Calculo em Java

oi amigos, seguinte, sou novo aqui no fórum, tenho estudado a linguagem java a fundo, mas como estou no principio, procurei esse fórum pra tirar minhas dúvidas acreditando em vcs que são usuários mais experientes pra me ajudarem para que eu possa retribuir no futuro.
Queria fazer um programa que leia o número pensado pelo usuário mas não digitado, o número pensado multiplicado por 2, pega-se esse resultado e se soma a um número que o programa irá escolher (de 1 a100) de (1 a 1000) tanto faz, tendo esse valor dividiremos por 2 e após subtraindo o primeiro número pensado pelo usuário tendo então a resposta final.

analise -->usuario pensa um número, tecla enter, explode mensagem na tela(“Multiplica por 2”) usuario tecla enter, computador soma o resultado anterior com o numero escolido por ele, computador divide o resultado por 2, explode menssagem na tela o ("resultado é ")

Estava tentando dar partida ao rograma mas surgiram muitas dúvidas, mas mando aqui um esboço do que eu acreditava ja ser capaz de fazer sozinho. não vale rir heheheheh…
Aqui eu sei que esta tudo errado o que fiz, vcs podem ver que eu tentei dar valor 30 mas na verdade eu queria que o programa fizesse o sorteio do numero porque senão não irá importar o número pensado pelo usuário pois sera sempre 15, se o computador fizer a escolha do número o resultado sera sempre a metade, sem mais aguardo vcs. o.0

import java.util.Scanner;

public class Aix

{

public static void main(String args[])

{

Scanner input = new Scanner(System.in);

int numberTothink;
  int numberMulti;
  int numberSoma;
  int numberDivi;
  int soma;

System.out.print("aceite o desafio....!!!!!!!!!!!!!!!");
  System.out.print("Pense um numero ");
  numberTothink = input.nextInt();   //mas essa entrada nao existe, só existe na cabeça do usuario

System.out.print( "Agora multiplique por 2 "  );
  numberTothink = input.nextInt() * 2;
  numberMulti = input.nextInt() *2;

System.out.print( "soma mais 30 em cima " );
  numberMulti = numberMulti + 30;
  numberSoma = input.nextInt();  

System.out.print( "Agora divide por 2 " );
  numberDivi = numberSoma \ 2;
  numberDivi = input.nextInt();

numberTothink *2+30\2 - numberTothink = soma.nextInt();

System.out.print( "O resultado é 15!!!!" );

}

}

Nem vi o que seu programa faz, mas só de olhar achei dois problemas -

numberDivi = numberSoma \ 2;
 numberDivi = input.nextInt(); 

a) A divisão inteira em Java é “/”, não “” como no VB. (Cuidado por favor - na maior parte do tempo, em Java, você usa “/” como na placa de trânsito de “Aclive”, não “” como na placa de “Declive”).
b) Você fez uma conta na primeira linha, e na segunda linha jogou o resultado fora. Isso quer dizer que você deveria estar usando uma outra variável.

gostaria que algum de vcs me ajudasse a fazelo pois to achando muito complexo para um iniciante como eu, e ainda não é um programa, pois nem mesmo funciona esse codigo ta todo errado, pois foge do meu conhecimneto a solução, mas sou brasileiro não desisto nunca.

Eu conheço esse desafio. Mas você não precisa fazer nenhum desses cálculos.
Primeiro, porque você não tem o número pensado pelo usuário. Sendo assim, você não tem como fazer a primeira multiplicação e, por “reação em cadeia”, nenhuma das outras.

Segundo, porque a única coisa que realmente importa é o número que o computador escolheu. Nesse caso:

int numGerado = 0;
int resultado = 0;
Random genRand = new Random();
...
//gera um número pseudo-aleatório entre zero e 1001-exclusivo, ou seja, 0 e 1000
numGerado = genRand.nextInt(1001);
...
//o resultado é o número gerado dividido por 2
resultado = numGerado / 2;
System.out.print(resultado);

código completo

import java.util.Scanner;
import java.util.Random;

public class Aix { 

public static void main(String args[]) { 

Scanner input = new Scanner(System.in); 
        int resultado; 
        int numGerado; 
        Random genRand = new Random();

System.out.println("Aceite o desafio....!!!!!!!!!!!!!!!"); 

/*
         * Nunca usei esse objeto Scanner, mas acho que dessa forma seria possível
         * detectar se o usuário digitou ENTER. Vale a pena conferir primeiro =]
         */
        input.next();

System.out.println("Pense um numero "); 
        input.next();
        System.out.println( "Agora multiplique por 2 " ); 
        input.next();
        numGerado = genRand.nextInt(1001);
        System.out.print( "soma mais " + numGerado + "30 em cima "); 
        input.next();
        System.out.print( "Agora divide por 2 " ); 
        input.next();
        resultado = numGerado / 2;
        System.out.print( "O resultado é " + resultado + "!!!!" ); 
    }
}

Espero ter ajudado, qualquer dúvida posta aí…

achei bala a maneira que vc represento manu, ainda ta faltando algo, ele nao passa da primeira parte, mas enti que o caminho é por ai mesmo, obrigado.