Cara eu não conheço nada muito automático não. Geralmente que eu faço é passar como parâmetro para aplicação.
Faz muiiiiito tempo que não mecho com weblogic, mas senão me falha a memória ele também tem uma opção aonde você pode passar parâmetros para jvm da aplicação.
No meu caso que é oracle por exemplo, eu coloco um parâmetro log.dir=C:\logs e no log4j eu referencio como se fosse uma variável de ambiente, exemplo: ${log.dir}/meuLog.log
Por exemplo, se eu setar num properties log.weblogicpath=c:/oracle vai funcionar na minha maquina.
Mas se o projeto for em um ambiente no qual o oracle está no D:/oracle, ferra tudo!
Pois é eu acho que não consegui me expressar direito hehehe
Vamos lá… No teu log4j tu só vai por ${log.dir}/meuLog.log. E nunca mais precisa alterar nada no log4j. Isso porque se tu for trocar de ambiente com tu falou a unica coisa que tu precisa alterar é o [u]parâmetro[/u]antes de subir a aplicação.
Frisei bem que isso é um parâmetro da jvm hehehe, em nenhum momento falei de properties.
Claro que isso não vai ser “automágico” para cada ambiente tu vai ter que colocar a url certa, pelo menos dessa maneira eu não conheço nada automático…