Pessoal, estou me vendo aqui numa situação bem complicada. Recentemente tive problema com geração de relatórios, por conta de pastas e coisas do tipo, testes sendo feito na maquina windows, e quando o sistema vai para o servidor que é linux, ele nao encontra as pastas. como resolver isso, no meu caso, passo uma pasta “relatorios” para a minha classe que gera os relatorios. essa pasta relatorios está dentro de minha estrutura na aplicação web.
outra dúvida, se a aplicação não fosse web, fosse swing, como ficaria isso??? qual o melhor metodo para padronizar a localização dos arquivos do jasper???
Ele não encontra os arquivos porquê? Por causa da barra de separação de pastas? Se for por isso, utilize File.separator para montar o caminho dos arquivos.
Em Swing eu deixo os arquivos do Jasper dentro os arquivos .jar e faço referência a eles com /com/empresa/sistema/bla/bla.jasper
Com ele vc pega a pasta raiz da sua aplicação já no servidor. Eu tive esse mesmo problema há alguns dias atrás. O link do tópico no qual resolvi o problema é esse: