Caelum(Resolvido)

7 respostas
denisspitfire

Pessoal, estou estudando a apostila da Caelum, e na página 80. exercicio 7.7, encontrei um problema. O capitulo mensiona herança, reescrita e polimorfismo. Na parte 3 do exercicio pede para criarmos duas subclasses, estou criando então em dois arquivos diferentes as classes ContaPoupanca e ContaCorrente. Até ai tudo bem, só nao entendi o do porque criar a reescrita do método deposita. Alguem ae sabe pq?

7 Respostas

rmendes08

ContaCorrente e ContaPoupanca devem ser subclasses de uma classe Conta mais genérica. O método deposita deve ser declarado na na classe Conta, pois todas as contas permitem que você deposite dinheiro, porém, para cada tipo de conta as operações de depósito podem ser diferentes. Por exemplo, na ContaCorrente pode ser cobrada uma pequena taxa por depósito, enquanto que na ContaPoupanca o depósito pode render juros ou somar pontos para alguma promoção.

denisspitfire

Ok, cheguei a esta conclusão mas não é exatamente a minha pergunta… o problema é que… se as classes “filhas” tem métodos próprios… porque a classe “mãe” precisa ter esse método de sacar ou depositar???

Exemplo…
Se java prefere as classes filhas. Considere o exemplo.
ContaCorrente tem método saca e deposita.
ContaPoupança tem método saca e deposita.
Conta tem método saca e deposita.

Considerando que… a conta poupança sempre vai depositar e sacar na sua propria classe e a corrente também… porque fazer um método na conta que nunca será acessado?

Não sei se eu viajei muito… mas acho que seria perda de tempo fazer um método que nunca vai ser acessado.

rmendes08

Não, não é viagem não. E é exatamente para isso que existem os métodos abstratos. Com métodos abstratos você apenas declara a assinatura do método, deixando a implementação para as classes filhas. Por exemplo:

abstract class Conta{
   abstract void saca(double valor) ;
   absrtact void deposita(double valor);
}