Calculando Total no Jsp

Sou iniciante e necessito de ajuda eu gostaria de calcular total somando os subtotais em uma jsp.

[code]
function calculatotal(form2){
var totcar = 0;

for (i=0; i<=100; i++)
		{
		var val = document.form2.table.subtotal.value;
		totcar = totcar + val;

}
	document.form2.table.output.value = totcar;  
	return totcar;
}
</script>[/code]

[code]

<center>
	<FORM NAME="form2"> 	
		<br></br>
		<table cellspacing="1" cellpadding="10" border="2">
			<tr>
				<td> C&oacute;digo </td> <td> C&oacute;digo produto </td> <td> Nome </td> <td> R$ </td> <td> Qtd </td>  <td> SubTotal </td> <td> Excluir </td> 
			</tr>
			<c:forEach var="i" items="${prods}">
				<tr>
					<td> ${i.idcar} </td>
					<td> ${i.produto.idprod} </td>
					<td> ${i.produto.nomeprod} </td>
					<td> ${i.produto.preco} </td>
					<td> <input type="text" name="qtd" value="${i.qtd}" size="2"/> </td>
					<td> <input type="text" name="subtotal" value="${i.subtotal}" size="7" /> </td>

<td> <a href="/lojax/ServletVenda?acao=buscaritem&idcar=${i.idcar}"> Excluir </a> </td>

</tr>
			</c:forEach>
			<tr>
					<td>Total </td>
					<td><input type="text" name="output" value="" /></td>
			</tr>
		</table><br>
		</FORM>

</center>
	<p align="right"> <a href="javascript:window.history.go(-1)"> Voltar </a></p>
	<p align="right"> <a href="/lojax/pages/admin/produto/formlistprodutovender.jsp"> Continuar a venda </a></p>
	<p align="right"> <a href="/lojax/pages/admin/cliente/formlistcliente.jsp"> Finalizar Venda </a></p>
	<p align="right"> <a href="/lojax/ServletVenda?acao=excluirtodos&nextpage=/pages/admin/formenu.jsp"> Desfazer Venda </a></p>	
	<p align="right"> <a href="/lojax/pages/admin/formenu.jsp"> Menu Principal </a></p>			
</body>[/code]

naum eh boas praticas fazer esse tipo de procedimento nas paginas web, delegue isso a um arquivo e so retorne o resultado dps de feito o calculo…

eu dei um exemplo de como eu to tentando dentro da jsp.

mas minha dúvida é como eu faria isso funcionar…

dentro ou fora da jsp. eu só quero saber como é possível fazer um cálculo do total somando o subtotal de cada item do carrinho.

alguém saberia me explicar? e me mostrar como se faz?

Amigo,

Uma sugestao seria inserir os itens em um ArrayList, depois usar o iterator para navegar nos itens adicionados fazendo a soma. Da uma pesquisada que vc encontra muita coisa sobre isso aqui no fórum.

Até +!