Cannot load com.sun.java.swing.plafnimbus.nimbusLookAndFeel

15 respostas
T

Estou com problemas na configuração do nimbus.

aparece me este erro : [IMG]http://img535.imageshack.us/img535/2170/erronimbus.jpg[/IMG]

o script é de um exercicio de um livro que estou a estudar
import javax.swing.JOptionPane; // import class JOptionPane

public class Dialog1
{
   public static void main( String[] args )
   {
      // display a dialog with a message 
      JOptionPane.showMessageDialog( null, "Welcome\nto\nJava" );
   } // end main
} // end class Dialog1
criei um ficheiro como me foi dito com o nome swing.properties (extensao properties) com o texto
swing.defaultlaf=com.sun.java.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel
que coloquei na pasta \lib do jdk e jre

Estou com a versão jdk1.7.0_03 e jdk1.6.0_20
...assim de repente não me recordo de mais nada relevante à questao

a default location do ficheiro de configuraçao do netbeans esta como esta :
netbeans_jdkhome="C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03"

espero que me possam ajudar a solucionar este problema rapidamente, de modo a poder prosseguir c o estudo da plataforma

15 Respostas

thiagof

Olá travalo!

seu código é só isso?

public class Dialog1  
{  
   {  
   } // end main  
} // end class Dialog1
e ta dando aquele erro?
criei um ficheiro como me foi dito com o nome swing.properties (extensao properties) com o texto swing.defaultlaf=com.sun.java.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel

que coloquei na pasta \lib do jdk e jre

porque vc colocou nas pastas do JDK e JRE, não seria apenas nas pastas do seu projeto?

espero que me possam ajudar a solucionar este problema rapidamente, de modo a poder prosseguir c o estudo da plataforma
já que é um exercício de livro, posta o seu código aqui para eu tentar compilar e ver o que é blz?
T

é so isto mesmo. É o capitulo 3 do livro Java - How to Program Ediçao 8
Devia so aparecer uma janela com o texto "welcome to java" e o botao OK

// Fig. 3.17: Dialog1.java
// Printing multiple lines in dialog box.

public class Dialog1
{
   {
   } // end main
} // end class Dialog1
porque vc colocou nas pastas do JDK e JRE, não seria apenas nas pastas do seu projeto?

foi assim que eu vi no livro e em outros sites

thiagof

Blz!

sabe aquela linha do .properties que vc comentou:

tenta mudar essa sua linha para essa aqui:

swing.defaultlaf=javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel

e vc se funciona

T

aqui https://blogs.oracle.com/CoreJavaTechTips/entry/swingset3_nimbus_and_java_se

A more permanent way to set the property is to add
to the file <JAVA_HOME>/lib/swing.properties. You will have to create the swing.properties file if it does not already exist.

thiagof

hauhauhauha que loucura!!!

eu tambem peguei da Oracle a explicação que te dei lá em cima:
http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/lookandfeel/nimbus.html

Permanently set the default look and feel to Nimbus by adding the following line to the <JAVA_HOME>/lib/swing.properties file:
If the swing.properties file does not yet exist, you need to create it.

e lá diz que o pakage é javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel

tenta mudar para esse aqui que te passei para ver se roda, já que vc já tentou o seu :smiley:

T

continua a dar o mesmo erro. nao percebo!

T

: ) eheh

thiagof

Então faz o seguinte, tira aquele .properties de lá

e roda seu programa na linha de comando assim:
java -Dswing.defaultlaf=com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsLookAndFeel Dialog1

//ou essa

java -Dswing.defaultlaf=javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel Dialog1

desse jeito ele faz a mesma coisa, só que sem consultar o .properties lá do JDK que vc criou, e a primeira linha pega o tema do windows

T

sim, assim da, mas não queria ter que escrever isso tudo para rodar o ficheiro

Obrigado thiagof, valeu
amanha vejo isso com mais calma

:funcionaram as duas versoes!

thiagof

peguei isso da oracle:

Specify Nimbus as the default look and feel for a particular application at the command line, as follows:
java -Dswing.defaultlaf=javax.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel MyApp

Permanently set the default look and feel to Nimbus by adding the following line to the <JAVA_HOME>/lib/swing.properties file:

If the swing.properties file does not yet exist, you need to create it.

repara no pakage javax.swing lá, com certeza é isso!!

Mas isso é só para mudar a interface grafica, isso não impede vc de continuar seus estudos na linguagem.

retira o .properties de lá e manda bala :smiley:
a unica diferença é que vc vai ver todos os programas que utilizam interface grafica no tema padrão metalido do java :smiley:

T

Mas esse erro ja aparecia mesmo antes de ter o swing.properties. Eu instalei o java 7 c jdk, mas sem netbeans depois q deu esse erro eu fui pegar o netbeans

(nao corre muito bem o forum no telemovel) :slight_smile:

thiagof

:frowning:

que estranho, aqui rodou perfeitamente, tanto com o swing.properties quando sem ele…

mas aqui eu tenho só uma versão do java instalada, a 1.7.0_02 (64bits)
vai ver pode ser isso, sei lá né… tantas coisas anormais e inexplicáveis que acontecem no mundo da informatica para pessoas leigas como eu :lol:

T

feito thiagof,
Apaguei tudo, instalei o arquivo JDK 7u3 with NetBeans 7.1.1, adicionei o caminho da pasta */bin nas variáveis do sistema e bastou.
Esta tudo rolando

Obrigado thiagof, e desculpa . erro de principiante mesmo

isto deve ter acontecido porque eu primeiro instalei o pacote sdk para o android e depois no entretanto, percebi que teria que aprender java e instalei os restantes pacotes, e alguma coisa nao deve ter corrido bem

thiagof

Olá travalo!

Isso é normal cara, não é erro de principiante não! vejo isso acontecer direto com programadores experientes.
Aprendemos com nossos erros :smiley: e uma coisa é certa: Sabe por que caímos ? Para aprendermos a levantar… (…) de Batman Begins :lol:

Quando se tem varias versões do java instaladas na maquina, dá um trabalho para configurar todo o ambiente certinho, mas para vc que ta só fazendo os exemplos do livro (é dos irmãos Deitel né?), não precisa ter duas versões do java instaladas, utiliza a versão que o livro recomenda, porque assim vc não vai ficar quebrando a cabeça com algo que no livro diz funcionar e na sua maquina não :smiley:

Mas já que vc tá com a versão mais atual, deixa essa… se mais para frente nos exemplos do livro vc se deparar com esse mesmo cenário de estar certo na sua maquina mais não rodar, instala a versão usada no livro :wink:

e bons estudos! o ambiente java é enorme e quando vc acabar de ler esse livro, vai querer aprender coisas mais avançadas (como saber o que o netbeans faz automaticamente por trás do seu código) e não vai parar de estudar, mas vai valer a pena, vc não vai passar sufoco no trampo (na área de desenvolvimento) por um bom tempo :smiley:

T

eu já tenho experiência em outras linguagens de programação, javascript, css, html, php, estou longe de ser um master, porventura nem um junior…mas estou a adorar Java e este livro que estou a ler da deitel esta muito bom mesmo
obrigado, valeu mais uma x

Criado 22 de abril de 2012
Ultima resposta 23 de abr. de 2012
Respostas 15
Participantes 2