Para aqueles que não conhecem J2EE profundamente e querem ter uma posição extremamente favorável no mercado de trabalho!
Capacitação
21 Respostas
Fazer uma Pos-Graduacao em cima de uma tecnologia especifica nao me parece uma boa ideia. O principal motivo, claro, eh que ter no curriculo uma Pos de J2EE nao te faz um expert em objetos distribuidos, modelos de componentes, ou em arquitetura de aplicacoes, te faz um “expert” em J2EE. Dai a J2EE muda, ou o cara vai trabalhar com outra arquitetura, e a experiencia que ele adquiriu na pos vai pro saco… :roll:
Concordo com o CV, onde ele diz sobre uma POS em cima de uma determinada tecnologia. Também acho arriscado isso, mas posso citar um exemplo mais interessante que exista na UFRGS: que é uma POS para desenvolvimento de aplicações para plataforma WEB.
Estudo direcionando para desenvolvimento de aplicações destinadas para Internet. Isso eu acho interessante e válido, já que é algo que veio para ficar… (por enquanto)
Também concordo com o pessoal … pós-graduação não deve estar focado em uma tecnologia específica … pode ser um uso complementar no curso … mas o foco obviamente deve estar em cima de conceitos mais básicos … onde a partir desses, o aluno esteja apto a aprender, modificar , ou até mesmo criar seu próprio ambiente de desenvolvimento…
Um… acho q depende pessoal!Pós não eh mestrado,tem muita coisa boa q dah para ser aprendida…
Existem cursos q o aluno fica 6meses,quase 300 horas de curso para aprender uma tecnologia…
Acho q fazer uma pós daquelas q duram 1 ano focada em Java poderia ser muito útil…seria um cursinho com valor agregado a mais…
Mas depende do local!Minha facul,por exemplo,um verdadeiro mc donalds do ensino(como jah disseram),vai focar para java inteiramente,desde os primeiros períodos…vai enganar muita gente…
Professores q mal sabem html(na verdade não sabem) vão fazer um cursinho de “capacitação” de 1 mês para darem aulas baseadas em Java…Vamos pensar:se um local passasse 4 anos dando uma dada Plataforma de programação,ensinando do básico ateh as novas features(-digamos o Tiger pro pessoal)q ainda serão lançadas,seria ótimo…Mesmo com o risco da linguagem evoluir demais(ou ateh mesmo morrer…).Mas os cursos(universitários) não servem para capacitar ninguém…ateh mesmo os das federais…por isso acho pós um bom filão,pois existem várias pós-graduações q na verdade são cursos em um dado assunto…agora,aquelas de 2 anos nem pensar!Isso é uma eternidade em termos de Informática!E,o conteúdo programático não prevê atualizações…
Olá
Se o assunto fosse mestrado concordaria plenamente com o CV.
Porém acredito que a pergunta do Oziel foi sobre apenas um curso de pós graduação com foco em J2EE. Algo do tipo que há na FIAP onde inclusive há uma parceria com a IBM e os caras aprendem a usar WAS&Cia. Nestes moldes acho muito interessante e até conheço uns caras fazendo e gostando.
Se eu fosse coordenador de um curso destes iria ensinar muito J2EE mas também muito HTTP, criptografia, SSL, HTTPS, XML, XSLT, XSL, HTML e css. Acho incrível como tem gente escrevendo aplicações web conhecendo pouco a especificação HTTP.
[]s
Luca
Incrivel e assustador, tambem. Quem nunca viu uma mensagem em forum com uma pergunta do tipo “como eu desabilito o botao back?”, que atire o primeiro RFC :mrgreen:
Palestra de Java/J2EE & .NET
IBTA, ciclo de palestras… Evento gratuito…
Eu acho pos-graduações lacto-sensu uma idéia completamente idiota. Não pretendo fazer uma e desaconselho a todos de embarcar em uma furada desse tipo.
Dica rápida, se a pós for um mestrado, fuja por que é 171. Todos cursos de mestrado lacto-sensu foram fechados recentemente pelo MEC para investigar denuncias de todo tipo.
Eu considero muito mais interessante fazer um jogo de cursos + certificações na mesma faixa de preço que a pós. Não sei de valores, mas fazer os cursos da Sun para J2EE e tirar a meia duzia de certificados dela é muito melhor, e ambos vão te custar uma fortuna.
A grande verdade é que fazer uma tranqueira dessa é equivalente que fazer 1 pulhado de cursos.
Louds, é uma pena você ter uma visão tão estreita da realidade sócio-econômica brasileira, relacionada á educação profissionalizante.
São pensamentos assim que infelismente levam nosso pais ao fracasso e deficit educacional instalados.
Pois o custo/benefício de uma Pós-Graduação é muito superior aos cursos intensivos ou não, de carater instrutivo.
Uma Pós-Graduação é um curso de perfil formativo e profissionalizante.
Acho que você deveria reavaliar algumas idéias suas.
[]'s
Para aqueles que estão boiando completamente, voilà, Especialização Lato-Sensu (pelo MEC).
Acho que uma especialização em formal em J2EE é tão útil quanto uma certificação: vai ficar muito linda no seu currículo, mas não vai lhe trazer nenhum conhecimento especial que você não conseguiria por meios normais (estudo, internet…).
Além do mais, este tipo de formação é um investimento consideravelmente alto perto dos reais benefícios, considerando que a especificação J2EE muda a cada 18 meses. É como, para um mecânico, fazer uma especialização em manutenção de Ford Ka Evil Twin: assim que o modelo sair de série ou for reformulado, este certificado virou matéria-prima para papel higiênico
.
Nossa senhora, não tinha um exemplinho melhor não? Coitado do mecânico :lol:
Nao acho que focar uma pos graduacao em uma tecnologia especifica seja o correto. Nao estou mais atuando na area de desenvolvimento, por isso posso nao ser uma pessoa ideal para falar isso…acho pos graduacao essencial, um grande UP na carreira…mas focar em uma linguagem, acho que nao eh legal.
ate mais…
Mas essas coisas só servem mesmo pra deixar curriculo bonito. É igual fazer uma dessas faculdades particular da vida. Vai ter o “status” de nível superior, mas não vai aprender nada que não pudesse aprender sozinho. E se já tiver alguma experiência na área, vai achar tudo tão chaaaaato…
Todos esses cursos “focados para o mercado de trabalho”, seja uma pós graduação, ou seja um curso superior, é sempre voltado pra aprender alguma coisa específica. Serve pra ajudar a entrar no mercado de trabalho, ou pra dar um pequeno pulo no nível do seu emprego, mas pra continuar lá vai depender de vc…
[]'s
Antigamente, eu consideravas toda e qualquer facudlade de info uma perda de tempo memorável.
Hoje em dia, conheci pessoas muito boas que aprenderam bastante coisa nas facudlades excelentes que temos, mas conheci muitas horriveis que se graduaram, pós-graduaram e obtiveram mestrado nos mesmos lugares [nunca vi um doutor de nível baixo, mas não duvido que existam].
Cheguei a conclusãoq eu a minah faculdade McDionald’s é que é uma perda de tempo.
Mas na verdade, existem pessoas que vão rpa faculdade aprender e os que vão obter o diploma. Adoraria ter um diploma de uma instituição ‘fodassa’, ams isso não vaia contecer. Mesmo assim consigo ter um diálogo razoavelmente nivelado com quem passou quatro anos estudando com os melhores. Isso proque corri muito por fora. A faculdade pode ser excelente para quem sabe aproveitar. Se graduar não significa ter aproveitado a facudlade, infelizmente, e nãos er graduado não significa que a pessoa não sabe, felizmente.
Agora, quanto à uma ‘especialização’ em J2EE, vamos lá: é um puta boost no curriculum HOJE. Eu faria, com certeza, mesmo que amanhã a Sun resolvesse proibir Java e migrar para .Not. Ia me garantir $$$ e conhecimento no que faço.
É uma especialização, toda especialização é arriscada. O negócio é se garantir o suficiente para se especializar em outra coisa amanhã se o bicho epgar…ou então você pode ser obrigado a se especializar a pintar paredes na emergência…
[]s
Adoraria ter um diploma de uma instituição ‘fodassa’, ams isso não vaia contecer. Mesmo assim consigo ter um diálogo razoavelmente nivelado com quem passou quatro anos estudando com os melhores. Isso proque corri muito por fora. A faculdade pode ser excelente para quem sabe aproveitar. Se graduar não significa ter aproveitado a facudlade, infelizmente, e nãos er graduado não significa que a pessoa não sabe, felizmente.
Acho q vc eh meio “encanado” em relação a isstáçio di sah!(Huahuaha)
Realmente ,no geral,ela eh horrível mesmo…
Mas eh um engano achar q nas Federais e outras irá sair grande conhecedor de algo…
Philip,o conhecimento q vc adquiriu eh soh seu e ninguém lhe tira!Esse estudar “com os melhores” eh uma das maiores enganações q um indivíduo pode ter…
Conheço pessoas brilhantes com diplomas medíocres e vice-versa…
Se vc fizesse uma Federal,deerrepente,vc ficaria tanto tempo estudando para tal assunto,deixando emprego de lado,e outras coisas q vc correu atrás por fazer uma faculdade merda,q não teria nem a metade do conhecimento q vc tem hoje…
Meu Pai sempre dizia:“A mediocridade e a excelência vão sempre existir seja na estácio ou em Harvard pois são atributos humanos…”
Pequeno Detalhe:Ele tinha 180 pontos de QI,fluência em 10 idiomas e 2 doutorados.Ainda assim,muitos “menos capacitados” ficaram a frente dele…pense nisso.

Nem ache, estou encanado mesmo.
É muito bom ter que se virar, mas é muito complicado ter que se ferrar tanto para aprender algo que me deveria ser ensinado pela módica quantia de >R$500 [tá isso msm ainda?] que pago[pagarei, quando voltar] por mês para ter aulas com um mestrando que não sabe nada de nada. Os que sabem um pouco se acham o supra-sumo, e são as piores pessoas possíveis.
Não lembro com quem comentei isso, mas já que eu não posso exigir de lá, vou exigir de mim. Quero estudar com os melhores sim, porque foram eles que desenvolveram as coisas, ou pelo menos são os que mais entendem. por isso, estudo com tanenbaum, Knuth, Boch, Fowler Page-Jones e demais. Lá eu vou epgar um diploma que vai me dar ‘gabarito’ para galgar um ou dois degraus.
Semrpe achei que ficar 4 anos numa faculdade não ia me fazer bem, mas hoje não tenho tanta certeza. Mercadod e trabalho? para que? Graças a Deus, que me deu disposição de estudar sozinho, consegui boas oportunidades, mas muito provavelmente alguém que vá ‘pro mercado’ vai ficar fazendo porcarias o restod a vida. Provavelmente quem vai pra faculdade cinco estrelas também, mas estes têm mais chances. Se não por mérito próprio, pelo diploma.
Diploma pessoalmente para mim não significa nada. Os grandes da informática são muitas vezes pessoas que nem sequer estavam em seus últimos períodos, e isto quando estavam na faculdade!
O problema que me revolta no McDonald’s é a hipocrisia. Nós pagamos para fingir que aprendemos, eles pagam os manés para fingir que dão aula. No fim das contas eu tenho um pedaço de papel que conta uma mentira.
É revolta mesmo. Revolta com a lista de discussão de uma ‘faculdade’ onde 99.999% das mensagens são do tipo ‘alguém tem o gabarito da prova tal?’ [olha que coisa medonha: geralmente os professores aplicam as mesmas provas em mais de um período, e em todos os turnos. O engraçado é quando eles mandam riscar tal questão porque ele não deu -este semestre, provavelmente!!]. Cara, nos últimos meses tenho objervado. Na estacioniteroi@yahoogroups, NINGUEM falou nada que nao este tipo de coisa. Trabalho tal, alguém tem pronto? A facudlade pode ter [e tem!!!] culpa, mas os alunos são 99% de preguiçosos também. Eles que se fodam eternamente fazendo brinquedinhos em VB e SQL Server, sem entender oq eu é um loop!!
Este tipo de ‘ensino’ provoca este tipo de coisa. E isto nunca vai permitir que o software produzido no brasil concorra com o produzido em qualquer outro lugar, muito menos Índia.
E estou falando da nossa filial, mas o ‘McDonald’s’ se aplica à muuuuuuuuuitas ‘instituições’ por aí.
[]s
Cara, acho que vc está no caminho certo !!! Numa entrevista, não tenha medo de falar que vc fez essa faculdade apenas para conseguir um diploma e mais nada. Se esse diploma vai ser útil, acho que só em caso de prisão ou emprego público.
Eu por definição sou contra qualquer pedaço de papel, seja ele qual for, de Harvard ou Estácio de Sá. Quando entrevisto alguém, quero saber apenas de realizações, resultados. Quem se esconde atrás de títulos na maioria das vezes é um profissional inseguro.
Um profissional de informática pode ser excelente sem nunca ter pisado numa sala de aula. A Internet está aí com possibilidades infinitas de aprendizado. E os livros ??? Eu não trocaria um curso ou uma faculdade por alguns livros que eu li na minha vida.
A época em que diploma era garantia de sucesso, status e emprego ficou pra trás. Agora o que conta são três coisas:
- Resultado
- Resultado
- Resultado
o resto é conversa pra boi dormir…
Acho aceitavel ficar revoltado com faculdades que te financiam 1 diploma. Mas não generalize isso.
Minha faculdade não é um prior, mas me levou a estudar tópicos que jamais sonharia fazer por conta propria.
Fato é, 3o gráu técnico é LIXO, seja graduação ou pós. Isso é uma verdade universal.
Phillip, tente fazer uma graduação stricto-sensu, como ciências e engernharia da computação ou matemática aplicada e computacional. São cursos que vão te agregar muito conhecimento util e inutil, mas mais importante que isso, vão te tornar uma pessoa mais inteligente. Isso contando que vocé não entre para financiar o diploma.
Além disso vale a regra de ouro na hora de escolher boas faculdades: quanto menos propaganda voce encontrar, melhor.
Essa não tinha pensando ainda, mas é muito boa 
A minha faculdade é mais ou menos assim tb… é um tal de um ficar copiando trabalho do outro… e quando o professor dá uma questão com uma vírgula diferente do que ele deu em sala todo mundo reclama. E depois ainda fica chorando nota pra passar… Pq o objetivo final é passar, não aprender… tanto que tem gente no último período que mal sabe algoritmo… Mas isso depende muito aluno… já vi muita anta no último período da UFRJ…
Eu falo que faço a minha faculdade só pra evitar problema burocráticos no futuro. Só pra um dia, alguém não me negar trabalho pq eu não tenho o bendito 3º grau. Sim, isso ainda acontece mesmo na Informática…
[]'s
É por isso q existem as pessoas assistem as coisas acontecerem e as q fazem as coisas acontecerem…(Não preciso perguntar de q lado vc quer ficar né?hehe)
Mas por outro lado,para cobranças medíocres…melhor liberar o gabarito para td mundo… :roll:
Não resta a menor dúvida disso…
A Internet está viva!E um livro eh um eterno companheiro q te espera! 
Cá entre nós,no mundo de hj,soh não aprende quem não quer…o conhecimento está aí,batendo a sua porta…(Toc,Toc,Toc…)
Curso tornar alguem mais inteligente?Me diga um aí…pois pelo q sei ainda não foi inventado!O aluno se faz mais inteligente,como o próprio Philip q correu atrás…
Exigir 3grau em info…caramba,se não for para a área científica isso eh coisa de empresa sanguessuga-q-tira-o-couro-do-analista-e-depois-joga-fora.