estou querendo capturar a mensagem de erro (ou sucesso) que vem da action, mas não entendo direito o funcionamento… sei que o que deve ser feito é algo parecido com o q vem a seguir:
<logic:messagesPresent message="true">
<html:messages id="msg" message="true">
<bean:write name="msg"/> <br/>
</html:messages>
</logic:messagesPresent>
mas não sei de onde vem essa propriedade name da tag <bean:write>…
alguém sabe me explicar o q é isso?
A action está salvando os erros e as mensagens, + não sei o q colocar nesse campo name… já tentei a variável q eu salvo no saveErrors(), mas nada… será que vou ter que salvar um bean no request?
ActionMessages erro = new ActionMessages();
erro.add ("erroPagina", new ActionMessage("key do message resource"));
saveErrors (request, erro);
return mapping.findForward("aplicacao");
O esquema do bean:write eh o seguinte: Vc pode colocar por exemplo na sessão ou no request um valor, tipo assim: request.setAttribute (“chave”, “valor”); e no bean:write, no atributo name, vc coloca o valor “chave” q daí ele vai pegar oq está no request e imprimir na página.
do jeito q vc falo aí num deu certo não… e eu li em algum lugar também que pode ser usado o <html:messages> tanto para mensagem quanto para erro… basta setar o atributo message como true ou false de acordo com o desejado…
mas voltando ao assunto, qd dou o saveMessages na sessão, não dá erro, mas também não imprime nada… atualmente está assim:
<logic:messagesPresent message="true">
<html:messages id="msgs" message="true">
<bean:write name="msgs"/>
</html:messages>
</logic:messagesPresent>
sendo que msgs é o nome com o qual eu salvei as mensagens (saveMessages(session,msgs)).
o erro retornado é javax.servlet.ServletException: Cannot find bean: “msgs” in any scope"
na realidade eu tenho q buscar no jsp eh pelo conteúdo d msgType, não?? + eu testei os 2 d qualquer maneira e nenhum funcionou… =/
não dá erro, + também não exibe a mensagem…
Sim, o msgType é que o que tu vai procurar para mostrar. Tenho uma sugestão, além do messagePresent, tenta usar um notPresent (ou equivalente) Também podes fazer isto na tua página pra ter certeza de que o obj foi salvo: