Olá, sou nova em java e estou na dúvida: faz sentido criar um construtor para um cadastro?
Desde já, agradeço.
(preciso cadastrar funcionários num programa e conectar ao banco depois…)
Bom dia, desculpa mas eu pelo menos não entendi muito bem o que você quer fazer, mas uma classe sempre vai precisar de um construtor mesmo que vazio.
Que programa é este que você mencionou, você que está desenvolvendo?
Crie uma classe que represente o funcionário, manipule ela por meio de um interface de usuário como um JFrame e posteriormente salve no banco de dados.
Explique um pouco melhor a situação e poste o que você já fez.
Este programa é destinado para a disciplina de linguagem de programação, mas também como estágio. Tenho que criar um sistema para armazenar informações dos servidores da escola (professores, professores substitutos, técnicos e estagiários) e gerar esses relatórios:
Servidores por categoria
Servidores por coordenação
Servidores por qualificação
Servidores Desligados
Aniversariantes do mês
Programação de férias anual
Programação de férias mensal
Até agora eu fiz o banco no mysql e no netBeans fiz uma classe chamada Pessoa e outra chamada Servidor. Na classe Pessoa (classe mãe), coloquei todos os atributos genéricos que os funcionarios tem em comum (nome, cpf, telefone…), criei um construtor para inicializar todos eles, os métodos getters e setters. A classe servidor herda esses atributos em comum e ainda tem seus próprios atributos e métodos.
Então o que só fiz até agora foi usar o conceito de herança, os métodos modificadores e construtor, além do banco.
Esses são atributos da classe Pessoa(), atributos da classe funcionario seria:
Matricula, cargo, carga horaria, admissão, demissao etc.
Sim, fiz isso
Para te ajudar com essa questão pelo fórum isto aqui vai ficar gigante, pois um sistema assim não é muito complexo, mas também não simples de se explicar com palavras pelo fórum.
Se quiser estou a disposição.
certo, muito obrigada! Irei fazer e qualquer coisa peço ajuda
Muito obrigada pela ajuda e disposição!
Qualquer coisa peço ajuda também
Volte alguns passos, modele o que você imagina que seja o sistema (pode ser no papel mesmo, crie as classes que acredita que vai usar, tente identificar as relações entre elas.
É importante esmiuçar ao máximo o que quer fazer, a fim de ter a visão mais ampla possível.
Valeu pela dica!