fmz galera ?
eu nasei de usar o netbenas…so me ferrou…qual ide vcs indicam para eu usar ?
fmz galera ?
eu nasei de usar o netbenas…so me ferrou…qual ide vcs indicam para eu usar ?
Kra usa o Eclipse www.eclipse.org é muito bom e facil de usar…
Eclipse!
qual a desvantagemXvantagem dessas ide’s…
JBuilder X Netbeans X JDeveloper X Eclipse
valeu
fmz galera ?eu nasei de usar o netbenas…so me ferrou…qual ide vcs indicam para eu usar ?
Sinceramente, você deve estar utilizando de maneira errônea, pois o utilizo diariamente e pelo contrário, só me ajudou.
Atualmente estou até desenhando o UML das aplicações na versão 5.5, o profiler é excelente fora a integração com servidor de aplicações da Sun, que é ótimo - glassfish project é baseado no mesmo.
cara concordo…mas por causa dele me ferrei em uma materia na faculdade
nao sei o porque…ele nao ta gerando o .jar corretamente,
por exemplo…mandei gerar o .jar…a gero blz.,…mas nao tava reconhecendo o drive do banco, nem os plugins para gerar relatorios.
cara concordo…mas por causa dele me ferrei em uma materia na faculdadenao sei o porque…ele nao ta gerando o .jar corretamente,
por exemplo…mandei gerar o .jar…a gero blz.,…mas nao tava reconhecendo o drive do banco, nem os plugins para gerar relatorios.
Hmmm - o Netbeans te ferrou entao? :roll:
Pessoalmente gosto do Eclipse, agora vai por mim: voce vai ter esse tipo de problema em qualquer IDE ate descobrir o que ocorreu e aprender como corrigir isso (provavelmente deve ter sido um problema de classpath no caso do driver do banco, plugins eu nao sei). O problema nao eh a IDE.
Marcio Kuchma
Então kra, como alguns já falaram eu tbm vou falar, vc num ta sabendo utilizar o netbeans…
O teu problema com o driver deve ter sido:
1º: vc num adicionou o .jar do driver no seu projeto.
2º: vc adicionou o .jar nas libs do projeto, mas na hora de enviar o .jar do seu aplicativo vc esqueceu ou achou desnecessário enviar a pasta lib (que contem os .jar externos ao seu projeto) junto com o seu .jar.
Quando vc for distribuir seu aplicativo, vc tem q copiar na máquina que vai utilizá-lo, todos os arquivos que são gerados na pasta dist (de distribuição) do seu projeto, que é criada quando vc dá um build no projeto.
Outra dica, testa seu projeto FORA do netbeans quando vc finalizar o projeto ou mesmo durante a fase de testes para resolver problemas de classpath se houverem algum.
A minha opinião sobre o netbeans é que ele é extremamente bom e útil, num tenho o que reclamar. Apesar de alguns erros (muito de vez em quando) que ele comete quando vai se fazer um refactor, ou outro errinho que se resolve fechando e abrindo ele de novo.
Falow!
Também estou com este problema no NebBeans, como faço para que, quando dou um “build” no projeto, ele adicione os JARs utilitários também no JAR do projeto??
Sei que dá pra alterar isso no build.xml (apesar de não saber bem como alterar) mas deve ter uma maneira mais fácil de configurar isso, certo?
Obrigado.
Eclipse com Plugins básicos, como VEP por exemplo.
O teu problema com o driver deve ter sido:
1º: vc num adicionou o .jar do driver no seu projeto.
2º: vc adicionou o .jar nas libs do projeto, mas na hora de enviar o .jar do seu aplicativo vc esqueceu ou achou desnecessário enviar a pasta lib (que contem os .jar externos ao seu projeto) junto com o seu .jar.Quando vc for distribuir seu aplicativo, vc tem q copiar na máquina que vai utilizá-lo, todos os arquivos que são gerados na pasta dist (de distribuição) do seu projeto, que é criada quando vc dá um build no projeto.
como q eu arrumo isso ?
Qual a versão do NetBeans vc ta usando?? porque a 4.1 nao copia os .JAR na pasta lib, e nem modifica o classpath do manifest!!!
O mesmo pra vc gustavodelgado
Na árovre do projeto (canto superior esquerdo) vai em Libriries, clica com o botão direito e vai em Add Library. Vai abrir uma janelinha das libs disponíveis. No seu caso, vc vai ter q adicionar a lib do driver, sendo assim vc clica em Mannage Libraries, cria a sua nova lib, aponta o .jar do driver e dá ok. Vai voltar para a tela anterior. Nela vc seleciona a lib do driver q vc criou e clica em add. Vc vai ver q agora sua lib foi adicionada na árvore do projeto. Agora quando vc der um build, todos os arquivos necessa´rios para executar seu projeto serão copiados para a pasta dist do projeto (da uma olhada pelo windows explorer). Lá vai ter o .jar do seu projeto, um arquivo leia-me e uma pasta chamada lib que conterá todas as libs q vc adicionou, no caso vc adicionou a lib do driver jdbc e esta estará lá. Quando vc quiser instalar seu aplicativo em outra máquina é só vc copiar todo o conteudo da pasta dist para a máquina em questão, e executar o .jar do seu projeto que irá funcionar.
Tudo que escrevi é relativo a versão 5.0 do netbeans, nas versões anteriores devem haver algumas modificações, mas creio que nada de muito difícil. É só dar uma fuçada q vc acha.
Falow!
davidbuzatto…nao funcionou o q falou …
posso te mandar o meu projeto (ele ta meio grande), para ver se vc concegue gerar o .jar corretamente ?
Tb sou novato, e comecei a usar o netbeans 5.5 achei a interface legal.
Seguir padroes e sempre o melhor caminho para evitar problemas de compatibilidade e solucoes porcas de integracao.
A SUN acolheu o Netbeans e o TOMCAT , portanto acredito ser a melhor opcao para quem desenvolve em JAVA(sun) , agora se a pessoa que usar o VI do linux e o RESIM so para ser diferente. fazer o que.
Ainda nao estou (e acho que muitos nao estao) em condicoes tecnicas para criticar ferramentas do nivel do Netbeans ou Eclipse.
Por falar nisso estou usando SQL SERVER e baixei um drivers , funcionou perfeitamente , ele conecta executa clausulas dentro do bando , mas nao mostra os atributos das tabelas.
Alguem ja teve este problema?
Kra, o java num tem componentes prontos bara banco de dados ainda (prontos que eu falo é que num é igual no delphi q vc tem componentes especificos para banco que integram com os componentes de acesso), vc tem que acessar o modelo deles (tabelas, listas, árvores) quando vc quer adicionar alguma informação dentro deles e manipular os modelos. Já postei aqui hj um projeto do netbeans q eu tava testando acesso a banco pelo firebird. Eu implementei algumas coisas numa tabela, acho que vai te interessar.
Outra coisa, no tópico discuta o q foi iniciado (problemas com o netbeans), não poste dúvidas dentro de um tópico q num é seu, ainda mais assim quando o tópico já está “parado”, pois a chance de vc ser respondido é muito pequena.
Da uma olhada no anexo!
Falow!