Capturar Evento do Teclado no Console

Boa Noite,

Estou precisando criar um programa em que um determinado caracter seja movido numa matriz, tudo isso deve ser feito em console. Estou tendo dificuldade em capturar a entrada no teclado, existe algum tipo de captura de eventos em java que possa ser usado no console?
Só preciso de alguma ajuda em como capturar esses dados, não é necessário receitinha pronta, mas toda e qualquer dica ou ajuda será bem vista :smiley: :

Grato desde já.

Att.
Robson Carvalho.

Procure pela classe Scanner, da biblioteca java.util.

Para ler do teclado, você pode fazer:

Scanner scan = new Scanner(System.in);
  String linha = scanner.nextLine(); //Lê uma linha do console

Infelizmente, o java tem um suporte pífio a console. Não é possível, por exemplo, simplesmente monitorar uma tecla, como o getch() do C faz.

Eu tenho conhecimento de como usar o scanner, mas com ele é preciso digitar a letra e logo após pressionar enter.
Usando o próprio scanner ou algum evento é possivel capturar a tecla digitada e executar a respectiva ação sem que seja necessário pressionar enter? Penso que assim tudo torna-se muito mais fluido.

Edit: Obrigado ViniGodoy, procurei tanto pela solução deste pequeno problema que não me surpreendo em não ser possivel resolve-lo no console.

Obrigado Pela Ajuda.

Não é uma aplicação swing?

Se for, vc pode colocar o evento no change do text field/area. Conforme for mudando o valor do text field, ele vai executando o código.

A priori eu pretendia fazer em console, mas vou fazer em swing mesmo e qualquer nova duvida eu volto aqui.

Muito obrigado pela ajuda.

Se realmente quiser fazer isso, implemente uma DLL com uma função em C que faça isso, usando getch(), como foi sugerido.

Como falei acima, não. O java não tem esse tipo de suporte. =/