Tenho uma dúvida como eu faço para modificar os atributos da classe cliente na classe main eu fiz esse código
classCliente{privateStringnome;privateStringendereco;privateStringcpf;privateintidade;publicvoidmudaCPF(Stringcpf){if(this.idade<=60){validaCPF(cpf);}this.cpf=cpf;}privatevoidvalidaCPF(Stringcpf){//....}}classConta{privatedoublesaldo;privatedoublelimite;privateClientedono;privatedoublegetSaldo(){returnthis.saldo+this.limite;}publicvoidsetSaldo(doublesaldo){this.saldo=saldo;}publicClientegetDono(){returnthis.dono;}publicvoidsetDono(Clientedono){this.dono=dono;}}classTeste{publicstaticvoidmain(String[]args){Contac=newConta();//gostaria de saber como eu faço pra criar um cliente a partir da qui //Tipo colocar o nome, endereço, idade e etc.}}
Tenho uma dúvida como eu faço para modificar os atributos da classe cliente na classe main eu fiz esse código
classCliente{privateStringnome;privateStringendereco;privateStringcpf;privateintidade;publicvoidmudaCPF(Stringcpf){if(this.idade<=60){validaCPF(cpf);}this.cpf=cpf;}privatevoidvalidaCPF(Stringcpf){//....}}classConta{privatedoublesaldo;privatedoublelimite;privateClientedono;privatedoublegetSaldo(){returnthis.saldo+this.limite;}publicvoidsetSaldo(doublesaldo){this.saldo=saldo;}publicClientegetDono(){returnthis.dono;}publicvoidsetDono(Clientedono){this.dono=dono;}}classTeste{publicstaticvoidmain(String[]args){Contac=newConta();//gostaria de saber como eu faço pra criar um cliente a partir da qui //Tipo colocar o nome, endereço, idade e etc.}}
no main pra eu acessar o eu tenho q colocar o setDono(naum sei o que eu teria q colocar aqui pra acessar os atributos da classe Cliente).
se fosse pra acessar o saldo seira assim setSaldo(2000)
E na classe Cliente, ficou foltando os get’s e set’s
Abraço.
Renan_Amaro
classA{//seria ClienteStringnome;Stringsobrenome;}classB{//seria Contadoublesaldo;doublelimite;Acliente;}classC{publicstaticvoidmain(String[]args){Bnovo=newB();novo.cliente=newA();//eu queria acessar desse jeito mas só que com os atributos privados como ficaria ?novo.cliente.nome="Renan";System.out.println(novo.cliente.nome);}}
Seria exatamente isso que eu queria mas com os atributos private e usando os set e get ou naum tem jeito ?
sergiolopes
fica assim:
novo.getCliente().setNome("Renan");
Piggley_Winks
Renan Amaro:
classA{//seria ClienteStringnome;Stringsobrenome;}classB{//seria Contadoublesaldo;doublelimite;Acliente;}classC{publicstaticvoidmain(String[]args){Bnovo=newB();novo.cliente=newA();//eu queria acessar desse jeito mas só que com os atributos privados como ficaria ?novo.cliente.nome="Renan";System.out.println(novo.cliente.nome);}}
Seria exatamente isso que eu queria mas com os atributos private e usando os set e get ou naum tem jeito ?
Colegal,
Claro que tem apenas crie os atributos… e crie os get’s e set’s…
Qual o problema?
Andre_Brito
Procure sobre encapsulamento que as coisas ficarão BEM mais claras pra você.
Abraço.
Renan_Amaro
essa parte que eu naum estou conseguindo fazer
Bnovo=newB();novo.cliente=newA();
Estou fazendo assim mas naum da certo
Bnovo=newB();// esse naum da certonovo.getCliente()=newA();
Piggley_Winks
dedejava:
Procure sobre encapsulamento que as coisas ficarão BEM mais claras pra você.
B novo = new B();
// esse naum da certo
novo.getCliente ()= new A();
Cara... sinceramente, acho que precisas começar olhando um pouco mais sobre OO no Java.
Ai depois parte para a jornada de relacionar os objetos.
Vejo que você está um tanto perdido.
Abraço.
sergiolopes
faça assim:
Bnovo=newB();novo.setCliente(newA());
renan, procure pesquisar mais sobre a funcao dos gets/sets e quando usar cada um (get: devolve valor, set: modifica).
e cuidado que quando se faz chamadas de metodos (por exemplo os gets/sets) nao se usa o operador = (atribuicao). ele só pode ser usado com variaveis.