“Luca”:
PS: Desculpe mas acoplar evento Swing no controller não existe e nem pode existir. Se alguém um dia já fez isto seria talvez uma das maiores burradas que já teria visto nos meus 35 anos de informática. Já imaginou como seria engraçado vendo alguém serializando um descendente de um JFrame e passando para o controller só para verificar usuário e senha de uma tela de login? Seria bem pior do que colocar componente de navegação em banco de dados na tela do cliente como se fazia no início da última década do milênio passado com Delphi ou Clipper.
[]s
Luca
valeus,
eu concordo que é péssima ideia, mas não acho que seja um crime tão grande assim,
acho que é um crime, mas de gravidade igual ou até inferior, a acoplar o controller a camada WEB como é feito em praticamente todos os freamworks MVC para web (acho que só o Web Work resolveiu isto, todos os outros passam no minimo o HttpServletRequest para o controller, e até para o model as vezes.
mas não acho que nenhuma das duas coisas seja uma boa ideia.
só para lembrar, o MVC não nasceu para sistemas WEB, nasceu a anos atraz no tempo em que nem se falava em web ainda, para o desenvolvimento de aplicações C++ e Small Talk como a maioria dos design patterns, então, todos eles podem ser utilizados em aplicações desktop e ou web.
nenhum dos design patterns (exceto alguns dos Core J2EE patterns) te obrigam a implementar a aplicação em mais de uma camada fisica, isto é, podem ser utilizados em aplicações standalone.
sei que boa parte do pessoal do forum ja sabe isto, mas é sempre bom dar uma lembrada na origem dos conceitos que utilizamos todos os dias