Cahé

5 respostas
Avante

Olá a todos,

Seguinte, o que vocês me dizem do Caché ? Já lí vários artigos sobre ele, contando vantagem por ser um SGDBOO etc… mas nunca ouvi ninguém da comunidade java falar sobre ele.

Abraços,

5 Respostas

smota

Será que é porque o nome é feio? :lol: (nunca ouviu dizer que nomes em Java são sempre engracadinhos :lol: )

D

Opa…
esse eu conheço, a InterSystems, desenvolvedora do Caché, é cliente nosso.

O Caché é um banco de dados pós-relacional.
Eles não cansam de falar que o Caché é o melhor banco pra quem trabalha com Java.

O Caché 5 oferece suporte a Enterpise Java Beans de uma forma diferenciada, permitindo o compartilhamento de funcionalidades dentro de uma estrutura Java. A nova versão do Caché automatiza os BMPs (Bean Managed Persistance), sem necessidade de mapeamento manual entre classes Java e tabelas relacionais. Isso garante altíssima performance e torna o desenvolvimento muito mais fácil do que qualquer CMP (Container Managed Persistance) do mercado.

Mais info em: http://www.intersystems.com.br/cgi-bin/nph-mgwcgi?MGWLPN=ISC&wlapp=isc&guid=bxZ1tGGp1LCE5gXh7zB1CKAIdjssSh

O Caché pode ser tmb um servidor de aplicação e possui várias ferramentas para ajudar no desenvolvimento, tem um Caché Webserver, que utiliza CSP (Cache Server Pages).

Conheço pessoas que utilizam o Caché 4, versão anterior e esses não falam muito bem do banco. A Intersystems mesmo admite que a versão 5 está MUITO melhor, no site deles dá pra pegar um demo.

Achei q a documentação não é lá essas e pode deixar o desenvolvedor na mão mas em geral parece realmente interessante…

Caché: http://www.intersystems.com.br/cgi-bin/nph-mgwcgi?MGWLPN=ISC&wlapp=isc&guid=nai5DRWueVPxuxq8jglivwviqPrSA8
InterSystems: http://www.intersystems.com.br

PS: Cuidamos da “comunicação” deles, não trabalho diretamente com o Caché!
[]'s

dukejeffrie

Eu mexi com um pouquinho do Caché 3, bastante com 4 e um pouquinho com 5.

A versão do caché 5 com que eu mexi não tinha transações. Ou melhor, não tinha begin/commit/rollback.

Se vc não tiver que escrever Caché Server Pages, vc é uma pessoa feliz. Já não lembro mais em que linguagem ela é baseada, mas…

1. a identação influencia
  2. else é separado do if. Separado no sentido que só existe um flag no sistema inteiro, então algo assim:
if mytest
  if another
     set mytest = false
     print "bla"
  else
     print "blu"
else
  print "bli"

imprime “blu” ou “blabli”. Bom, não sei mais em que pé está. Mesmo que isso não seja um problema, vc tem a liberdade de abreviar keywords (essa é linda):

w = while
i = if
e = else
q = quit (return)
s = set

Vc tem que ter programadores muito comportados trabalhando com vc.

Sei que o Caché 5 é 100% objetos (não tem nada relacional por trás, o 3 era 80% relacional por trás).

Também sei que pra sisteminha burro (aquele feijão-com-arroz “lê do banco e mostra, recebe um post e salva”), ele é bem rápido.

Na apresentação do 5, vi que vc pode escrever métodos em Java, Basic, CSP ou mais uma outra linguagem que eu não lembro. É a dotinetização deles. Parecia muito bem feita, mas em showcase é tudo lindo.

Enfim, eu não tenho vontade nenhuma de usar, mas considero um sistema que amadureceu e se ele aparenta ser uma opção atraente pra sua empresa, vale a pena experimentar.

[]s!

Avante
w = while 
i = if 
e = else 
q = quit (return) 
s = set

Isso não é nada, alguém já viu declaração de variavel do tipo int(5,2) ?!

cv1

Ugh. Duplo ugh.

Criado 16 de março de 2004
Ultima resposta 18 de mar. de 2004
Respostas 5
Participantes 5