Caminho para se tornar um programador Java Profissional

Pessoal Boa Tarde!

Ainda to fazendo a faculdade de Ciencia da Computação, nunca trabalhei profissionalmente ainda como progrador, mas ja programo bem em java e php. Olhando esses dias os requisitos para uma vaga pra programador Jr vi que ja possuio quase todos, exceto e claro experiencia.

Desde o começo da facul conheci java e me apaixonei por ela devido a comunidade ativa, ‘a multipataformicidade’, os inúmeros frameworks que facilitam o desenvolvimento. Entao estudando por conta propria ja aprendi:

POO
IReport
Dao
Hibernate
Sql
Dbs Mysql, Firebird, Sql Server
html e css
javascript e jquery
JSE
JEE
JSTL

É Claro que nao sou expert em nenhum deles, apenas sei o suficiente para ir desenvolvendo e vou aprendendo a medida que vou precisando…

O que eu to querendo é uma dica do que atualmente no mercado estao pedindo para o programador…o que mais eu preciso aprender, no que focar mais…

Quais sao os frameworks que valem a pena estudar? e onde encontro material de qualidade?

Outra coisa se eu começar a trabalhar hj quanto eu ganharia e em quanto tempo passo a ganhar melhor?

Estou no interior de São Paulo, proximo a Sorocaba, tambem gostaria de saber se consigo emprego bem remumerados aqui ou preciso pensar em ir para a capital…

Outra grande duvida que eu tenho é como elaborar um bom curriculo para programador, que informações colocar, se alguem pudesse me mandar um modelo no e-mail reinildes_jmo@yahoo.com.

Pessoal to doido para arrumar meu primeiro emprego como programador, sera que existem empresas que contratam programadores para trabalharem em ‘home office’, porque acho que talvez a minha localização atrapalhe…rs :smiley:

Entao é isso peço que me deem dicas chaves para estudos para detonar e conseguir um vaga, me digam os frameworks, onde encontrar conteudo, tipo voces tambem devem ter passado por esse momento e conhecem os ‘segredos da carreira’.

Pessoal desculpe se fui muito extenso, mas é que são muitas duvidas…

Agradeço a todos!

Ahh pessoal mais uma coisa…

Se voces tiverem bons materiais de estudos por gentileza encaminhar-me no email reinildes_jmo@yahoo.com

Vlw pela força

Uma coisa que me ajudou a conseguir o estágio foi ter tirado a certificação. Não que seja obrigatória, mas acho que ajudou bastante, já que na época nenhum dos meus colegas tinham.

O que o mercado pede depende do local e da empresa

Sobre os frameworks que valem a pena estudar, acho que conhecimento sempre ajuda, então tente estudar todos (não todos de uma vez).

Quanto você ganharia, depende do local, da empresa, do cargo que você vai exercer etc. Então isso varia muito… Sou de Pernambuco então acho que não posso lhe ajudar com perguntas que dependem do local

Certificações vai lhe ajudar muito.
Escolher a area de programação Java vai ser o ideal.
Se é para Desktop, Web, Eletronicos etc.

Depende tudo da área.

Aconselho estudar, JSP, Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence, Ajax, JQuery, CSS, JavaScript e por ai vai…
são mais focados pra web, e faz um grande diferencial…

Trabalhar com banco de dados MySQL, SQL Server, Postgree também vale… (requisito quase obrigatorio)

;]

Para se tornar um programador java profissional, precisa trabalhar profissionalmente com java.
Certificações ajudam, mas, nem sempre são necessárias.
Creio que boa vontade e disposição são fatores mais desejados que certificação (embora ter uma signifique poder escolher onde vai trabalhar, em vários casos).
Uma das coisas que tem chamado mais a atenção é o desenvolvimento de projetos open source. É como uma vitrine, Você desenvolve algo, disponibiliza e coloca como sendo uma espécie de cartão de visitas. Porém, isso tem dois lados. Fazer um código ruim é meio caminho para o total fracasso.

Pessoal Obrigado pelas respostas! :smiley:

Estou me identificando mais com a web mesmo e pretendo seguir nesse caminho.

Espero as respostas para as demais questoes que fiz tambem…

vlw