Caixa de Mensagem em JSP

Tenho uma página de Login em JSP e queria que se o usuário errar a senha mostre uma Caixa de mensagem. Como faço isso??

Vc pode exibir um alert em javascript ou montar um table em html.

Como está sendo processada sua regra de negócio???

Tem algumas opções…

quando você faz a validação, voce pode dar um forward pra uma página de erro, se a senha estiver errada.

Você pode também retornar para a mesma página, e ter um <c:if> testando se existe alguma mensagem de erro.

Existem também a possibilidade de interação com o javascript, aí voce vai ter que usar ajax.

A página está usando atualmente o esquema de se errar a senha vai para outra página. Mas eu queria mudar para em vez de exibir outra página exibir essa caixa de mensagem.

Vc tá utilizando JSP puro? Ou utilizar Servlets ou Algum Framework???

JSP puro

opa… tipo isso aqui? http://www.eticasolucoes.com.br:8080/Intranet/

tenta fazer login ai, vai aparecer uma msg de erro

Creio que vc não possui classes de negócios, então vamos implementar um padrão do POG. veja mais em: http://desciclo.pedia.ws/wiki/POG

<%

String login = request.getParameter(“login”);
String senha = request.getParameter(“senha”);

ResultSet rs = st.executeQuery(“SELECT * FROM USER WHERE login=’”+login+"’ and senha=’"+senha+"’");

if(!rs.next){
%>
<script>alert(‘Erro no login!!!’)</script>

ou

&lt;span&gt;Erro de login&lt;/span&gt;

&lt;%

}
rs.close();
st.close();
%>

É uma solução, por favor sem comentários sobre este trecho de código!!!

Cara, é uma solução!!! Nada recomendada… Qual o seu conhecimento em Desenvolvimento WEB???

Se vc quiser, pode criar um servlet para processar sua validação!!!

Pode anexar um atributo no request do servlet e dar um dispatcher para a página de login.

Ae vc pode validar o atributo que foi setado no escopo de request para exibir a caixa de mensagems!!!

Tivemos que aprender JSP para fazer essa página aqui no trampo. Vou aprender corretamente esse semestre na Facu.

Então, o que lhe passei pode ser implementado!!!(Com os devidos ajustes de segurança)

É melhor vc trocar o “Statement” por “PreparedStatement”

Depois, com calma vc aprende Servlets e refaz este modelo de autenticação!!!

Falow!!!

eh… soh tente separar bem as coisas, java script de um lado, html de outro, jsp em ourto e servlet em outro, senão vira um monstrinho dificil de dar manutenção igual um que tenho aqui no trabalho, jsp, java, e javascript tudo num arquivo soh… eh foda…

Usei o e deu certo. Valeu!!

Estou criando um cadastro em Java EE com JSP e Servlets:
O JSP com um Form HTML chama a Classe Servlet e mostra uma mensagem que o Cadastro foi realizado com sucesso.
Estou usando a Classe JOptionPane.showMessageDialog();
O Problema é: A Mensagem sempre a primeira vez que é chamada aparece atras do Browser parecendo que a página travou.
Após minimizar o Browser e dar OK na mensagem. Daí pra frente enquanto o browser estiver aberto ela aparece por cima normalmente.
Alguém já teve esse problema ou sabe me ajudar.
Agradeço Muito.