Calculadora

Pessoal, estou precisando de uma força para o meu TCC e tenho que fazer uma demonstração de um cenário que envolve basicamente duas linguagens de programação. Tenho que criar uma calculadora e como não conheço a biblioteca Swing fiz a parte inicial no Netbeans. A calculadora está bem básica. Apenas criei a tela com os botões de soma, adição, subtração, divisão, igualdade, os botões numericos de 1 à 9 e 4 botões de funões extras que funcionará em JRuby. Alguem poderia me dar uma força de como eu poderia fazer para que os números apareçam na telinha da calculadora?

Grato.

boa tarde…

cara, você conhece o editor gráfico do Eclipse? é muito bom e eficiente.

confere o link de uma calculadora, bem simples, feita nele: http://wpjr2.wordpress.com/2008/05/13/java-swing-calculadora-20/
e flagra o link sobre o Eclipse Visual Editor: http://wpjr2.wordpress.com/2008/05/12/ferramentas-eclipse-33-wtp-visual-editor/

creio que se voce der uma procurada irá encontrar tuto’s sobre esse editor que ter ajudarão no seu problema.

com um evento de click no botao vc colocar isso
! no caso o botao 1 foi precionado!
JtextField.setText(JtextField.getText() + “1”);

twhor e rafaeldiego obrigado pela força de vocês. Vou dar uma sacada com calma nos seus posts.
Fico agradecido.

T+

Pessoal, imaginemos que eu tenha a variavel “um”. Como faria para inserir na telinha?
A unica coisa que sei é que tenho que ter o método actionPerformed.
Alguem poderia mostrar como deve ficar?

[code]public void actionPerformed(ActionEvent e) {

}
[/code]

inserir o que na tela? esse “um” é o conteúdo da variavel utilizada na conta, ou o nome dela é “um”??? se vc utilizar o NetBeans recomendo utilizar MouseAction…

[quote=anderson.bonavides]

[code]public void actionPerformed(ActionEvent e) {

}
[/code] [/quote]

também pode utilizar actionPerformed, porém ae vc vai ter que tratar cada evento para identificar de onde ele veio, se é do mouse, do teclado, etc.,… depende do que você precisa e do tempo disponível que você tem para estudar…

É to precisando pra ontem. Mas soh utilizando o mouse já é suficiente.

=]

Anderson, não sei se você já utilizou classe interna, mas vou colocar um exemplo aqui:

[code]public class Principal{

//Declarações...
JButton nro1 =  new JButton("1");
JButton nro2 =  new JButton("2");
//Outras declarações aqui...

public static void main(String[] args){
	//Código aqui...
	nro1.addActionListener(new NumeralListener());
	nro2.addActionListener(new NumeralListener());
	//Mais código aqui...
}

public class NumeralListener implements ActionListener{
	actionPerformed(ActionEvent e){
		se telinha vazia
			telinha = nro digitado
		senao
			telinha = telinha + nro digitado
	}
}

}[/code]

Isso é um exemplo que serve pra digitação dos números. Pra você saber qual o número foi digitado você poderia fazer um método getNroDigitado() que retornasse um String, por exemplo.
Não sei se te ajudei, cara, mas qualquer coisa posta aí…

Abraaços,

A dificuldade que estou tendo é em fazer esse if(e.getSource()== “”)…

Mas desde já fico agradecido.
Seria algo como: Se o botão 1 for pressionado escreva 1 na tela. Se for 2… Se for 3 …

Pessoal encontrei a resposta.

if(event.getSource() == botao1)
tela.setText(“botao1”);

normalmente eu uso e.get(TExt) para pegar o numero digitado…