sobre isso. Sobre a parte do padrão a utilizar,isso vai de você, tem gente que faz o cadastro e outra pagina com consulta, as vezes os dois numa pagina só, vai depender só de você. No javasemcafe tem vários exemplos muito bem explicados sobre desenvolvimento web com primefaces, eu comecei la e estou indo muito bem
o padrão do jsf é mvc. Se está referindo a padrão de interface, ai o assunto fica mais complicado.
Mas um recurso que tenho visto ser utilizado é a consulta apresentar-se em uma tabela, onde ao lado de cada registro existirá um botão de comando no padrão prime para alterar e excluir.
Caso o usuário clique em excluir, o registro serã simplesmente apagado e a tabela re-renderizada.
Caso clique em alterar, o usuario será redirecionado para uma pagina destinada para alterar o registro, onde carregará os dados em um formulários editável.
Nessa tela, quando usuário clicar em alterar, ele será redirecionado para aquela tela da consulta onde todos os registros são relacionados em um tabela, agora, com suas alterações inseridas.
Quem vai definir esse padrão de interface será você ou seu cliente.
Já desenvolvi telas de CRUD completo na mesma pagina, usando ajax e renderizando a tela conforme a seleção do usuario, e controlando com o managed bean em que estado estava por requisição de cliente, assim como tela de consulta por filtros e dessa navegando para uma edição de algum item selecionado ou o cadastro de um novo.
Ambos podem ser bons se feitos para atender aos requisitos do sistema desenvolvido.