Capital X Interior

9 respostas
FredMP

Boa noite a todos! Bom pessoal, estou pra tomar uma decisão importante e gostaria de ter a opinião da galera aqui do GUJ que possa ter passado por algo parecido. Sou do interior, me formei a pouco tempo, tirei a certificação e venho estudando Java EE com dedicação. Tava na maior dureza, cheio de vontade de trabalhar e não pintava nada. E eis que agora surgem logo duas oportunidades ao mesmo tempo: uma vaga CLT em uma multinacional no centro do RJ pra programador jr e uma vaga de gerente de projetos em uma firma que está começando aqui na minha cidade! O salário na multinacional é cerca de 40% maior que o da empresa pequena (mas meus gastos lá também serão maiores). Ao meu ver a grande vantagem da multinacional é o maior potencial de crescimento dentro da empresa e o aprendizado que terei ao trabalhar em grandes projetos com pessoas de vasta experiência, enquanto que na minha cidade eu terei que dar conta dos projetos e passar experiência para os estagiários. E a vantagem de trabalhar por aqui é a liberdade de horários, o fato de ser o chefe, estar perto de casa e principalmente o sossêgo da cidade pequena! A decisão que terei que tomar é: vale a pena, ou melhor, é essencial para a carreira de um desenvolvedor sair da tranquilidade de uma cidade do interior pra morar em uma grande metrópole ou pode ser uma boa alternativa levar a frente uma pequena empresa de desenvolvimento com boas chances de crescimento?

As opiniões que puderem passar serão de grande valia na vida profissional deste novato que vos tecla!

Att,
FredMP

9 Respostas

louds

O trabalho na startup vai ser extremamente puxado. Você vai ter muito muito mais responsabilidades, obrigações e tarefas que trabalhando como jr. Porém você vai ter a vantagem de morar no interior (caso você goste) e uma ótima chance de crescimento caso a empresa de certo.

Trabalhando na capital você vai conseguir subir na carreira muito mais rapidamente, vai gastar mais e vai se frustar muito mais com a burrice humana

Proteu_Alcebidiano

Situação complicada hem? =)

Se puder te ajudar, eu saí de uma capital de um estado (Recife-PE) para morar no interior de outro estado (Campinas-SP)

O que te pergunto é: qual tuas prioridades?

Se você tem mais interesse em aprender o que anda estudando na prática, a vaga no RJ parece bem interessante pra você, até mesmo porque se voce futuramente tiver oportunidade de voltar pra sua cidade natal você estaria mais qualificado para orientar os estaiários, não é mesmo? :wink:

Enfim, tudo é uma questão de colocar na balança tuas motivações =)

T+

Proteu_Alcebidiano

louds:
vai se frustar muito mais com a burrice humana

hehehehe…o comentário foi ótimo mas esse aspecto independe do lugar :mrgreen:

L

Eu passei por uma situação bem parecida com a sua e a pergunta que eu fiz a mim mesmo foi:

“A empresa pequena a qual eu terei um cargo bem maior vai dar certo? Quantos % de chances tem de isso acontecer?”

No meu caso a resposta foi NÂO e eu fui pra multinacional, e não me arrependo nem um pouco. Mas a sua situação pode ser diferente…

Agora, algo que eu sempre penso é: se eu quero ter uma carreira promissora eu tenho que ir buscar as melhores oportunidades…não importando onde for…eu gasto todos os dias quase 5 horas para ir/voltar do trabalho…mas não me arrependo nem um pouco…

boa sorte!

gcobr

Vá para o RJ

Empresas pequenas dificilmente tem uma boa cultura de desenvolvimento. As chances de você aprender pouco ou nada são muitas.

Empresas pequenas tem pouca margem de manobra financeira e tem que aceitar quaisquer contratos em quaisquer termos que o cliente queira. Mesmo que hajam exigências difíceis de cumprir. Aí os teus superiores começam a te pressionar e qualidade do teu trabalho vai por água abaixo.

Vais ouvir deles coisas como: “temos que entregar, senão o cliente não paga e não teremos dinheiro para te pagar”.

Empresas maiores tem capital de giro e podem entrar somente nos negócios que sejam realmente vantajosos para elas. Eu não me surpreenderia se esta empresa do RJ fechasse contratos na faixa dos milhões.

Também não vais ganhar muito respeito no mercado se a tua empresa não for muito conhecida. A não ser que faças algo notável e sejas reconhecido por isso.

Eu já trabalhei para os dois tipos de empresa. E as pequenas sempre foram experiências ruins. Muitos contratos mal negociados. Muitos prazos impossíveis. Muita gente incompetente. Muita pressão por causa do faturamento. Muitos clientes pequenos e desorganizados. Nada de metodologia.

Além disso, acho que os teus gastos não aumentariam 40% caso te mudasses para o RJ. Talvez gastes 20 ou 30% a mais.

E como outro já comentou: Que garantia tens de que a empresa pequena vai dar certo? Num país onde a maioria das micro e pequenas empresas não dura mais de 2 anos…

Sem contar a segurança que CLT oferece. Apesar do imposto de renda ser violento, meia dúzia de holerites na mão abrem muitas portas em bancos, caso precises de um cartão de crédito novo, ou um financiamento. Ou até mesmo para alugar um apartamento …

zetamayossi

Se fosse eu acho que ficaria com a opção da maior empresa…

Mesmo sendo fora, cidade grande, gastos mais elevados, eu priorizo a experiencia e o alto indice de desenvolvimento que uma multinacional, como vc mesmo disse, pode nos proporcionar…

O salário nao da pra tirar base no inicio… até pq ninguem sai pagando muito bem quem nao conhece (profissionalmente)… mas com o tempo… juntando a carga de conhecimentos… dai é mais facil de se vender mais caro…

Mas acho sinceramente que iria pro Rj…

Rodrigo_Carvalho_Aul

Exceto a parte dos clientes pequenos, eu vejo tudo isso aí em empresas grandes tb. Já vi muito bacalhau sendo feito em empresas grandes para clientes grandes. E já trabalhei em empresa pequena com metodologia e trabalho de qualidade. Isso não tem regra.

Eu acho que aumenta até mais de 40%. E se ele seguir o comportamento padrão das pessoas de TI do RJ e SP, vai subir muito mais que isso.

[]'s

Rodrigo C. A.

FredMP

Pessoal, valeu mesmo pelas dicas. Eu ainda não me decidi (vou pensar bem nesse fim de semana), mas vou levar muito em conta estes conselhos. O motivo que me faz ter ainda alguma dúvida em migrar pra capital é o fator qualidade de vida, que aqui onde moro (Região dos Lagos) é muito bom, é uma região muito tranquila, sem o corre-corre e a violência de uma metrópole.
Estava pensando tb na possibilidade de tentar postergar a data da contratação lá na capital um pouco mais pra frente, daí eu teria condições de julgar se a empresa daqui vai dar certo. Só não sei se vou conseguir isso, e caso não consiga terei que me decidir logo mesmo.

Valeu pessoal!

FredMP

Esse é meu maior interesse!

Isso é uma verdade.

Criado 21 de dezembro de 2006
Ultima resposta 22 de dez. de 2006
Respostas 9
Participantes 7