Salve!
Tenho observado em alguns tópicos por aqui a insatisfação geral pelos salários oferecidos aos programadores. E com razão, vemos muitas ofertas ruins, baixos salários, uma desvalorização geral dos profissionais de TI. Eu também estou nesse mercado maldito, trabalho há anos na programação e nunca passei dos 3 mil, além de já ter passado por fábricas de software e aprendido na prática como é ser peão.
Mas estive observando outras profissões e parece que o pessoal de outras áreas estão em situação muito, mas muito melhores mesmo que a nossa. Vejam o link abaixo das 20 profissões que pagam bem (*). Informática nem entra na lista, e para comprovar fui pesquisar na catho os salários de médico e engenheior, e realmente, os salários são muito superiores (acima de 6 mil) ao que nós com informática poderiamos um dia chegar.
Nesse site do link, li também os comentários e muita gente parecia discordar com os valores dizendo estar ganhando mais do que aquilo… Uma médica lá disse ganhar 12 mil, poxa… quando vamos ganhar esse valor? Vi recentemente uma vaga para Gerente de projetos que pagava 6 mil, mas tinha de ter certificação, 10 anos de experiência, pós-graduação etc… Desanima não? O que temos observado é que as empresas no geral estão arrouxando os salários de TI cada vez mais.
O jeito é cair fora, mas está difícil decidir qual área escolher, são muitas opções e incertezas. Uma objeção em mudar de área seria começar de novo por baixo e ganhar menos… porém, eu com anos e anos de experiência ainda ganho pouco, então sobre cair a renda não seria lá um grande problema. E se eu escolhesse certo dessa vez, o retorno iria compensar. Há outro problema, estou beirando os 30 anos, realmente não sei se isso seria um problema de empregabilidade.
Seria boa idéia mudar de área nessa minha idade? Conhecem algum caso de alguém que mudou e se deu bem?