Calculadora usando BD

Pessoal, estou querendo por em prática oque eu aprendi com banco de dados. Quero começar com um exemplo beeeem básico. Quero fazer uma calculadora com swing(4 operaçoes apenas) e salvar os resultados das operações em um banco mysql. Vocês acham melhor eu gravar no banco com jdbc ou hibernate? Lembrando que não estudei Hibernate ainda. No banco quero gravar a operação usada, os operandos e o dia e a hora que foi feita a operação.
.
Outra coisa que eu queria era uma dica para instalar os complementos no eclipse para poder programar swing usando drag and drop. Muito obrigado gente.

Como sua calculadora vai funcionar??
vc quer ki a cada operação realizada, ela seja armazenada no banco???
se houver uma operação de soma e uma de subtração vc quer ki armazene-as no banco de dados independentemente uma da outra??
ou entendi errado???

Oi pakuista ,

Quer colocar em pratica.Então por que não começa e ai vc posta o que fez com suas duvidas… :wink:

É que fica dificil de ajudar sem uma duvida especifica… :roll:

Assim, não faz sentido algum você armazenar os resultados de uma calculadora. Penso que uma aplicação mais interessante seria algum CRUD, que é por onde o pessoal começa geralmente. O mais batido é o famoso cadastro de clientes. É o HelloWorld dos bancos de dados. E já que você tá começando, eu acho interessante você usar JDBC puro mesmo. Penso que quando o assunto é banco de dados, mais importante do que usar a API X ou Y é entender o que é modelo relacional, o que é um modelo orientado a objetos e o que é mapeamento objeto-relacional.

rmendes08

Quando vc falou sobre modelo relacional, vc quiser dizer o modelo E.R ( Entidade Relacionamento )??
e quanto ao modelo Orietado a objeto, vc quis dizer os paradigmas de programação orientada a objeto ou banco de dados orientado a objeto???
O que vem a ser o Mapeamento-Objeto_relacional???

rmendes08,

È isso mesmo, não faz sentido, o único sentido é eu praticar criação de db, gravação no banco, criação de tabela, treinar modelagem(bem simples) uml…
.
.
Cada operação uma gravação no banco…

rmendes08

Quando vc falou sobre modelo relacional, vc quiser dizer o modelo E.R ( Entidade Relacionamento )??
e quanto ao modelo Orietado a objeto, vc quis dizer os paradigmas de programação orientada a objeto ou banco de dados orientado a objeto???
O que vem a ser o Mapeamento-Objeto_relacional???[/quote]

Não, quis dizer modelo relacional mesmo. Modelo relacional e modelo entidade-relacionamento são coisas completamente diferentes, o problema é que existe muita confusão entre esses termos. Quando eu falo sobre modelos orientados a objetos é sobre modelagem de domínio usando orientação a objetos. Mapeamento objeto-relacional nada mais é do que converter uma modelagem orientada a objetos (classes) para uma modelagem relacional (tabelas).

[quote=pakuista]rmendes08,

È isso mesmo, não faz sentido, o único sentido é eu praticar criação de db, gravação no banco, criação de tabela, treinar modelagem(bem simples) uml…
.
.
Cada operação uma gravação no banco…[/quote]

Acredite, você vai aprender muito mais fazendo um cadastro simples de clientes, ou alunos de uma escola, qualquer coisa do tipo. Com uma calculadora você nem mesmo tem uma entidade para ser gravada no banco.

Assim, tu diz que eu não tenho uma entidade para gravar no banco, mas tipo, eu tenho uma tabela no meu banco calculadora chamada histórico, nela vou gravar a operação, operandos e hora da execução. Não poderia considerar essa tabela como a minha entidade a ser gravada no banco?

A interface do cadastro que você me sugeriu seria em swing mesmo?

Assim, tu diz que eu não tenho uma entidade para gravar no banco, mas tipo, eu tenho uma tabela no meu banco calculadora chamada histórico, nela vou gravar a operação, operandos e hora da execução. Não poderia considerar essa tabela como a minha entidade a ser gravada no banco? 

Você até pode ter uma tabela assim em algum sistema. Mas o que eu quis dizer é que quando se pensa em uma calculadora, no domínio do problema você não tem uma entidade. Uma calculadora você liga, efetua os cálculos, usa o resultado e desliga, você não tem persistência. Assim, eu acho muito mais fácil você utilizar um problema real que precise de persistência, com um cadastro simples.

A interface do cadastro que você me sugeriu seria em swing mesmo?[/quote]

Claro que pode ser em Swing.

[i]Ah ta, agora entendi seu ponto de vista. Os dados que usamos numa calculadora só vai servi pra usar no momento que estamos usando a calculadora. No caso de um cadastro qualquer precisaremos dos dados nnum futuro próximo. Oque confundi é que tu falou em entidade e eu não tenho a definição de entidade bem explicada em minha mente. :expressionless:

Falando em Swing, tu não teria um tutorial para instalar os plugins para fazer minha gui com drag and drop não? melhor que fazer na mão neh. O problema é que o código fica meio bagunçado mas ta blz.

Sinceramente ? Se eu tivesse de trabalhar com Swing eu faria os códigos na mão sim. Já tentei usar o Visual Editor no Eclipse mas não gostei não. Não sei como é o Netbeans.

Você pode usar o Jvider… :roll:

Deu certo aqui já, no caso fazendo a calculadora. acabei nem fazendo com swing, fiz no terminal mesmo. Agora vou fazer um exemplo de como tu falou ai, de cadastro de usuários. Mas me diz uma coisa. eu queria fazer esse cadastro web. Para minha GUI oque tu aconselha? JSF?

Você pode fazer com HTML puro, já que você está começando. O JSF é um framework MVC completo.

Ta bom cara.