Camadas da aplicação( dto, dao...)

3 respostas
nandorj21

Sou estudante de java e tenho uma dúvida no desenvolvimento padrão de uma aplicação. Em um conceito geral, vejo que em um mvc padrão, utiliza-se o dto( data transfer object) e o dao( data access object).

Um Professor que tive utilizava um terceiro tipo de objeto: o dlo ( data logic object) como uma camada transacional onde toda a lógica da aplicação estava contida.

Minha pergunta é: isso é um padrão de desenvolvimento do mercado? se não, qual seria a maneira mais apropriada para a implementação dessa lógica?

Obrigado!

3 Respostas

mateusbrum

Apesar de o nome DLO ser estranho para mim, em geral é bem isso que se faz.
Cria-se uma entidade burra e transacional, insere uma estrutura de dados para ser manipulada pela mesma. :oops:
Esse tipo de arquitetura torna a aplicação procedural, já que os objetos não mantém estado e comportamento, eles apenas processam informação.

Abraços.

joca_java

Confesso nunca ter ouvido falar nesse DLO. Está mais para um BO ( Business Object ).

Dá uma olhadinha aqui antes de tentar fazer VO´s, BO´s, DTO´s, DLO´s ( ? ) ->
http://www.fragmental.com.br/wiki/index.php?title=Evitando_VOs_e_BOs

A arquitetura a ser feita, vai depender do sistema que você irá implementar.

nandorj21

muito obrigado pelas dicas! sempre achei muito confuso esse conceito de BO ou DLO pois como o artigo menciona, ele proporciona uma maneira de tornar uma linguagem OO em procedural.

Voltando lá no jardim de infância do java, costuma-se dizer que uma classe contém o que um objeto tem ( atributos) e o que um objeto faz (métodos).

Além de tudo, a meu ver isso torna as aplicações mais simples.

obrigado!

Criado 2 de janeiro de 2009
Ultima resposta 2 de jan. de 2009
Respostas 3
Participantes 3