Boa noite a todos! Bom pessoal, estou pra tomar uma decisão importante e gostaria de ter a opinião da galera aqui do GUJ que possa ter passado por algo parecido. Sou do interior, me formei a pouco tempo, tirei a certificação e venho estudando Java EE com dedicação. Tava na maior dureza, cheio de vontade de trabalhar e não pintava nada. E eis que agora surgem logo duas oportunidades ao mesmo tempo: uma vaga CLT em uma multinacional no centro do RJ pra programador jr e uma vaga de gerente de projetos em uma firma que está começando aqui na minha cidade! O salário na multinacional é cerca de 40% maior que o da empresa pequena (mas meus gastos lá também serão maiores). Ao meu ver a grande vantagem da multinacional é o maior potencial de crescimento dentro da empresa e o aprendizado que terei ao trabalhar em grandes projetos com pessoas de vasta experiência, enquanto que na minha cidade eu terei que dar conta dos projetos e passar experiência para os estagiários. E a vantagem de trabalhar por aqui é a liberdade de horários, o fato de ser o chefe, estar perto de casa e principalmente o sossêgo da cidade pequena! A decisão que terei que tomar é: vale a pena, ou melhor, é essencial para a carreira de um desenvolvedor sair da tranquilidade de uma cidade do interior pra morar em uma grande metrópole ou pode ser uma boa alternativa levar a frente uma pequena empresa de desenvolvimento com boas chances de crescimento?
As opiniões que puderem passar serão de grande valia na vida profissional deste novato que vos tecla!
Att,
FredMP