Caminho para Java Web? Necessário saber GUIs, swing/awt...?
5 respostas
rebinho
Olá galera…Blz?
Creio que aqui seja a lugar mais indicado pra postar minha dúvida…
É o seguinte, a um tempinho (começo do ano) comecei a aprender Java na facul e estudar OO por conta própria, porém antes não tinha muita certeza em que área especificamente de java eu queria atuar, mais agora sei que é java web.
Aí as duvidas são as seguintes:
Preciso ter conhecimento de GUIs, swing, awt… para iniciar meus estudos com Java Web?
Tenho um conhecimento básico em HTML, CSS, JavaScript e PHP, e estou dando uma estudada geral pra melhorar um pouco, assim que eu tiver mais afiado posso partir direto pra java web?
E seria melhor começar por onde? JSP, Servlets, ou oque?
Quanto a material tenho as apostilas da Caelum (FJ11 e FJ21), Como Programar 6ªed, Use a Cabeça Java, SCJP 5 (Kathy), por enquanto estou lendo a FJ11 e Use a cabeça Java, de vez em quando leio algumas partes no livro do Deitel. Começo pela FJ21 ou seria interessante comprar o Use a Cabeça Servlets & JSP?
Se tiverem algumas dicas fico grato.
Valeu galera abraço!
Olá, eu aprendi java em um estágio e tinha todo um cronograma…
mas como a empresa trabalha com Java web então o foco deles foi ensinar web o mais rápido possível, cheguei a fazer um “crud” direto no console, mas nem mexi com swing/awt fui direto pra servlets e depois com JSPs
Acho que foi muito proveitoso, aprendi rápido até e depois sozinha eu procurei conhecer swing até mesmo pra fazer “programinhas” pra meu uso.
Acho que você deve procurar oq te interessa, já dá pra começar com servlets com oq você sabe, talvez estudar um pouco sobre o protocolo HTTP e como funciona a web mesmo te ajude bastante nisso ^^
Bom, é minha opinião, espero que ajude…
E
entanglement
Se você vai trabalhar só com web, não fique preocupado em aprender Swing ou AWT ou SWT. Que é interessante saber, é, mas não gaste muito tempo com isso. Você vai ver que para aplicações desktop há recursos (e linguagens) mais práticas que a nossa querida e velha linguagem Java. (Não que eu não saiba Swing, mas é justamente por isso que não lhe recomendo perder muito tempo com isso agora, porque você corre o risco de escrever algo que é impossível de manter agora que você é iniciante. Quando aprender bem Java, talvez valha a pena gastar algum tempinho para brincar um pouco com Swing.
rebinho
paquino, crud e outras coisinhas brinco um pouquinho em php porém acho que php é muito mais simples…
Mais que bom que teve a oportunidade de aprender em um estágio, acho muito mais prático do que somente livros etc. To querendo arrumar um mais os que surgiram até agora ta mais pra Técnico (formatar, cuidar da rede, etc) e os que parecem ser mais sérios com plano de estágio e tal, não eram especificamente com programação! :?
E valeu pela dica velho ajudou muito!!
Abraço!
rebinho
entanglement, valeu pela dica cara…
Acho que tem toda razão, não digo nunca mexer com swing e tal, quem sabe com mobile também.
Mais vou fazer isso sim, focar em web depois quando tiver mais maduro saiu fuçando por outros lugares…
Valeu mano, abraço!
rebinho
Se alguém mais tiver sugestões/dicas fico muito grato.