Cálculo na programação

11 respostas
J

Tenho que criar um programa que calcule o limite, a derivada e a antiderivada de uma função qualquer, existe alguma função pronta no Java?

11 Respostas

brunorota

nops

drsmachado

Assim que você desenvonvê-la, haverá. Basta disponibilizar para a galera.

brunorota

Eh

Vc pode ficar famozo com a sua API de cálculos de limites, derivadas, e afins

Chega o coro ae

drsmachado

Já começou?
Se sim, posta o que já fez.
Sempre tem um doido (ou mais de um) que pode te ajudar.

lucas_vieira

Seria bom ter algo assim nos primeiros termos da faculdade.
Mas estuda bastante e desenvolve ai brother, tenho certeza que vai ter bastante visibilidade na comunidade :smiley: .
Boa sorte.

Andre_Rosa

wellington.nogueira:
Não consegui perceber se vocês estão estimulando JTalita ou se estão apenas sacaneando mesmo :twisted:

Há aplicações próprias para isso, direcionadas à matemática e não necessariamente feitas em Java.
Talvez algumas delas possam ter algum tipo de interação/integração com Java e possa te ajudar.

O primeiro problema em ironizar…

gomesrod

Isso é um trabalho de escola ???

Se for, pode dar uma bronca no professor porque o desenvolvimento dessa função é assunto no mínimo para uma tese de mestrado.

Principalmente a antiderivada, essa eu até duvido que seja possível transformar em algoritmo.

lucas_vieira

Da minha parte foi estimulo de verdade, mas como o amigo disse é algo meio complexo para um trabalho de disciplina de graduação.
Resolução de tais equações demanda de uma base de matemática computacional muito grande.
É claro que não se deve limitar o conhecimento (e a tentativa de atingi-lo) de ninguém. Só que é bom deixar claro que um pacote que encapsule tais operações seria no mínimo um projeto de conclusão de curso de qualquer curso de Ciência da Computação e afins. E o caso de integrar com alguma ferramenta já existente poderia trazer ainda mais problemas , em se tratando de Java.

Abraço aew galera.

lucas_vieira

Pelo link que vc postou a integração é de dentro do Matlab (que inclusive eu já conhecia e realiza todas as operações que a JTalita deseja implementar).
Mas se eu estiver enganado creio que esse não seja o foco do trabalho dela, e sim implementar as funções. Por que creio que com uma boa busca se deve encontrar
algum pacote implementado por algum “louco” que faça algo semelhante, mas se bem conheço professores de graduação, devem saber muito bem quando o código não foi implementado por um aluno…

Mas vamos para com essa discussão, pois isso não ajuda ninguém :smiley:
DICA
Se a resolução tem que ser válida para diferentes equações, o tratamento de Strings será inevitável, quem sabe começar estudando o uso de expressões regulares possa ajudar .
Não posso ajudar quanto ao assunto por ser uma negação tanto em calculo quanto em expressões regulares.

Comece a implementar e aposto que a galera do fórum vai contribuir.

Abraço

WellingtonRamos

Não consegui perceber se vocês estão estimulando JTalita ou se estão apenas sacaneando mesmo :twisted:

Há aplicações próprias para isso, direcionadas à matemática e não necessariamente feitas em Java.
Talvez algumas delas possam ter algum tipo de interação/integração com Java e possa te ajudar.

WellingtonRamos

lucas_vieira:
Da minha parte foi estimulo de verdade, mas como o amigo disse é algo meio complexo para um trabalho de disciplina de graduação.
Resolução de tais equações demanda de uma base de matemática computacional muito grande.
É claro que não se deve limitar o conhecimento (e a tentativa de atingi-lo) de ninguém. Só que é bom deixar claro que um pacote que encapsule tais operações seria no mínimo um projeto de conclusão de curso de qualquer curso de Ciência da Computação e afins. E o caso de integrar com alguma ferramenta já existente poderia trazer ainda mais problemas , em se tratando de Java.

Na verdade, creio que realizar a integração deva simplificar as coisas.
Existe, por exemplo, o MatLab que possui integração com Java.
Infelizmente não sei se essa ferramenta atende a necessidade do tópico. Mas é uma forma de pesquisar sobre o assunto.

Criado 16 de maio de 2011
Ultima resposta 16 de mai. de 2011
Respostas 11
Participantes 7