Oi pessoal.
Eu gostaria de saber se vocês conhecem alguma biblioteca ou api para cálculo (diferencial e integral) simbólico em Java. Estou interessado principalmente, nas que eu não preciso pagar, uma vez que pretendo usar em um projeto particular, sem fins lucrativos.
Se alguém puder me indicar, ficaria grato.
Agradeço desde já.
Tente o Javasci. É uma API pra usar o Scilab no Java. O Scilab é uma ferramenta CAS, que possui vários recursos, entre eles álgebra simbólica. o Scilab é free.
Opa…Agradeço pela dica. Parece útil, sob vários aspectos.
Mas, agora, só por curiosidade…Não tem nada nessa linha, feito totalmente em Java?
(Eu lembro que na época do meu TCC, há aos atrás, eu pensei em desenvolver uma biblioteca Java para cálculo simbólico, mas acabei deixando de lado. Acho que devia ter feito!)
Abraço!
[quote=Jokabeludoido]Opa…Agradeço pela dica. Parece útil, sob vários aspectos.
Mas, agora, só por curiosidade…Não tem nada nessa linha, feito totalmente em Java?
(Eu lembro que na época do meu TCC, há aos atrás, eu pensei em desenvolver uma biblioteca Java para cálculo simbólico, mas acabei deixando de lado. Acho que devia ter feito!)
Abraço![/quote]
Eu sei que existe em C++. Não lembro o nome da biblioteca, mas existe. Em Java não sei se existe.
Há um tempo atrás eu também pensei em implementar uma ferramenta dessas. Mas pelo trabalho que ía dar eu acabei preferindo usar o Matlab. Até porque meu objetivo era apenas resolver os problemas de matemática da faculdade (cálculo vetorial, equações diferenciais e coisas correlatas).
Pois é…Em c++,c e Prolog eu já encontrei…Bom, enfim. Sempre dá pra usar essas outras soluções e chamá-las dentro do Java, se for o caso.
Mas, eu realmente fiquei curioso sobre a carência desse tipo de biblioteca em Java. Se alguém souber algo a respeito, por favor compartilhe.
[quote=Jokabeludoido]Pois é…Em c++,c e Prolog eu já encontrei…Bom, enfim. Sempre dá pra usar essas outras soluções e chamá-las dentro do Java, se for o caso.
Mas, eu realmente fiquei curioso sobre a carência desse tipo de biblioteca em Java. Se alguém souber algo a respeito, por favor compartilhe.[/quote]
Eu acho que não deve ter nada de “oficial”. Procurando no google eu encontrei esse link do stackoverflow, não olhei à fundo, mas veja se os projetos que são citados lhe ajudam de alguma forma:
http://stackoverflow.com/questions/3587557/good-symbolic-math-cas-library-for-java
Ah, pra quem precisar, encontrei a Jscience. Biblioteca bem interessante, por sinal, que tem inclusive um módulo de cálculo simbólico.
http://jscience.org/
[quote=entanglement]1) Se você precisar apenas de polinômios ou quocientes de polinômios, é possível efetuar a diferenciação dessas funções polinomiais com o JScience. (Até você conseguiria fazer uma diferenciação de um polinômio, com um pé nas costas e de mãos amarradas - é coisa bem simples. De uma função racional já dá um pouco mais de trabalho.)
2) A integração já é bem mais limitada - ele não consegue integrar uma função racional qualquer. Por exemplo, a simples integral de 1/x (que é ln(x)) não é possível fazer apenas com funções racionais, por isso o JScience limita a integração a polinômios com expoentes positivos apenas.
[/quote]
Hum…Pelo jeito você já trabalhou bastante com essa biblioteca.
Não, só olhei o Javadoc. Eu vi que ele não tinha uma classe derivada de FUnction que implementasse alguma das funções trigonométricas, exponenciais ou logarítmicas, e logo deduzi que ele não poderia implementar uma integração qualquer, só a de polinômios cujos expoentes são positivos.
Tópico movido para o fórum de Ferramentas, Frameworks e Utilitários.
ESSE LINK É BEM PROVÁVEL QUE VAI TE AJUDAR BASTANTE: