Calculo Generico de Tendências

8 respostas
J

Boa Noite Pessoal do GUJ. Preciso desenvolver um algoritimo generico que calcule tendencias entre valores.

Ex: Tenho um histórico de dados por datas e quero estimar o próximo valor para as próximas datas baseados nos dados que já possuo.

8 Respostas

tinorberto

poste o q vc ja fez antes …

jingle

Tem cada um que me aparece… 8)

J

Bom Dia caro colega do GUJ, assim a princípio não fiz nada ainda já pesquisei varias formas de se fazer esse tipo de calculo, mas nenhuma com um exemplo claro de como funciona nem fórmula, se alguém aqui no GUJ já o fez e queira compartilhar com seus colegas seria bacana pois é um calculo muito interassante. Vou continuar pesquisando e quando conseguir desenvolver algo postarei aqui para compartilhar.

J

Bom Dia caro colega,

Peço desculpas se calsei algum transtorno a você e aos nobres colegas do GUJ com abertura desse post. Mas somente queria compartilhar minha dúvida com vocês. 
Se desejarem e tiver como posso exclui-lo sem problemas. 

Mais uma vez minhas humildes desculpas a todos. 

Se precisarem de ajuda estarei sempre a disposição.
jingle

Tente ser mais específico, fica realmente complicado alguém te ajudar assim, tente sempre por o que você já viu.

Tem um número minimo de dados a ser inserido?

J

jingle:
Tente ser mais específico, fica realmente complicado alguém te ajudar assim, tente sempre por o que você já viu.

Tem um número minimo de dados a ser inserido?

Certo. Então vamos lá. Assim Tenhos os seguintes dados: valor e data.

data 1, data 2, data 3, data 4, data 5, data 6.
01/01/2000, 02/01/2000, 03/01/2000, 04/01/2000, 05/01/2000, 06/01/2000.

valor 1, valor 2, valor 3, valor 4, valor 5, valor 6.
10.00, -10.00, -20, 2 -5 , tendencia.

Então tenho as datas e os valores respectivament, através disso deve-se estimar a por meio de um calculo de tendências o valor para a ultimas data.

Não achei ainda nenhuma fórmula em java o coisa paracida que faça isso.

Obrigado pela atenção e ajuda.

T

Você quer efetuar uma extrapolação, não?

É necessário efetuar um estudo de que função se adequaria melhor às suas necessidades. Por exemplo, você poderia simplesmente dizer que você aceita que os pontos sejam interpolados por uma reta, ou uma curva de 2o. ou 3o. grau, ou por uma curva logarítmica ou exponencial; mas como você não sabe exatamente o que você quer, porque não estudou adequadamente o problema, é difícil dizer o que deve ser feito.

Um exemplo clássico é determinar qual seria o valor de uma cotação de uma ação, dados os valores anteriores de cotações. Obviamente não há uma fórmula fechada e pública para isso (se houvesse, você ficaria rico; de qualquer maneira, isso é estudado como “análise técnica” ou “análise quantitativa” no caso de cotações de ações).

Depois que você efetuar o estudo, você pode usar alguma das funções de interpolação existentes, para poder efetuar a extrapolação.

T

http://www.developer.com/java/other/article.php/762441

Criado 24 de março de 2009
Ultima resposta 30 de mar. de 2009
Respostas 8
Participantes 4