Caelum e NetBeans - Problemas na Execução do Programa

8 respostas
Michael_Willy

Olá pessoal da GUJ! Meu nome é Michael Willy e estou iniciando minha jornada na plataforma Java! Possuo conhecimentos de programação (GML) e agora pretendo aprender Java. Percebi que estou no lugar, ou melhor, no fórum certo!

Acredito que a pergunta que farei agora, muitos iniciantes já perguntaram por aqui. Já dei uma boa pesquisada pelo fórum, mas acho que não foi o suficiente.
Estou estudando Java pela apostila da Caelum e usando o IDE NetBeans 6.9.1. Surpreendi-me com a estrutura da apostila, mas agora eu enfrento problemas com ela.
Logo no inicio, ela cita algumas IDEs e recomenda iniciar o aprendizado pelo “Bloco de Notas”, criando os códigos e compilando pelo DOS usando o “javac”. Consegui configurar o DOS para que reconheça o comando javac (ele funciona, pois retorna os comandos ao escrever apenas javac), mas não consigo de jeito nenhum compilar o programa. Foi ai que eu desisti e comecei a usar o NetBeans.
Comecei e escrever o primeiro código da apostila:class MeuPrograma { public static void main(String[] args) { System.out.println("Minha primeira aplicação Java!"); } }Mas ai, o programa retorna 10 linhas de erro…
A única maneira que eu consegui executar o exemplo foi criando aquela ?estrutura base? e colocando o comando System.out.println() dessa maneira:package javaapplication9; public class Main { public static void main(String[] args) { System.out.println("Caelium - Problemas!"); } }Gostaria de saber por que o esse erro acontece no NetBeans, e é claro, resolve-lo. Quero escrever meus códigos sem uma estrutura base para que eu possa aprender melhor.

Espero ter sido claro, desculpem-me por alguma coisa que tenha feito de errado.
Obrigado pela atenção.

8 Respostas

P

Sobre vc compilar via linha de comando vc teria que postar o que acontece quando vc executa o javac e sobre o netbeans como qualquer IDE vc precisa criar um projeto pra ele poder saber aonde fica os fontes as libs e a organização como um todo.

Michael_Willy

Usando o DOS, simplesmente não aparece nada.
Se eu escrevo assim:javac WillySimplesmente pula uma linha.

Sim, eu criei um projeto no NetBeans, acredito que possivelmente seja esse o meu erro. Quando eu crio o projeto, eu sigo esses passos:
Arquivo/Novo Projeto/(Categoria)Java/(Projetos)Aplicativo Java
Seguindo esses passos, aparece a “estrutura base”, então, eu apago tudo e escrevo do zero.

Obrigado por sua resposta.

P

1º) Digitando “javac - version” aparece uma msg informando a versão do compilador java ? *** Não digite as aspas ***

2º) Pra vc compilar na mão vc tem que colocar nome completo do arquivo e vc colocou apenas Willy e o certo é Willy.java

3º) Sobre o Netbeans na apostila fala pra vc apagar tudo do projeto? NÂO !!!

Michael_Willy
  1. Não aparece a versão. Da um erro:javac: invalid flag: - Usage: javac <options> <source files> Use -help for a list of possible options
    Percebi, acho que configurei de forma errada.

2. Se eu colocar javac Willy.java, apenas pula uma linha (acredito que seja por causa do erro citado acima.)

3. Não, a apostila não fala para apagar nada, também nao fala para por em lugar nenhum, ou seja, fazer no bloco de notas onde o texto vem puro. Eu ja consegui executar um programa colocando no conteudo (citei o codigo no post inicial), mas queria saber se era possivel executar o programa no NetBeans a partir do zero.

Obrigado por sua resposta.
8)

sergiolopes
  1. Não tem esse espaço entre o sinal de menos e “version”. Roda “javac -version”

2. Quando você roda o “javac Willy.java”, ele não gera um arquivo MeuPrograma.class?

Michael_Willy

Agora sim!
O “javac -version” funcionou perfeitamente.
O comando retornou a versão: “javac 1.6.0_24”

Sim, criou um arquivo class! Eu não tinha reparado porque pensei que o comando iria retonrar o conteudo do Willy.java, ou seja, a mensagem “Primeiro Programa!”. Mas agora ja sei que isso serve para compilar, e não executar os comandos.

Agora so resta uma duvida, como faço para ver se os codigos funcionaram, ou seja, retornar “Primeiro Programa!”?

Agradeço o por sua resposta, foi muito esclarecedor!

sergiolopes

Agora roda:

“java MeuPrograma”

• javac compila
  • java roda
Michael_Willy

Ok, agora sim consegui ver o resultado.
Infelizmente, o resultado foi um erro (o mesmo que aparecia no NetBeans, “não foi possivel econtrar o ‘main class’” ), mas isso nao vem ao caso. O que importa é que agora sei que esta funcionando e posso prosseguir meus estudos.

Mais uma vez, muito obrigado.

Criado 24 de março de 2011
Ultima resposta 25 de mar. de 2011
Respostas 8
Participantes 3