Caindo fora de TI

Salve!

Tenho observado em alguns tópicos por aqui a insatisfação geral pelos salários oferecidos aos programadores. E com razão, vemos muitas ofertas ruins, baixos salários, uma desvalorização geral dos profissionais de TI. Eu também estou nesse mercado maldito, trabalho há anos na programação e nunca passei dos 3 mil, além de já ter passado por fábricas de software e aprendido na prática como é ser peão.

Mas estive observando outras profissões e parece que o pessoal de outras áreas estão em situação muito, mas muito melhores mesmo que a nossa. Vejam o link abaixo das 20 profissões que pagam bem (*). Informática nem entra na lista, e para comprovar fui pesquisar na catho os salários de médico e engenheior, e realmente, os salários são muito superiores (acima de 6 mil) ao que nós com informática poderiamos um dia chegar.

Nesse site do link, li também os comentários e muita gente parecia discordar com os valores dizendo estar ganhando mais do que aquilo… Uma médica lá disse ganhar 12 mil, poxa… quando vamos ganhar esse valor? Vi recentemente uma vaga para Gerente de projetos que pagava 6 mil, mas tinha de ter certificação, 10 anos de experiência, pós-graduação etc… Desanima não? O que temos observado é que as empresas no geral estão arrouxando os salários de TI cada vez mais.

O jeito é cair fora, mas está difícil decidir qual área escolher, são muitas opções e incertezas. Uma objeção em mudar de área seria começar de novo por baixo e ganhar menos… porém, eu com anos e anos de experiência ainda ganho pouco, então sobre cair a renda não seria lá um grande problema. E se eu escolhesse certo dessa vez, o retorno iria compensar. Há outro problema, estou beirando os 30 anos, realmente não sei se isso seria um problema de empregabilidade.

Seria boa idéia mudar de área nessa minha idade? Conhecem algum caso de alguém que mudou e se deu bem?

*http://www.insoonia.com/as-20-profissoes-mais-bem-paga/

A grama do vizinho eh sempre mais verde.

Nao sei de onde saiu esta lista, nem sei como foi montada, mas tem algumas coisas bem esquisitas ali.

Profissional de ciencias contabeis e administracao em media ganha menos que nos. Bem menos. Conheco aos montes, que trabalham no “faturamento” de alguma empresa e ganham uma merreca. Contadores entao, o salario inical deles chega a ser comico, voce só nao ri de pena do coitado. E a escalada nessa area eh bem dificil. Ou o cara entra numa empresa grande, ou abre seu proprio escritorio e pena por anos ate comecar a ganhar dinheiro, ou ganha uma miseria mesmo.

Voce nao vai encontrar muitos contadores por ai, trabalhando em escritorios contabeis ou empresas de medio porte ganhando 4 ou 5k por mes, coisa que para nós eh comum.

Agora se voce for comparar profissionais com mestrado e doutorado a coisa muda de figura, mas nesse caso, compare com os nossos “tops” e voce vai ver que os salarios nao sao tao discrepantes assim.

Fala fera!

Essa é uma questão polêmica, mas tenho notado alguns fatores:

As vezes no local onde você se encontra já está superlotado de profissionais que tem essa mesma expertise aí realmente o mercado acaba barateando.
Existe o problema dos “curiosos” que desvalorizam o valor dos profissionais sérios cobrando valores pequenos por obras malfeitas
Outro problema é a ausência de um órgão regulador para profissionais de TI como a OAB existe para os advogados, o que nos valorizaria mais

Enfim, uma série de fatores, mas creio que isso é muito relativo, pois com certeza existem profissionais de TI que ganham bem

Uma das soluções que vejo é começar a investir tempo e aprendizado em outras áreas dentro de TI (dependendo da sua disponibilidade, claro) o que destacaria você como profissional e te agregaria mais valor.
Outra solução seria você estudar para passar em um concurso como profissional de TI em uma empresa que possua um plano sério de cargos e salários e que soubesse valorizar profissionais experientes.

Abraços,

Para você, acho, que a vida de TI se resume apenas a salários; ao menos, essa foi a impressão que passou. Me corrija se eu estiver errado.

Eu já penso um pouco diferente. Acredito que ganhar bem é mais consequência do que finalidade. Não vou fingir que dinheiro não é importante, pois num mundo onde daqui a pouco irá até se cobrar para respirar, então, não podemos nos abster disso.

Confesso que também já me decepcionei um bocado com a área. Acho que há uma desvalorização e salários são geralmente baixos. O nível de estresse é elevado, mas ainda considero que há coisa pior por ai, mesmo, nossa área não sendo um mar-de-rosas.

Se for mudar de área pensando apenas na grana, acho que você nada mais vai fazer do que ficar dando murro em ponta de faca. Antes de tudo, tenha prazer no que faça, sinta-se bem no que está fazendo e onde está fazendo, isso conta bastante. Não adianta nada fazer algo que não gosta, pois nunca irá ter o retorno sonhado.

Na boa…não sei qual é o seu problema…mas com certeza não pode ser no mercado. 3 mil é salário de júnior. Em média a faixa é bem maior. Não critico de forma alguma a minha profissão, pois tudo o que consegui de melhor na vida veio por ela. O dinheiro é consequência de um bom trabalho e o olho no mercado. Sempre atento a mudanças. Hoje trabalho mais com soluções IBM. Na minha opinião esse será um futuro promissor já que Java tem se tornado cada vez mais plataforma. Quanto a idade…leia esse tutorial abaixo e depois conversamos.

Cara,

Eu parei de ler no primeiro parágrafo, porquê ali já vi uma coisa. Acredite: se você não subiu de cargo ou passou a ganhar mais, a culpa é COMPLETAMENTE SUA.

[]'s

Mandou bem!!!

[quote=YvGa]A grama do vizinho eh sempre mais verde.

Nao sei de onde saiu esta lista, nem sei como foi montada, mas tem algumas coisas bem esquisitas ali.

Profissional de ciencias contabeis e administracao em media ganha menos que nos. Bem menos. Conheco aos montes, que trabalham no “faturamento” de alguma empresa e ganham uma merreca. Contadores entao, o salario inical deles chega a ser comico, voce só nao ri de pena do coitado. E a escalada nessa area eh bem dificil. Ou o cara entra numa empresa grande, ou abre seu proprio escritorio e pena por anos ate comecar a ganhar dinheiro, ou ganha uma miseria mesmo.

Voce nao vai encontrar muitos contadores por ai, trabalhando em escritorios contabeis ou empresas de medio porte ganhando 4 ou 5k por mes, coisa que para nós eh comum.

Agora se voce for comparar profissionais com mestrado e doutorado a coisa muda de figura, mas nesse caso, compare com os nossos “tops” e voce vai ver que os salarios nao sao tao discrepantes assim.[/quote]

Concordo com você, só não em relação ao profissional com mestrado e doutorado. Uma vez fiz um estagio e meu chefe era engenheiro agrônomo. Na época ele ganhava R$ 1.500,00 isso foi a uns 9 anos. Quando descobri o salário dele sai fora. Seis meses depois tava fazendo e estágio em outra empresa e ganhando quase o mesmo que ele!

A única coisa que vejo que beira a realidade ali é o salário de médico e de engenheiro. Meu co-cunhado é médico e ganha mais do que informa ali. Já trabalhou no interior e chegou a ganhar 15.000 ele é só clínico geral, ou seja só tem a graduação! Engenheiro também está próximo da realidade, um engenheiro júnior (mecânico, elétrico/eletrônica, civil) ganha em torno de R$ 3.000, 3.500 um pleno acima de R$4.500.

Só que isso não é a toa! São dois dos cursos mais difíceis que existem. Medicina já uma guerra para entrar! O curso é extremamente puxado e tem que ter “estômago” para fazer (vai dissecar cadáver para ver o que é bom)!!!.
Engenharia já não é tão concorrido no vestibular, mas o curso é puxado (tanto quando medicina), eu sei pq fiz! Nem se compara ao curso de ciências da computação, análise de sistemas etc. Sei pq sou um dos que desistiu da engenharia e foi fazer análise de sistemas e tenho colegas que foram para ciência da computação. A minha turma quando começou tinha uns 50, e só uns 15 concluíram o curso!

Na nossa área pode se chegar a ganhar até 5.000 (conheci gente que ganhava mais, mas era em cargo de chefia). Só que para isto tem que estudar muito.
Como se explica que se tenha tantas vagas não preenchidas e com excelentes salários? Essas vagas normalmente exigem um profissional que domine a fundo determinadas tecnologias coisa que o profissional médio do mercado (esse que ganha até 3.000) não domina!

O problema que vejo é que o pessoal sai da faculdade consegue um emprego e não procura se qualificar mais! Ele apreende somente aquilo que é necessário para fazer seu trabalho através de dicas ou tutoriais na internet! Não se preocupa em apreender uma nova linguagem, não lê um livro!

Tive um colega que certa vez me contou que leu somente 2 livros na graduação dele e devido ao seu TCC. Como esse profissional pretende evoluir na carreira? Muita gente acha que só tempo de serviço que distingui um profissional junior de um pleno ou senior. Eu mesmo já estou nessa área a 8 anos e não que seja um profissional senior!

Agora me diga, o que você está fazendo para ganhar mais?

Detalhe, a fonte é o blog insoonia, um blog de humor. Não que o post não condiga com a verdade, mas a fonte da pesquisa é realmente confiável? Todos os dias vemos muitos advogados, engenheiros e etc que largaram a profissão do diploma e abriram seus próprios negócios, ganham mais vendendo cachorro quente, cerveja ou fazendo tatuagens…
Nem todos os advogados ganham milhões em cada caso defendido, nem todos os engenheiros ficam milionários construindo cidades, nem todos os arquitetos são Niemeyers…
Pesquise e veja quantos médicos ganham super salários, e quantos cobram R$ 40, 50 por consulta.

A questão é, como alguém falou ali em cima, se você não foi promovido, a culpa é apenas tua. Ou por não ter sido bom o suficiente ou por ter ficado no lugar errado, onde um puxa saco ou a peguete do chefe foi alçada à nova função.

[quote=AUser]Cara,

Eu parei de ler no primeiro parágrafo, porquê ali já vi uma coisa. Acredite: se você não subiu de cargo ou passou a ganhar mais, a culpa é COMPLETAMENTE SUA.

[]'s[/quote]
cara, eu fiz a mesma coisa ao pé da letra.

Parei no primeiro parágrafo e pensei o mesmo.

MAuauahaa

Mano, evolui seu currículo e teu cv. conheço gente que com 2 anos de programação passou dos 3 mil. ^^

Eu já ganhei bem na área, e depois que atingi certo valor eu não aceito mais vagas que paguem muito menos do que aquela média, mas mesmo assim eu penso em sair, não devido ao salário em si e não porque eu não goste (na verdade eu gosto), mas pelo acúmulo de funções que temos que fazer nos últimos anos e pelo fato de que as empresas em geral querem que nós sejamos “super-homens”. Eu sempre fui auto-didata, tenho certificações e tal mas sempre estudei sozinho por livros, só que sacrificando horas pós expediente pra aprender as coisas que seriam utilizadas em projetos sozinho. Eu acredito que as empresas deveriam nos ajudar de alguma forma, como por exempo ajudar a pagar algum curso da tecnologia que será utilizada, e não “jogar” você no projeto e você que se vire para aprender tudo sozinho (tirando o fato de que o cronograma não conta que a equipe é nova em alguma tecnologia que será utilizada). No último projeto que eu trabalhei quando eu entrei já tinha um prazo final estipulado para entrega que era de 3 meses, porém não existia levantamento de escopo do projeto. Quando comecei a fazer isso vi que tinha muita coisa pra fazer e não sabia se conseguiria cumprir este prazo. Além do fato da equipe ser pequena, dois outros desenvolvedores vinham de outras linguagens (a empresa fez isso pra não ter que contratar gente nova, então pegaram dois caras de outro projeto). Então eu tive que, ao mesmo tempo que implementava o projeto, ensinar esses desenvolvedores. Eu até gosto de explicar e tal, mas ficou tudo muito maluco com o tempo. Eu tive que fazer levantamento, análise, implementação, testar e implantar, além do fato de eles não terem na época nenhum analista de testes e também não terem webdesigner. Depois entrou outro desenvolvedor mais experiente, mas mesmo assim tinha muita coisa pra ser feita em pouco tempo. E fora que a metodologia era xGH. No final ainda “impuseram” a utilização do weblogic ao invés do jboss (que eu e o outro desenvolvedor mais experiente conhecíamos bem) simplesmente pelo fato do diretor de ti da empresa ser ex-alguma-coisa da oracle e não por motivos técnicos nem nada. Aí tivemos também que aprender a configurar o servidor, colocar ele em cluster, etc, sendo que com o jboss poderíamos ter feito isso em bem menos tempo. Resultado de tudo isso: o projeto atrasou, um dos dois desenvolvedores novos pediu pra sair, eu tive que ficar quase um ano trabalhando em média 14 horas por dia, sem feriado e final de semana, e tudo por conta de um “levantamento” mal feito pelo gerente de projetos. Depois de tudo isso eu acabei ficando doente, e depois que este projeto ficou pronto e estava implantado, percebi que o outro que começou ia pelo mesmo caminho, então eu sugeri para o gerente de projetos de adotarmos alguma metodologia mais organizada para podermos prever melhor as coisas, pedido este que foi rejeitado. Eu já estava mal de saúde e comecei a não concordar em ter que ficar em média 14 horas e ter que ficar indo de final de semana e feriado. Acabei sendo dispensado da empresa por causa disso, e já é o segundo local que eu entro que é assim. Então sei lá, talvez valha a pena trabalhar com outra coisa fora de ti, mesmo que ganhando menos, mas pelo menos tendo uma vida mais “normal” em termos de tempo, e principalmente com relação à saúde.
Estou com 29 anos e sou solteiro e fico pensando como será essa loucura toda quando eu tiver uma família. Sinceramente não sei mais se vale a pena ou não continuar com essa loucura.
Acho que se continuar assim viverei no máximo até os 40 anos.

Ai que tá o problema e não na área de tecnologia! Go horse não é exclusiva da TI, bem pelo contrário. Já trabalhei em outras aŕeas antes de vir para o setor, por isso digo que a pratica não é exclusividade nossa! Se a empresa usa GH então ela é aplicada na empresa toda. No mercado de trabalho tem muitas empresas ruins e poucas empresas boas. Mudar de área não resolve o problema, que é da empresa. Converse com seus colegas de outros departamentos, todos vão reclamar da empresa!

Nestes casos o negócio é tentar mudar a cultura da empresa, aos poucos, se isso não for possível, o negócio é mudar de empresa!

[quote=rogeriopaguilar]Eu já ganhei bem na área, e depois que atingi certo valor eu não aceito mais vagas que paguem muito menos do que aquela média, mas mesmo assim eu penso em sair, não devido ao salário em si e não porque eu não goste (na verdade eu gosto), mas pelo acúmulo de funções que temos que fazer nos últimos anos e pelo fato de que as empresas em geral querem que nós sejamos “super-homens”. Eu sempre fui auto-didata, tenho certificações e tal mas sempre estudei sozinho por livros, só que sacrificando horas pós expediente pra aprender as coisas que seriam utilizadas em projetos sozinho. Eu acredito que as empresas deveriam nos ajudar de alguma forma, como por exempo ajudar a pagar algum curso da tecnologia que será utilizada, e não “jogar” você no projeto e você que se vire para aprender tudo sozinho (tirando o fato de que o cronograma não conta que a equipe é nova em alguma tecnologia que será utilizada). No último projeto que eu trabalhei quando eu entrei já tinha um prazo final estipulado para entrega que era de 3 meses, porém não existia levantamento de escopo do projeto. Quando comecei a fazer isso vi que tinha muita coisa pra fazer e não sabia se conseguiria cumprir este prazo. Além do fato da equipe ser pequena, dois outros desenvolvedores vinham de outras linguagens (a empresa fez isso pra não ter que contratar gente nova, então pegaram dois caras de outro projeto). Então eu tive que, ao mesmo tempo que implementava o projeto, ensinar esses desenvolvedores. Eu até gosto de explicar e tal, mas ficou tudo muito maluco com o tempo. Eu tive que fazer levantamento, análise, implementação, testar e implantar, além do fato de eles não terem na época nenhum analista de testes e também não terem webdesigner. Depois entrou outro desenvolvedor mais experiente, mas mesmo assim tinha muita coisa pra ser feita em pouco tempo. E fora que a metodologia era xGH. No final ainda “impuseram” a utilização do weblogic ao invés do jboss (que eu e o outro desenvolvedor mais experiente conhecíamos bem) simplesmente pelo fato do diretor de ti da empresa ser ex-alguma-coisa da oracle e não por motivos técnicos nem nada. Aí tivemos também que aprender a configurar o servidor, colocar ele em cluster, etc, sendo que com o jboss poderíamos ter feito isso em bem menos tempo. Resultado de tudo isso: o projeto atrasou, um dos dois desenvolvedores novos pediu pra sair, eu tive que ficar quase um ano trabalhando em média 14 horas por dia, sem feriado e final de semana, e tudo por conta de um “levantamento” mal feito pelo gerente de projetos. Depois de tudo isso eu acabei ficando doente, e depois que este projeto ficou pronto e estava implantado, percebi que o outro que começou ia pelo mesmo caminho, então eu sugeri para o gerente de projetos de adotarmos alguma metodologia mais organizada para podermos prever melhor as coisas, pedido este que foi rejeitado. Eu já estava mal de saúde e comecei a não concordar em ter que ficar em média 14 horas e ter que ficar indo de final de semana e feriado. Acabei sendo dispensado da empresa por causa disso, e já é o segundo local que eu entro que é assim. Então sei lá, talvez valha a pena trabalhar com outra coisa fora de ti, mesmo que ganhando menos, mas pelo menos tendo uma vida mais “normal” em termos de tempo, e principalmente com relação à saúde.
Estou com 29 anos e sou solteiro e fico pensando como será essa loucura toda quando eu tiver uma família. Sinceramente não sei mais se vale a pena ou não continuar com essa loucura.
Acho que se continuar assim viverei no máximo até os 40 anos.[/quote]

Acho que você não era CLT, mas sim esses PJs e Freelances da vida. Já participei de um projeto de “3 meses” que acabou se transformando em 1 ano, esses “3 meses” se deve por causa da informalidade. Só é permitido por lei trabalho temporário até 3 meses, depois o empregador é obrigado a registrar ou, como acontece na maioria das vezes, burlar o sistema trabalhista contratando como PJ. Contratação como PJ não passa de uma sacanagem do empregador para não pagar impostos e direitos do trabalho. Além disso, quem trabalha 14 horas por dia é um escravo.

Salário inicial de Engenheiro júnior clt : 3 mil, 6 horas.
Salário inicial de Programador júnior clt: 1 mil, 8 horas. (No seu caso 14 horas).

esse negócio de querer abandonar a area de desenvolvimento de sistemas é a própria definição da Síndrome de Hotel California.

bem nao sei onde tu tá, mas 3 mil é um salário inicial em muitos locais. Eu acho a area de TI uma das melhores do que temos. Há bastante oportunidades e com salarios que depende de vc. Saber negociar é uma arte. E conheci muitos profissionais de TI que não sabem negociar, estão muito fechado na area técnica e quando vai sentar com o cara de negócio, simplesmente não sabe nem definir o quanto ele quer. E o pior o cara aceita qualquer coisa pq fica preocupado com conta à pagar no mes que vem. Eu olho para outras areas e vejo que há sim salarios altos, como médicos e talz, mas não é para qualquer médico que só tem bacharelado, em TI é a mesma coisa. As empresas de TI hoje não contratam mais somente pelo conhecimento técnico como era alguns anos atras, onde o cara que sabia explicar a diferença dos processadores era um “Deus” isso acabou e faz tempo. Enfim, eu não saio da area de TI por nada, dificil ficar desempregado, vagas é o que mais tem no mercado e salários bons. Até para quem está em inicio de carreira tem um salário bom. Tem estagiario ganhando 1.000 + beneficio + experiencia. tá ruim eh? Quando comecei com estágio ganhava 0.000 ainda pagava o bus para ir e feliz da vida.

IT nao eh pra todos … nao gostou, vai pra outra area. Simples assim !!

[quote=jakefrog][quote=AUser]Cara,

[]'s[/quote]
cara, eu fiz a mesma coisa ao pé da letra.

Parei no primeiro parágrafo e pensei o mesmo.

…[/quote]

eu vi o titulo do tópico, o primeiro paragrafo, a quantidade de posts… e parei por ai também, fui pros outros comentários (vi que ja teria uma previa bem mais rápida do que se tratava…).

ultimamente o guj ta … com F maiúsculo.

Com já disseram aí, a culpa é completamente sua.

Estude mais, faça cursos, invista na sua carreira e seja bom no que faz.
Se você for bom, pode ter certeza que irá ganhar bem.

Um amigo meu que fez cursos, estudou e correu atrás hoje ganha 9k CLT pra ser um “mero” desenvolvedor Sênior, com 13 e 14 salários, PLR, todos os benefícios de um CLT e ainda estão pagando a pós dele. Tudo depende de você amigo.

Oi amigo,

Envia uma cartinha para o “a sua carreira” com a Vicky Bloch do Band News, eu a escuto todas as manhãs, talvez ela possa lhe ajudar!

[]'s

eu acabei de me formar nessa area tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas
infelizmente nao tenho experiencia na area de programacao e esta sendo muito dificil
pra mim comecar principalmente na minha area de programacao estou como
analista de suporte em uma empresa de informatica obrigada.