Capturando texto de um jtextfield de um form e setando o mesmo texto num jlabel de outro form!

8 respostas
Thalleeees

Pessoal boa noite,
então, meu programinha tem um form login() simples, e se o usuario digitar as informações corretas, ele é jogado para o form Menu() do programa.

O que eu pretendo fazer é o seguinte, capturar o nome que o cara digitou no jtextfieldUsuario do meu form login, e setar este valor numa jlabel dentro do meu Menu(), para aparecer algo tipo:

"Olá, " + nome do usuario capturado no form Login()

Qual a melhor forma de proceder neste caso ? Como eu deveria armazenar esta variavel do nome?

Lembrando que eu tenho as Classes Usuario, Cliente, Fornecedor e uma classe DAO para cada uma das anteriores, fora os forms.

Grato desde já.

8 Respostas

marcus_vsr

Bom dia,

Bom, eu não sei se é a forma mais correta esse jeito que vou te falar, mas vc pode criar um método no Menu para receber informação por parâmetro… dai quando vc validar o login e for instanciar o form Menu(), vc pode chamar a função criada no menu e passar o nome do usuário!!

Até+!

F

Que tal passar no construtor quando for instanciar o seu Menu?

Thalleeees

Aí é que ta pessoal, eu ja fiz alguns testes aqui, mas sou novato em java, então a maioria não da em nada. Tipo assim a única lógica que eu tenho na minha cabeça no momento é a seguinte:

Uma hora isso vai ter que acontecer:

String nome = JtextfieldUsuario.getText();

E outra hora isso também vai acontecer

jlabelUsuario = JtextfieldUsuario.getText();// sei que não é assim, mas a minha logica é essa

A minha duvida é como seriam esses métodos, seria tipo um

public String geraNome(String nome){

return nome;
}

É mais ou menos isso, ou não tem nada a ver? Eu to tentando mais ta tenso!

F

Vc não instancia a sua tela menu? Algo do tipo:

Menu menu = new Menu();

Crie um construtor na classe Menu, que receba uma string (que será o login), aí ao invés de fazer o código acima faça:

Menu menu = new Menu(JtextfieldUsuario.getText());

Deste modo, na classe menu vc terá acesso àquela String e poderá usar o set() no jLabel.

Entendeu?

Thalleeees

Então, mas ai é que ta, a minha String usuario é inserida no meu form Login.java e não no Menu.java, e por essa linha de comando que vc postou eu não consegui entender onde é que eu estou fazendo a referencia, entende?

Desculpe se sou um pouco lento pra entender.rs
A proposito vc ja me mostrou uma coisa que eu não sabia, que existe a possibilidade de instanciar um formulario, tipo o Menu. Pra mim isso só funcionava em classes “padrão” mesmo.

F

Posta seu código que fica mais fácil.

Thalleeees

Tipo assim o código que eu tenho nem vai influenciar em nada mas vou tentar explicar pra vc Felipe, e de antemão valeu pela atenção.

No meu form login eu tenho 2 jtextfield, um pra digitar usuario e outro senha, e tenho também o botao para Entrar no Menu e o botao Cancelar.

Beleza até ai tudo bem, agora ja no meu Menu, eu tenho apenas botoes, que direcionam o usuario para algumas opções do programa, o que eu queria é que aparecesse uma mensagem nesse menu, tipo assim, “Ola, Thalles.”

Você sugeriu a seguinte questão:

Menu menu = new Menu(Jtextfield.getText());

Só que eu não entendi onde é que nessa linha de codigo eu mostro que o Jtextfield que eu quero é aquele do outro formulario de Login, entendeu?

marcus_vsr

Bom dia Thales!

Por exemplo, quando vc está no seu Login, vc vai digitar o nome e a senha, certo? Quando vc apertar o botão para direcionar para o Menu, vc vai ter que criar um new Menu, concorda? Ou seja, na classe login, vc chama a classe menu e já passa por parâmetro o nome do usuário!

Menu menu = new Menu(Jtextfield.getText());

Entendeu?

Até+!

Criado 17 de abril de 2012
Ultima resposta 19 de abr. de 2012
Respostas 8
Participantes 3