Cannot run program "javac": CreateProcess error=2, O sistema não pode encontrar o arquivo

Boas pessoal,

Estou a usar o irepor 1.2.1 para gerar os meus report. No netbeans tuddo corre perfeito. MAs quando rodo o meu jar do projecto fora do netbenas eu recebo o seguinte erro :

java.io.IOException: Cannot run program "javac": CreateProcess error=2, O sistema não pode encontrar o arquivo especificado
	at java.lang.ProcessBuilder.start(Unknown Source)
	at java.lang.Runtime.exec(Unknown Source)
	at java.lang.Runtime.exec(Unknown Source)
	at net.sf.jasperreports.engine.design.JRJavacCompiler.compileClasses(JRJavacCompiler.java:62)
	at net.sf.jasperreports.engine.design.JRAbstractClassCompiler.compileUnits(JRAbstractClassCompiler.java:67)
	at net.sf.jasperreports.engine.design.JRAbstractCompiler.compileReport(JRAbstractCompiler.java:190)
	at net.sf.jasperreports.engine.design.JRDefaultCompiler.compileReport(JRDefaultCompiler.java:131)
	at net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager.compileReport(JasperCompileManager.java:211)
	at net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager.compileReport(JasperCompileManager.java:144)
	at edst.ReportActCartoes.jButton1ActionPerformed(ReportActCartoes.java:621)

na minha class “ReportActCartoes.java” na linha 621 eu tenho o seguinte codigo :

JasperReport relatorio1 = JasperCompileManager.compileReport("C:\\Relatorios_EMIS\\reports\\ActCartoesBPC.jrxml");

O que poderá a causar esse erro ? ele diz que o ficheiro nao pode ser localizado… mas eu coloco o endereço certinho e vejo que o ficheiro ta la !

Obg

se estiver usando JRE mude para JDK…