Caelum + Eclipse + Java + MySql?

Acho que o pessoal não vai gostar mas tenho que falar : baixei todas as apostilas da Caelum, e todas “redirect” os alunos para boas práticas de programação “refectory” somado a uma boa dose de ECLIPSE + MYSQL, não falando nada da facilidade das outras “NETB…”, outra coisa intrigante são os Exemplos MyDVds e Loja Virtual, todos feito para Usuários ECLIPSE, logo da para importar os projetos para o NetBeans sem problemas, não sei o por que dessa metodologia de ensino, se e para dar mas trabalho para o aluno para ele aprender como funciona a coisa ou é descaso com as outras “…”. Outro grande pecado da Caelum e não ter um curso ONLINE, nem dispor todo seu material APOSTILAS no site a preços módicos… Eu moro em Fortaleza aqui não tem Curso de JAVA, repito aqui ão tem curso de JAVA, nego aprende aqui e no PDF… Video Aula, PodCast, etc… tudo isso a Caelum poderia fazer pela comunidade ! Capacidade eles tem, por que não faz ?
Por que o VRaptor não tem Demos: como RichFaces/JSF/ICeFaces etc ?

Aqui podemos ver que tem 352 páginas só falando de PLUGINS para Eclipse !

E para Fechar:
:twisted: :evil:
?Is man merely a mistake of God’s? Or God merely a mistake of
man’s??
Friedrich Nietzsche -
[u] :twisted: :evil:

O homem é apenas um erro de Deus? Ou Deus apenas um erro de
homem?

Quem foi que escreveu isto na apostila ? TEM UM OTIMO BOM GOSTO ! ADOREI !

Bom erra isso !

Grande Abraço a Todos !

Entendi o que voce falou, mas acho que diante de boas opções de IDE’s, no caso de um curso, e mais especificamente, tem que, fatalmente, optar por uma só. Não dá para fazer uma apostila contemplando tudo.

;D

Os instrutores, cursos e apostilas da Caelum são ótimos, além disso eles efetuam correções e atualizam conteúdos com frequência.
Dúvido que com algum curso à distância se consiga a mesma qualidade.

Thiago Peter Terminei varios cursos assim, com um otimo aproveitamento !

Oi Junior, tudo bom? Vou tomar a liberdade de responder algumas de suas perguntas com relação às IDEs, ok?

A IDE é algo muito relativo, mas o importante é não se apegar apenas em uma IDE, mais importante do que isso é saber o que elas abstraem de nós. Se soubermos isso podemos mudar de IDE sem problemas. Óbvio que vão haver diferenças, uma chamará um diretório de web, outra de WebContent, uma criará um diretório chamado src, outra criará um diretório source, uma tem a tecla de atalho para a funcionalidade X em um lugar a outra tem em outro lugar… Uma o link de criar o projeto web fica em um lugar e na outra fica em outro lugar… Mas nisso tudo o mais importante é, se vc entende os conceitos, mudar da IDE X para Y não é problema. Se tivesse que ser feito uma apostila para cada IDE bem conhecida (Eclipse, Netbeans, JDeveloper e IDEA, por exemplo) acredito que perde-se o foco nos outros conteúdos técnicos que podem ser mais importantes. O que acha?

Penso que segue a mesma idéia do item anterior.

Valeu pelas opiniões Junior e continue dando feedback.

[]'s

Gostei disso :

Concordo com você IDE não é o foco da Caelum…

1 - Mas não custa nada falar que X faz assim de maneira mas eficiente.
2 - Que X pode importar os porjetos de Y.
3 - Que no mercado Struts + x + y é preferencial + hibernate
4 - Que ser rápido ‘AGIL’ e tendencia, Scrum + XP etc…, e Ficar instalando 50000 plugins e perca de tempo.

Concordo que o importante para o Aluno junior e aprender OO + java e não usar a IDE, mas temos que focar no prático no mundo real. Eu jamais faria um curso que teria que instalar 500 plugins. se pegar tudo pronto para ter mas tempo para REGRA DE NEGOCIO será melhor ainda.
etc…

oi,

na minha opinião estes cursos tem o objetivo de: passar teoria, mostrar exemplos do tipo configure umas coisinhas e rode e principalmente promover discussão entre os participantes sobre o que está sendo mostrado e principalmente onde utilizar

acho totalmente inviável você ficar entrando em detalhes técnicos tão específicos como configurar uma IDE ou fazer o setup inicial de um framework por exemplo, imagina se o instrutor tivesse que ajudar a fazer a configuração do RichFaces + MySQL + Hibernate no Eclipse ou Netbeans de uns 30 alunos??

abs

Ola Junior!

Realmente voce tem razao em alguns pontos: seria excelente se tivermos tambem o nosso material disponivel para Netbeans. Vamos ver se colocamos um apendice para mostrar que também é facil no netbeans fazer as mesmas coisas. Acho que seria excelente, ainda mais hoje em dia que o Netbeans avancou muito, e tem algumas vantagens em relacao a plugins virem num bundle.

Outra coisa: voce esta com uma versão antiga da apositla do FJ21. A nova nao tem mais esse capitulo, ja que o Eclipse vem com esses plugins todos integrados num unico download!

Esperamos em breve oferecer alguns cursos da Caelum em Fortaleza e espero conhece-lo epssoalmente.

abracos e obrigado pelo apoio

[quote=juniorsatanas] Capacidade eles tem, por que não faz ?
[/quote]

Agradecemos o elogio :). Não fazemos por uma questão de tempo: estamos elaborando novos materiais, dando consultoria e comitando em projetos open source, como o Restfulie, o Stella e o Vraptor, ai precisamos balancear o tempo e o custo. Mas, como disse, sua dica é bom, de tambem oferecer o Netbeans.

Minha humilde opinião seria colocar o projeto em Maven, fazer o aluno se acostumar com Maven e pronto. Depois, mostra o projeto sendo feito pelo Eclipse e NetBeans. Os apêndices só mostrariam como fazer X e Y em cada uma e o conteúdo não misturaria mais nada de IDE.
Eu sei que iniciante poderia achar um pé no saco o Maven, mas acho melhor começando certo do que meio certo, não acham?

[quote=juniorsatanas] Outro grande pecado da Caelum e não ter um curso ONLINE, nem dispor todo seu material APOSTILAS no site a preços módicos… Eu moro em Fortaleza aqui não tem Curso de JAVA, repito aqui ão tem curso de JAVA, nego aprende aqui e no PDF… Video Aula, PodCast, etc… tudo isso a Caelum poderia fazer pela comunidade ! Capacidade eles tem, por que não faz ?
Por que o VRaptor não tem Demos: como RichFaces/JSF/ICeFaces etc ?
[/quote]
Vender apostila nem acho negócio. Se olhar as apostilas, verá que são superficiais em exemplos e tem bastante exercícios. Fica evidente que elas precisam de acompanhamento. Agora, Curso online dá trabalho rapaz. Fora que, é bem capaz de um gravar um curso e sair distribuindo por ai. No fim, creio que o modelo que eles usem seja o mais rentável e dê o valor necessário para que mantenham os demais projetos gratuitos, inclusive este fórum ;).

Eu fundei a CAMELUM não tem nada a ver com a Caelum ! risos - tem um M <-----------------

Amigo, ate mu cachorro apredeu java + vraptor + hibernate + jquery com o material da caelum ! existe ate curso superior a distância… pq não java AGIL ? pq java de curso superior != de java para produção real ! a Caelum foca o curso para mercado… e isso que o junior quer fazer o curso e sair ganhando grana… AGIL / SCRUM / XP… não ser um cascatero academico que usa UML ate para ir ao banheiro ! mas de certo modo vc tem razão… em partes… mas EDUCAÇÃO A DISTANCIA E FATO… e a revolução da educação… PAULO FREIRE E PIAJE DEVE TAR GOZANDO no ceu com essas metodologias, Paulo Freirei inventou Scrun em plena ditadura Brasileira… Leia Pedagogia do Oprimido ou Pedagogia da Esperança…

Grande Abraço e bom Carnaval !

JuniorStanas.

bem criticas legais, mas lembre-se nada é de graça nesse mundo, vc sabe o custo que eh produzir um material desse como o da Caelum? E ainda de “graça”. E outro detalhe nao espere ser um Master com as apostilas da Caelum por exemplo, as que ja tive acesso, nenhuma delas chega abordar algo bem avançado, para isso vai ter buscar outras referencias e será www.amazon.com

flw!!

LPJava tudo bom ? não vai para a folia ?

Já viu o material da Caelum sobre Scrum ? Certificação ?

[quote=juniorsatanas]LPJava tudo bom ? não vai para a folia ?

Já viu o material da Caelum sobre Scrum ? Certificação ?[/quote]

opa! Folia que nada, ta um inferno aqui, esses trios, ate quarta-feira vou sofrer muito… o bao eh ver a mulherada que deixou a roupa em casa e usou uma roupa de tinta :D.

Bem essas apostilas ainda nao deu uma olhada nao, mas eu falo das mais tradicionais para iniciante java, jee. E quando falei acima de nao ter conteudo para ser um Master era das apostilas gratuitas. :D.

flw.

Hoje meu pedido foi atendido !
Rs