Campo de pesquisa

Olá, pessoal. Estou com uma dúvida sobre o tratamento de textos digitados em campos de pesquisa.
Atualmente, eu estou usando um campo de pesquisa para encontrar registros de usuários no meu banco de dados. Mas está sendo necessário digitar exatamente o nome do usuário. Por exemplo, se existe um usuário chamado João Paulo da Silva no banco de dados, para encontrar o cadastro dele, é necessário digitar João Paulo da Silva no campo de pesquisa, inclusive os maiúsculos e minúsculos. Como que eu poderia fazer para “amenizar” esta rigidez do campo de pesquisa? Ou seja, eu queria que, se eu digitar “joão” ou “paulo” ou “silva”, ele já encontrasse o registro.
Estou usando xhtml, primefaces e Java na programação. Como banco de dados estou usando postgreSQL
Desde já agradeço a todas as respostas e sugestões.

Em questao de banco de dados é só usar “like”. Agora por questao de Java, a sintaxe vai depender do que vc está usando para fazer a integracao com o banco de dados, JDBC puro? HQL? JPQL? Criteria? Spring Data?

1 curtida

Olá, igor_ks. Obrigado pela sua respostas e eu estou usando o Hibernate e o Spring Security.