Calendar do richFaces com persistencia

5 respostas
K

Entao gente, achei que ia ser facil achar material sobre isso, mas nao achei muito nao…o fato de eu ser iniciante nao deve ajudar muito…=P

o que eu estou tentando fazer a alguns dias é um calendario que mostre eventos marcados nele. entao a pessoa insere eventos no sistema, com dia e talz, e ele le do BD esses eventos e exibe com os dias q tem algum evento em cores diferentes…

parece bem simples, mas eu nao consegui nem pista de como fazer isso… se alguem puder ajudar… =)

5 Respostas

afamorim

Acho que ja vi funções de agenda no calendar, ve se vocÊ nao pode fazer um binding e assim setar as datas que você deseja.

mas caso não encontre você teria que fazer um componente seu para esta tarefa, no caso poderia extender o calendar do richfaces e colocar a funcionalidade desejada.

K

hehehehe, ok, calma, ,como eu disse eu sou iniciante, eheheheh.

primeiro, obrigado pela resposta, segundo, é isso aqui o meu calendario atual:

<f:view>            
                <rich:panel>
                    <rich:calendar popup="false" datePattern="dd/MM/yyyy" value="#{evento.data}" />
                    <h3>Cadastre um novo evento: </h3><p/>                    
                    <h:form>                    
                        <h:outputText value="Data:" /> <br/>
                        <h:inputText value="#{eventoCtr.evento.data}" required="true" /><p/>
                        <h:outputText value="Nome:" /> <br/>
                        <h:inputText value="#{eventoCtr.evento.nome}" required="true" /><p/>                            
                        <h:outputText value="Local:" /> <br/>
                        <h:inputText value="#{eventoCtr.evento.local}" required="true" /><p/>
                        <h:outputText value="Tipo:" /> <br/>
                        <h:inputText value="#{eventoCtr.evento.tipo}" required="true" /><p/>
                        <h:outputText value="Descricao:" /> <br/>
                        <h:inputText value="#{eventoCtr.evento.descricao}" required="true" /><p/>
                        <h:commandButton value="Inserir" action="#{eventoCtr.inserir}"/>
                    </h:form>
                </rich:panel>            
        </f:view>

ai tem o calendario e um formulario pro usuario adicionar um evento no calendario. Voce falou dessas funcoes e eu achei uma interessante que eu nao conhecia… getSelectedDate()… mas para usa-la seria Richfaces.getComponent(‘calendar’,this).detSelectedDate();?? eu nao posso testar isso agora nesse pc…

essa funcao me ajudaria na inserção no banco… agora sobre seleção no banco eu achei isso aqui:

CalendarDataModelItem[] getData(Date[]) is called every time when components need the next block of CalendarDataItems. That may happens when the calendar is rendered, or when you navigate to the next/previous month or in any other case when the calendar is rendered. This method is called in an Ajax mode when the calendar renders a new page.

que tambem parece fazser o que eu quero… mas nao da nenhuma dica de como eu uso isso…

afamorim

Ok, vamos como o velho Jack, “por partes”.
:twisted:

Primeiro voce tem que ver o Binding. Binding seria o ato de voce criar um objeto que reflete o componente no JSP, ou seja, a nivel de PageBean, voce poderia modificar o calendario e o mesmo refletiria essas açoes no JSP.
De uma pesquisada sobre isso e faca um teste basico para depois partir para o seu caso.

Segundo e baixar a documentaçao do richfaces e olhas os metodos que o componete calendar lhe oferece assim voce podera ver o que vc realmente pode fazer com o mesmo.

K

entao, estou tentando fazer uma coisa bem simples para ver se eu pego o jeito, quando eu clicar em uma data eu quero que apareca algum texto ao aldo do calendario (mais tarde o texto vai vir do bd).

achei o handler event… ta assim meu calendar

<rich:calendar popup="false" datePattern="dd/MM/yyyy" ondateselect="#{eventoCtr.evento.teste}" />

mas la no meu Bean… eu nao tenho ideia de como fazer o resto… nesse metodo teste… oq eu devo por?

Tino_

e ai amigo conseguiu resolver seu problema?
to com o mesmo problema!

Abraço!

Criado 11 de dezembro de 2008
Ultima resposta 13 de dez. de 2011
Respostas 5
Participantes 3